Definição A inovação não exige uma revolução interna nas empresas – o que ela verdadeiramente exige é a bem-pensada construção de sólidos processos de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Advertisements

Controle: Aprendendo e Mudando Gestão de Tecnologia e Inovação
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Qualidade Total.
LEARNING ORGANIZATION
Gestão Estratégica de Operações
Administração Estratégica
Estratégia Empresarial
Administração de Sistemas de Informação II
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
BANCO DE TALENTOS.
Práticas de Apoio à Gestão
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Modelo de Excelência em Gestão
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Inovação e Colaboração Requisito de Competitividade de Negócios
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Teorias Modernas de Gestão
Gerenciamento de Processos - PNQ
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Gestão de Mudanças.
MUDANÇA ORGANIZACIONAL
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
DISCIPLINA Gestão de Pessoas e Liderança Curso: MKT Turma: 2º Período Prof. (a): Paloma Almeida
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Gestão de Projetos Prof. Jimmy.
Planejamento e estratégia
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
Estratégia Organizacional
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
Conceito Evolução Principais autores Características
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
Perspectiva estratégica da qualidade
DESAFIOS E TENDÊNCIAS DE GESTÃO DE PESSOAS
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Prof. Armando Chafik. APRESENTAÇÃO A cultura de projetos nas organizações deve ser implantada de forma sistemática e os seus princípios colocados em prática.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Evolução Histórica Pré-História
Disciplina: Direção Estratégica
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

Definição A inovação não exige uma revolução interna nas empresas – o que ela verdadeiramente exige é a bem-pensada construção de sólidos processos de gestão e uma organização capaz de transformar desenhos em fatos; a inovação não é alquimia, com transformações mistificadoras (Fundamentos e o aparelhamento de outras funções básicas da Empresa) a inovação não diz respeito somente à criatividade e a existência de uma ‘cultura criativa’ (Fácil formular boas idéias, difícil é ...)

Definição não inclui apenas processos e ferramentas stage-gate – tudo deve funcionar em conjunto  transformar planos em realidade não foca exclusivamente em tecnologias novas – desenvolver novos modelos de negócios e novas estratégias é tão importante quanto não é algo de que todas as organizações precisem em grandes quantidades – devem ser compatíveis com oportunidades e capacidades

perspectivas para os executivos: É um processo de gestao que exige instrumentos, regras e disciplina específicos Requer sistemas de avaliação e incentivos para que possa proporcionar rendimentos consideráveis e continuados (“não é possível gerenciar o que não é possível medir  problema” Dar valor às coisas erradas e incentivos comportamentos que podem corroer os sistemas e processos que sustentam a inovação As empresas podem usar a inovação para redefinir uma indústria através do emprego de combinações entre a) de modelo de negócios e b) tecnológica (ex.: Apple – iPod – tecnologia e iTunes – modelo de negócio)

SETE REGRAS PARA UMA BOA GESTÃO DA INOVAÇÃO 1. Liderança sólida 2. Deve fazer parte da mentalidade de negócios da empresa 3. A Inovação deve estar alinhada com a estratégia de negócios da empresa 4. Estabelecer um equilíbrio entre criatividade e captação de valor 5. Neutralizar os anticorpos organizacionais capazes de minar boas idéias 6. Redes internas e externas de inovação 7. Corrigir os indicadores e as recompensas – tornar a Inovação gerenciável e produzir conduta adequada

Outras considerações importantes Inovações pontuais abafam Inovações maiores, o que conduz a portfólios desequilibrados, que privilegiam o curto prazo. muitas vezes os gestores culpam a burocracia ou a cultura como a causa, mas muitos depositam todas as esperanças na compra de inovação (erro fatal) Diferença de foco: HP se concentrou em inovação tecnológica e a Dell inovou em modelo de negócio

Outras considerações importantes É necessário definira estratégia da inovação entre - JPG – Jogar Para Ganhar - JPNP – Jogar Para Não Perder (conflitos – P&D focado em JPG e gerente de produtos focados cada vez mais em JPNP. preservar os elementos benéficos da cultura mudar os elementos desagregadores a liderança precisa envolver-se com aspectos culturais da inovação “Definir o modelo de inovação, escolher a estratégia e conduzir a evolução da cultura deve ser a principal responsabilidade da equipe de altos executivos....”

2º Foco da Liderança - Determinar e criar indicadores de desempenho - Elaborar e aplicar recompensas - Aprendizado organizacional “A avaliação precede a gestão (o que é medido é gerenciado) e as recompensas reforçam comportamentos adequados”. Obs.: o CEO e os altos executivos não precisam estar intimamente envolvidos no processo e operação desses elementos de inovação

Estudo de Caso: Coca-Cola Identifique a Problemática do caso. Na sua opinião, porque ocorreu o problema? Qual foi a ação da concorrência Qual foi(foram) a(s) ação(ações) que os CEO´s da Coca-Cola implementaram. Na sua opinião, O que acontecerá com a Coca? Na sua opinião, a nova abordagem da inovação que ela criou será suficiente para fazê-la emergir dos seus problemas e continuar na liderança?

Qual(is) a(s) Regra(s) que a Coca-Cola não observou que causou seu declínio, de acordo com o texto? Justifique. Existe uma regra de inovação que foi a principal regra utilizada pela Coca-cola para emergir da crise. Qual foi essa regra. |Justifique.