Clima Organizacional: Cenários para Organizações Conscientes José Tolovi Jr.

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Transcrição da apresentação:

Clima Organizacional: Cenários para Organizações Conscientes José Tolovi Jr.

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 2  Felicidade?  Satisfação?  Engajamento? Clima organizacional? Medição do nível de confiança organizacional  Relações entre pessoas  Disposição de produzir mais  Relação de troca de presentes  Giftwork™

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 3  Work harder  Work smarter  Work together O que as empresas querem?

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 4 “... onde você confia nas pessoas para quem trabalha, tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha.” Liderança Trabalho Colegas Um excelente lugar para se trabalhar é...

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 5 Camaradagem Confiança Credibilidade Respeito Imparcialidade Orgulho As 5 dimensões do Modelo GPTW ®

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 6  Comunicação de duas vias  Comunicação aberta e acessível  Competência  Coordenação de recursos, atribuição de responsabilidade, visão clara  Integridade  Comportamento honesto, ético e confiável O que eu penso do meu líder? Confiança (Credibilidade) Líder Liderado

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 7  Reconhecimento  Oportunidades de crescimento  Colaboração  Busca de opiniões, envolvimento em decisões  Cuidado com as pessoas  Interesse como indivíduos O eu acho que meu líder pensa a meu respeito? Confiança (Respeito) Líder Liderado

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 8  Divisão eqüitativa  Pagamento justo  Todos são “full members”  Sem politicagem  Nas promoções, no recrutamento  Sem discriminação  Direito de apelação As regras estão claras? Confiança (Imparcialidade)

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 9  Trabalho individual  Realizações pessoais  Trabalho em grupos  Pertencer a uma equipe  Imagem da empresa  Produtos, serviços e responsbilidade social Liderado Sinto orgulho da empresa e do meu trabalho? Orgulho

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 10  Individualidade  Poder ser você mesmo  Hospitalidade  Atmosfera acolhedora  Comunidade  Sensação de família ou equipe Sinto-me bem-vindo? Faço parte de um time? Camaradagem Liderado

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 11 Recebe muito mais candidatos = atrai talentos Tem turnover significativamente menor = retém talentos Redução de gastos com saúde (afastamentos e assistência médica) Seu ambiente estimula a inovação, criatividade e risk taking (erros não intencionais) As vantagens

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 12 Fortune “100 Best” vs. Stock Market Source: Russell Investment Group, 2006 Russell 3000 S&P 500 Buy & Hold Reset Annually Fortune “100 Best”Market

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 13 Melhores Brasil vs. IBovespa Fonte: EAESP - FGV

©2006 Great Place to Work ® Institute. Todos os direitos reservados. 14 Uma cultura de confiança!  A crença genuína de que as pessoas são imprescindíveis para o sucesso dos negócios  Comprometimento da alta liderança em ser um Great Place to Work ®  Fóruns de comunicação ativa entre gerentes e empregados  Políticas e práticas singulares e integradas e benefícios distintos que refletem a relação especial entre empresa e seus empregados