MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Porque ensinar Ciências na Escola?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
As visões desenvolvimento e aprendizagem
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Discutindo práticas em Matemática
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
RESILIÊNCIA Celso Antunes.
Liliani Lecco Dettogni
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
Jogos e brincadeiras Quais jogos ou brincadeiras foram marcantes na sua vida escolar?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Modelo de Relato da Sequência Didática tema: indicar qual
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Vamos refletir sobre a Educação Infantil!
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
O que é ensinar história?
Alfabetização na perspectiva do letramento
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Projeto: Conta que eu conto
PESQUISA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO V - PPEV PROF. TERESA CAVALCANTI
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Conceitos e Procedimentos
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CAMPO ADITIVO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 01 a 05 de setembro de 2014 Socialização do Parar Casa MÓDULO 1.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO Eliane Reame elianereame@uol.com.br MARÇO DE 2014

PONTO DE PARTIDA: VÁRIOS OLHARES Olhar para um espaço onde as crianças possam: falar, ouvir, sonhar, realizar, imaginar, criar, transformar, questionar, brincar, aprender... Olhar, compreender o que os alunos já sabem e quais suas hipóteses acerca dos novos conhecimentos. Olhar com distanciamento da disciplinaridade. Olhar para os eixos de trabalho e todas as interfaces possíveis.

Matemática no ciclo de alfabetização: por quê? Presente nos contextos de utilização social. Presente no cotidiano extraescolar das crianças. Presente no dia a dia escolar. É uma ferramenta para o desenvolvimento de competências pessoais. É um sistema de representação da realidade. DA3 É uma ciência construída e organizada pelo homem. DA1 É uma ferramenta para a resolução de problemas. DA4

Ideias matemáticas: quais? Conteúdos (conceitos) escolares relativos aos campos/eixos estruturantes: Números e Operações Espaço e Forma Grandezas e Medidas Tratamento da Informação Pensamento Algébrico (PNAIC)

Modalidades de organização didática: Diferentes formas de pensar em cada momento Crescente domínio das relações envolvidas Cuidado com o desgaste! Situações do cotidiano trazidas pelas crianças Situações/ atividades permanentes Sequências didáticas Projetos Selecionados e planejados em relação aos problemas a serem resolvidos. -- Socialização, ampliação e aprofundamento dos saberes Imprevisto, inusitado Negociação Espaço de excelência de resolução de problemas em contextos interdisciplinares Cuidado com a repetição dos projetos Supõe integração, conexão. Não é justaposição de atividades. Ex.: Procedimentos de contagem