Desenvolvimento Sustentável O papel da Empresa e da Sociedade Civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Advertisements

III – ANÁLISE AMBIENTAL
Estudo de Mercados.
Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Energia Elétrica
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável
Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Educação de Lideranças para a Sustentabilidade
Administração Financeira ANÁLISE FUNDAMENTALISTA Aula 10 Prof. Reinaldo Coelho.
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes Grupo de trabalho: Educação e Sustentabilidade.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Seminário sobre Sustentabilidade – Razão Contábil
1 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais Marcelo Linguitte Assuntos Institucionais e Relações Internacionais Junho de.
O Que é Meio Ambiente??.
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS.
A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas:
SUSTENTABILIDADE Paulo Cadete Ferrão.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Faça uma analogia com o corpo Humano.
A MORAL DA PARCIALIDADE
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Teorias Modernas de Gestão
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Formação Profissional IV
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
9 bilhões de pessoas O DESAFIO DE ALIMENTAR
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
INOVAÇÃ0 Conhecimento Aprendizado Estratégia POR QUE INOVAR?
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Antonio Jacinto Matias
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
4º Período Ciências Contábeis
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Planejamento e Responsabilidade Social
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Carlos Freire 2013 Meio Ambiente e Qualidade de Vida Gestão da Qualidade.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 AS REGIÕES DA ONU
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O desenvolvimento sustentável apresenta-se como um desafio global
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Indicadores socioeconômicos do Brasil.
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
O BRASIL NO CONTEXTO INTERNACIONAL
POPULAÇÃO E AMBIENTE.
Design Sustentável Os Problemas Sociais Contemporâneos.
POLÍTICA NACIONAL DE TURISMO: Diretrizes e Programas
IDH – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
Competitividade pela Inovação e Sustentabilidade Claudia Cordeiro Karime Hajar Alves Marcio De Oliveira Santos Filho FGV-EAESP, 18 de novembro de 2009.
REDUÇÃO DE PERDAS E DESPERDÍCIOS DE ALIMENTOS Uma agenda pendente na América Latina e Caribe.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Sustentável O papel da Empresa e da Sociedade Civil Marcos Kisil 27 de setembro de 2007 Novo Hamburgo - RS

Desafios do século XXI Crescimento populacional Urbanização Inovações tecnológicas Globalização Novos padrões de consumo Disseminação de informações em tempo real

Explosão Demográfica Bilhões de pessoas Levamos 3.850 milhões de anos para alcançar uma população de 2,5 Bilhões 50 anos para alcançar 5,9 bilhões Estimativa de 9 bilhões em 20 anos 9 8 7 6 5 4 3 2 1 1950 2000 2025

Grande desigualdade social e vulnerabilidade 2,5 bilhões de pessoas no mundo vivem com menos de US$ 2,00 por dia* 10,5 milhões de crianças com menos de 5 anos morrem anualmente** 77 milhões de crianças não estão estudando atualmente** 1800 crianças são infectadas pelo HIV diariamente** Um empresa precisa de : Pessoal competente, confiável, saudável e eficiente para que a empresa possa ser produtiva. Mercados em espansão e publico consumidor para que a empresa prospere em ambiente competitivo Ambiente estável e seguro para que a empresa possa atuar efetivamente no mercado mundial. A OIT observou que em 2000 um terço da força de trabalho mundial de 3 billões estava desempregado ou subempregado Fonte dos dados sobre a pobreza na mundo (Facts and Figuresfrom World Development Indicators 2007 Banco Muncial - http://siteresources.worldbank.org/DATASTATISTICS/Resources/reg_wdi.pdf) * Indicadores de Desenvolvimento do Mundo 2007 - Banco Muncial ** Relatório Educação Para Todos, UNESCO, 2007 (EFAGMR)

Grande Desigualdade Social e Vulnerabilidade Região** Mortalidade infaltil – Total por 1000 nascidos vivos Expectativa de vida Mundo Total 53 66 Regiões mais desenvolvidas 7 75,5 Regiões menos desenvolvidas 58 64 Países mais pobres 92 52 *Na África, em conseqüência do aquecimento global: Entre 75 e 250 milhões de pessoas poderão sofrer com severa escassez de água até 2020 A produção agrícola e o acesso a alimentos poderá ser seriamente afetado As terras cultiváveis poderão ser perdidas e as estações de cultivo poderão diminuir, diminuindo as colheitas * Relatório Adaptando-se às mudanças climáticas – Oxfam 2007 ** O Estado da População do Mundo – Fundo de Populações das Nações Unidas - 2007

Contexto Social Brasileiro 10ª maior economia mundial** 69º lugar no ranking do IDH* Nível escolar: 30% ensino médio 9% ensino superior Concentração de Renda: 10% dos mais ricos possuem 45,8% da renda nacional* Analfabetismo: 11,8% analfabetismo funcional: 26% (IBGE) * Relatório de Desenvolvimento Humano 2006 – PNUD ** World Bank - 2006

Como Responde a Comunidade Global 1972 1983 1987 1992 1997 1999 2000 Rio 92 Agenda 21 Pacto Global Clube de Roma Protocolo de Kyoto Metas do Milênio Nosso futuro comum Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento

Desenvolvimento Sustentável É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. Fonte: Relatório Brundtland, da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ONU), 1987. Os dados sociais apresentados apresentam uma forte desigualdade entre a população mundial e dá uma idéia de condições sub-humanas que grande parte do mundo vive.

Pensar global e agir local Crescimento econômico com qualidade de vida Desenvolvimento tecnológico Preservar e fazer uso dos recursos ambientais de maneira sustentável Atender às necessidades humanas essenciais

Conceituação Sustentabilidade triple bottom line Maximização do retorno do capital Investidor Empreendedor (Lucratividade no longo prazo) Recursos Ambientais Recursos Sociais Recursos Econômico-financeiros SUS TENTA BILIDADE Preservação de recursos naturais Eco-Eficiência Energia renovável Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Diante de todo esse diagnóstico do mundo, o que podemos fazer? Como as Ejs podem agir? O que a sua faculdade pode e deve discutir? Em meio a esses questionamentos, o conceito de Desenvolvimento Sustentável é uma grande diretriz de um modelo do qual todos compartilhamos.

Estratégia Corporativa Premissas VALORES SUSTENTABILIDADE CÓDIGO DE ÉTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA CÓDIGOS DE CONDUTA (diferentes stakeholders) PÚBLICO INTERNO Shareholders Colaboradores Fornecedores Clientes PÚBLICO EXTERNO Governo Sociedade Comunidades INVESTIMENTO SOCIAL

Poder e recursos do setor privado Walmart é a 6th entidade geradora de renda (revenue-producing) no mundo. Somente os governos dos EU, Alemanha, UK, Italia e Japão produzem mais A riqueza de Bill Gates é maior que o PIB de muitos paises, incluindo Marrocos, Vietnam e Kuwait. One of the most powerful trends occurring in the world around us is the growing privatization of power and wealth, which has important implications for public problem solving. Many corporations have grown to a size and reach that exceeds that of many national governments. Walmart, for example, is now the 6th largest revenue producer in the world, larger than the governments of all but the largest countries. And Bill Gates alone now has a net worth larger than the GDP of many countries, including Vietnam and Kuwait. These powerful private actors are now able to work alongside governments to reach across boundaries of all kinds on behalf of the causes they believe in. Governments are not necessarily diminished in importance or in power. But the stage on which they work—and the actors with whom they must interact—has been transformed.

Poder e recursos do setor privado Fluxo de Capital aos paises em desenvolvimento Setor Governamental: 70% Setor Privado: 30% 1970 Setor Governamental : 20% Setor Privado: 80% 2003 One of the most powerful trends occurring in the world around us is the growing privatization of power and wealth, which has important implications for public problem solving. Many corporations have grown to a size and reach that exceeds that of many national governments. Walmart, for example, is now the 6th largest revenue producer in the world, larger than the governments of all but the largest countries. And Bill Gates alone now has a net worth larger than the GDP of many countries, including Vietnam and Kuwait. These powerful private actors are now able to work alongside governments to reach across boundaries of all kinds on behalf of the causes they believe in. Governments are not necessarily diminished in importance or in power. But the stage on which they work—and the actors with whom they must interact—has been transformed.

Preocupação Natural da Empresa: Criação de Valor Fatores de Sucesso para o Negócio Crescimento da Receita & Acesso ao Mercado Valor da Marca & Reputação Capital Humano e Social Acesso a Capital Redução de Custos & Produtividade Gestão do Risco & Licença para Funcionar Contribuição para Perenidade da Empresa Contribuição para Sustentabilidade Planetária

Sustentabilidade: razões de adoção CONVICÇÃO A empresa assume a responsabilidade como valor que orienta a sua gestão CONVENIÊNCIA A empresa percebe concorrência O consumidor é mais consciente O colaborador busca melhor ambiente de trabalho COERÇÃO Pressões de Leis e Regulamentações Pressões de entidades do sistema financeiro Pressões da cadeia de produção Pressões de Leis e Regulamentações Legislação Ambiental Legislação Trabalhista Proteção aos Minoritários Código de Defesa do Consumidor SEC; CVM, BOVESPA, Sarbannes-Oxley, etc. Pressões Sociais Atuação de organizações não governamentais Aumento do consumo consciente Crescimento do conceito de cidadania Pressões do ambiente de negócios Movimento internacional de fusões e aquisições Concessão de crédito vinculada a critérios de sustentabilidade Intensificação dos investimentos de fundos de pensão Postura mais ativa dos investidores institucionais, nacionais e internacionais Seletividade de fornecedores Oportunidades e Riscos de reputação da cadeia de valor, incluindo fornecedores, clientes, parceiros, etc.

…o desafio é transformar qualquer motivação em compromisso permanente

Crescimento quantitativo: mais ativos Doações e o seu Ambiente Crescimento quantitativo: mais ativos Empresas Mercados Financeiros Crescimento de riqueza particular Investimentos dos mercados financeiros cresce vis-à-vis investimentos institucionais Aumento de financiamento via o mercado de capitais (ações) Transferência de riqueza à próxima geração Sustentabilidade Responsabilidade social corporativa Investimento social corporativo

Crescimento Qualitativo: nova divisão de papeis entre setores Doações e o seu Ambiente Crescimento Qualitativo: nova divisão de papeis entre setores Estado Terceiro Setor Expectativas diferentes em relação ao estado: do mero provedor de serviços ao catalisador – “facilitador” (Chile, México) governos populistas (Venezuela, Bolívia, Equador, Brasil) Mais corrupção Novo equilíbrio: estado / sociedade civil / empresas Crescimento Democracia participativa Recursos financeiros: Fundos públicos reduzidos Tarifas, receitas crescentes Doações e filantropia crescentes Pressão competitiva para recursos

Index de Sustentabilidade Base 100 = 31/12/1993 183% 99% Fonte : www.sustainability-indexes.com DJSI WORLD x MSCI WORLD

Em resumo Pressão Por Resultados Maior Competição por Recursos Maior riqueza privada Maior número de investidores sociais e organizações da sociedade civil Maior Competição por Recursos Atendendo necessidades de um número maior de pessoas Maior capacidade de análise dos doadores Maior professionalização e liderança Maior número de informação e disponibilidade de acesso

Ideal de uma Organização “Futuro” AÇÃO Inteligência “Passado” Conhecimento Informação Dados