VEJA O P DE PROMOVER NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DIMENSÕES E OBJETIVOS
DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO INTERNA É a comunicação voltada para os membros da organização. Numa empresa, é a comunicação com os funcionários; numa cooperativa, com os cooperados. Os principais objetivos são: DIFUSÃO DE ROTINAS MOTIVAÇÃO INTEGRAÇÃO DIFUSÃO DA CULTURA DA ORGANIZAÇÃO COMUNICAÇÃO EXTERNA (veja próximo slide).
DIMENSÕES DA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO EXTERNA É a comunicação voltada para fora da organização. A organização pode ter muitos objetivos de comunicação externa, mas os principais são: PROMOVER SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS (o promover do mix de marketing) PROMOVER SUAS MARCAS PROMOVER SUA IMAGEM INSTITUCIONAL junto à sociedade. SE COMUNICAR COM SEUS PÚBLICOS ALVO (fazer recrutamentos, falar com os formecedores, com os investidores etc).
OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO ZELAR PELA IMAGEM DA MARCA E VENDER PRODUTOS, SERVIÇOS, PROJETOS, IDÉIAS, POLÍTICOS, RELIGIÕES DESTINOS TURÍSTICOS...
PANORAMA DOS OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMUNICAÇÃO EXTERNA COMUNICAÇÃO INTERNA ROTINAS MOTIVAÇÃO INTEGRAÇÃO CULTURA ORGANIZACIONAL ETC. COMERCIAL SOBRE PRODUTO SOBRE SERVIÇO SOBRE MARCAS EMPRESARIAL RECRUTAMENTO RESULTADOS OPERACIONAIS VALORIZAÇÃO DE AÇÕES FUSÕES/ AQUISIÇÕES INSTITUCIONAL VALORES AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL MKT CULTURAL MKT ESPORTIVO MKT EDUCACIONAL ETC
Assim, a comunicação organizacional vai muito além do promover do mix de marketing.
O P DE PROMOVER INSTRUMENTOS DE VENDA Força de venda – vendedores/representantes Promoção de vendas A COMUNICAÇÃO Publicidade Promocional Publicidade de Produtos e Serviços
O P DE PROMOVER INSTRUMENTOS DE VENDA Força de venda – vendedores/representantes Promoção de vendas Descontos Amostra Grátis/Degustações Brindes Sorteios Bônus etc. A COMUNICAÇÃO Publicidade Promocional Publicidade de Produtos e Serviços
EXEMPLOS DE PROMOÇÃO DE VENDAS: descontos
EXEMPLOS DE PROMOÇÃO DE VENDAS: brindes
O P DE PROMOVER INSTRUMENTOS DE VENDA Força de venda – vendedores/representantes Promoção de vendas A COMUNICAÇÃO Publicidade Promocional Publicidade de Produtos e Serviços
O P DE PROMOVER INSTRUMENTOS DE VENDA Força de venda – vendedores/representantes Promoção de vendas A COMUNICAÇÃO Publicidade Promocional No Ponto de Venda (PDV) Encartes Displays Promotores de vendas (boca a boca) Banners/cartazes/sinalização etc. Em outras mídias: rádio, TV, internet, jornais... Publicidade de Produtos e Serviços
EXEMPLOS DE PUBLICIDADE PROMOCIONAL NO PONTO DE VENDAS
EXEMPLOS DE PUBLICIDADE PROMOCIONAL NO PONTO DE VENDAS
O P DE PROMOVER INSTRUMENTOS DE VENDA Força de venda – vendedores/representantes Promoção de vendas A COMUNICAÇÃO Publicidade Promocional Publicidade de Produtos e Serviços É a publicidade que você conhece com os nomes de ‘comercial’, ou de ‘propaganda’ que anuncia produtos, serviços, idéias, sem estar fazendo promoção de vendas.
EXEMPLOS DE PUBLICIDADE DE PRODUTOS
EXEMPLOS DE PUBLICIDADE DE PRODUTOS
EXEMPLOS DE PUBLICIDADE DE DESTINOS TURÍSTICOS
EXEMPLOS DE PUBLICIDADE PARA PROMOVER NOVAS PRÁTICAS
EXEMPLOS DE PUBLICIDADE PARA PROMOVER NOVAS PRÁTICAS
MKT DE GUERRILHA IDÉIAS CRIATIVAS, POUCOS RECURSOS, MAXIMO DE IMPACTO PELA GERAÇÃO DE MÍDIA ESPONTÂNEA