Diretrizes do ensino de História Para as séries Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio da rede estadual pública do Paraná.
OBJETO DE ESTUDO As ações e relações humanas no tempo.
Finalidade da disciplina? Desenvolver a formação do pensamento histórico; Contribuição à emancipação dos sujeitos; Aquisição da capacidade de análise da relação passado/presente;
Apreensão da pluralidade de memórias,e não somente da memória nacional/ européia/elite/masculina; Superar preconceitos, estereótipos; Identificar as permanências,mudanças e rupturas e buscar entender os mecanismos que as constituíram.
Fundamentos teóricos metodológicos presentes nas DCE NOVA HISTÓRIA NOVA HISTÓRIA CULTURAL NOVA ESQUERDA INGLESA
Conteúdos estruturantes Relações de Trabalho Relações de poder Relações culturais Por que estes? Eles são intercambiantes, ou seja, embora em determinado momento o professor de mais ênfase em um tipo de ação e relação humana as demais estão presentes também.
Por que História Temática? Reconhecimento da impossibilidade de trabalhar toda História da humanidade; Possibilidade de trabalhar diferentes sujeitos, contextos espaços temporais; Dar um sentido a aulas de História,fugindo assim da simples memorização dos conteúdos.
Ensino fundamental a partir da História do Brasil fazendo relação com o mundo Por quê? Qual a possibilidade efetiva de ensino em sala de aula?
Ensino Médio História temática – não precisa partir da História do Brasil.
Metodologia Tem como referência a própria ciência de referência; O uso do método da História em sala de aula; Valorização do uso do documento (qualquer vestígio que possa informar sobre as ações relações humanas) Ex: cartas, documentos pessoais, diários, jornais, fotos, obras de arte e etc.
Avaliação O que avaliar em História? Como avaliar em História?
Elementos Históricos Cronologia Testemunhos Conteúdos estruturantes Linguagem conceitos históricos Método Histórico Semelhanças e diferenças Continuidade e de mudança Identificação DCE – P.80
Possibilitar atividades avaliativas que contemplem e permitam: Apreensão da ideias históricas dos estudantes em relação ao tema abordado; Capacidade de síntese e redação de narrativas histórica; Desenvolvimento de ideias e conceitos históricos; Apropriação da capacidade de leitura de documentos.EX: cinema, fotografias, quadrinhos, música e etc. DCE p.81e 82
Plano de Trabalho Docente Deve Contemplar: múltiplas temporalidades; trabalho com diferentes documentos; considerar o cotidiano do aluno, ou seja, elencar conteúdos que permitam ele refletir sobre sua vida pública e privada (DCE p. 72).
Levar para aulas de História diferentes abordagens, fontes, espaços e sujeitos. Critérios de avaliação Unidade Temática Investigativa em História
Possibilidades de concretizar a proposta a partir da cultura escolar Uso dos documentos e textos historiográficos contidos no livro didático. Cadernos pedagógicos LDP – caso não queira trabalhar todo o Folhas poderá trabalhar com documentos e textos historiográficos e definição dos conceitos O uso da historiografia disponível na biblioteca do professor. TV pendrive, Folhas e OAC disponíveis no sistema.
Qual a diferença da proposta do Paraná dos PCN Entende a História Temática como temas transversais e eixos temáticos Priorizam os conceitos atitudinais, procedimentais e conceituais DCE Entende a História temática como metodologia. Prioriza a formação do pensamento histórico. Valorizando o conhecimento e os conceitos específicos da disciplina