A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Uso do Ambiente de Ensino On-line
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Organização Curricular da Escola
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: problemas encontrados
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Implantação das Diretrizes Curriculares
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Avaliação Institucional
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
Secretaria da Educação e Cultura
Cooperação Internacional no Continente Africano: fortalecimento e ampliação da formação de técnicos em saúde Salvador Julho de 2007 Filme.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
SÉCULO XX.
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Lideranças nas organizações educativas
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Currículo por Competências e Habilidades.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
A Importância da Educação Continuada
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Capacitação de Professores Daniela Lopes Soluções Pearson.
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
REPENSANDO A AVALIAÇÃO
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: Planejando e avaliando os cursos de qualificação profissional do Centro Formador de Recursos Humanos para a Saúde - MS A Avaliação no processo ensino-aprendizagem: contextualizando Mauricio De Seta Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ FIOCRUZ/ MS Oficina em Bonito/ MS – 19 a 23 de abril de 2004

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO ... - “A Avaliação é um segmento do processo educativo” - Deve estar a serviço do projeto pedagógico - Quem é o aluno? - Quem é o professor? - O que é o método? - Afinal, qual a abordagem educativa?

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO ... Você se identifica com algum desses princípios educacionais? A - O aluno é sujeito ativo no processo educativo. B - O aluno sempre possui uma compreensão prévia da realidade. C – O erro do aluno indica onde ele está com problemas D - O diálogo entre os sujeitos constrói uma nova compreensão da realidade.

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO ... E - O processo educativo deve levar o educando a desenvolver sua visão crítica da realidade. F - As mudanças no conhecimento permitem novas compreensões sobre a realidade. G – O erro do aluno indica a falha do educador H - A cidadania é um direito a ser respeitado e um dever. I - As diferenças individuais promovem diferentes formas de pensar e de aprender. J – O professor precisa ter certeza do que fala sobre o tema da aula

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO ... - 2 paradigmas: ensinar conhecimentos X desenvolver competências - “Dependendo da intenção da proposta pedagógica, os resultados da avaliação serão utilizados com diferentes funções”

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO ... - Avaliação institucional: como a escola vem desenvolvendo seu projeto político-pedagógico; contínua e sistemática; interna e externa; aspectos administrativos, perfil dos docentes, currículo dos cursos, etc. - Avaliação do desempenho docente: estímulo à melhoria do trabalho pedagógico; pelo aluno; pela instituição; auto-avaliação; relação com a projeto político-pedagógico

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO ... “A gente tem que lutar para tornar possível o que ainda é possível. Isto faz parte da tarefa histórica de redesenhar e construir o mundo.” Paulo Freire

A Avaliação no processo ensino-aprendizagem CONTEXTUALIZANDO ... Bibliografia: - Proposta pedagógica: avaliando a ação/ Maria Esther Provenzano e Nelly Mendonça Moulin – Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, 2000. 90p.: il. – (Formação Pedagógica em educação profissional na área de saúde: enfermagem; módulo 8) - Guia do Tutor/Carlos Eduardo Colpo Batistella, Grácia Maria de Miranda Gondim, Maurício Monken. – Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, 2003. 56p.:il. – (Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde) - DE SETA, Mauricio. Seleção e integração de princípios educacionais ao desenvolvimento de um software educativo: uma abordagem crítica para o design instrucional do Soft-RIS. Rio de Janeiro. 1999. 146 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde). Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Universidade Federal do Rio de Janeiro.