FORMAÇÃO EM AÇÃO º SEMESTRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO: a prova em questão
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Plano de Trabalho Docente
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Liliani Lecco Dettogni
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Dia 22 de março: Dia Mundial da Água
Aulas Práticas no ensino de Ciências
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
AVALIAÇÃO DISCENTE: a prova em questão
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O que é ensinar história?
Alfabetização na perspectiva do letramento
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
Estrutura do documento:
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
“Um país se faz de homens e livros”
Química na Cozinha: Reações Químicas.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
M ODELOS DE ENSINO E RECURSOS METODOLÓGICOS AULAS PRÁTICAS Aula 9 – 02/maio/2011.
Formação continuada 2º Encontro
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Modelos recentes para o ensino de ciências Aula 6 -07/abril/2014.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 2º SEMESTRE Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná NRE - Pato Branco FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 2º SEMESTRE PROPOSTA INTERDISCIPLINAR QUÍMICA E LEM Técnicas responsáveis: Daiane e Renata

QUÍMICA MATÉRIA E SUA NATUREZA, BIOGEOQUÍMICA E QUÍMICA SINTÉTICA SUBSTÂNCIAS, LIGAÇÕES E REAÇÕES QUÍMICAS, FUNÇÕES DA QUÍMICA INORGÂNICA ALIMENTO LEM DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL RECEITA – LEITURA (Identificação do tema, Léxico), ESCRITA (Intencionalidade, Ortografia, Classes Gramaticais), ORALIDADE (Pronúncia)

OBJETIVOS EDUCACIONAIS Estabelecer relações interdisciplinares e contextuais, além das áreas a fim; Proporcionar a articulação do conhecimento, integrando as disciplinas escolares; Reduzir a fragmentação do currículo, garantindo que o conhecimento produzido nas diferentes disciplinas proporcione o desenvolvimento social do estudante; Utilizar os conhecimentos da Química e da LEM para resolver um problema ou compreender um determinado conteúdo sob pontos de vista diferentes; Buscar dar significado ao conteúdo curricular, permitindo relação entre o que se aprende na escola e o que se faz, vive e observa no dia-a-dia; Perceber que os conteúdos de ensino não se restringem à lógica interna das disciplinas, mas que relacionam-se com temas socias relevantes.

OBJETIVOS CONCEITUAIS Aplicar os conceitos aprendidos nas disciplinas de LEM e de Química a uma atividade diária; Reconhecer as transformações microscópicas e macroscópicas que ocorrem ao processarmos os alimentos; Desenvolver nos alunos uma maior conscientização, conhecimento e interpretação acerca das substâncias químicas e como elas interagem em nossas vidas; Construir e reconstruir conceitos químicos com fundamentação científica, de modo que o aluno compreenda a interdependência de tais conceitos sob uma perspectiva social; Compreender a organização e a função social, bem como os sentidos que emergem do Gênero Receita em LEM; Entender a função do uso de verbos no imperativo em LEM; Produzir um texto do gênero receita; Apresentar suas ideias com clareza em LEM.

? LEVANTANDO HIPÓTESES AULA DE QUÍMICA 1ª Atividade - Texto ASSISTIR O VÍDEO: De onde vem o pão? http://www.youtube.com/watch?v=9SmybztKMLU

LEVANTANDO HIPÓTESES Propor uma discussão a respeito das transformações químicas ocorridas na fabricação do pão. QUESTÕES NORTEADORAS: Do que é feito o pão? Conceito de substâncias compostas, características e propriedades das substâncias. De onde vem o pão? Transformações químicas. Como o pão cresce? Conceito de Reação Química, Reação de fermentação. Por que a massa do pão cresce quando aquecida? Fatores que afetam a velocidade de uma reação (temperatura).

LEVANTANDO HIPÓTESES Tarefa de casa: QUESTÕES NORTEADORAS: Por que os pães apresentam bolhas no seu interior? Liberação de substâncias gasosas nas reações químicas. Se são feitos da mesma substância (farinha), o que difere os pães dos bolos? Composição dos fermentos biológico e químico. Padeiros podem ser considerados químicos? Por quê? Questões sociais. Os alunos devem elaborar um texto reflexivo sobre as questões apresentadas acima. Tarefa de casa: Pesquisar receitas de pão para trabalhar na aula de LEM.

GÊNERO RECEITA AULA DE LEM 2ª Atividade - DEBATE Divisão da turma em grupos para identificação das características da receita Função Social Para que serve este gênero? Como tomamos conhecimento desse gênero? Onde se encontram escritos? Quem costuma ler textos desse gênero? São textos que divertem ou ensinam? Como percebemos isso?

Socializar as respostas entre os grupos GÊNERO RECEITA Conteúdo Temático As receitas exploram que assunto? Por quê? Do que falam as receitas? Qual a importância da receita? Estrutura Composicional Como estão organizadas as receitas? O que há de comum em todas elas? E de diferente? Socializar as respostas entre os grupos

ATIVIDADES Apresentar uma receita em LEM com espaços em branco no lugar dos verbos; Explicar o modo imperativo; Exercícios com o modo imperativo.

EXPERIMENTAÇÃO AULA DE QUÍMICA 3ª Atividade – Prática Experimental Construindo e Reconstruindo Conceitos AULA DE QUÍMICA 3ª Atividade – Prática Experimental Material necessário: Fermento Biológico Fermento Químico Água (fria e morna) Açúcar Vinagre Garrafas plásticas Balão de aniversário

Construindo e Reconstruindo Conceitos EXPERIMENTAÇÃO Construindo e Reconstruindo Conceitos Experimento 1: Adicione duas colheres de sobremesa de fermento biológico em três garrafas plásticas diferentes e enunere-as. Na garrafa 1, adicione 100mL de água fria, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 2, adicione 100mL de água morna, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 3, acrescente uma colher de açúcar, espere 3 minutos. Em seguida adicione 100mL de água morna, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado.

Construindo e Reconstruindo Conceitos EXPERIMENTAÇÃO Construindo e Reconstruindo Conceitos Experimento 2: Enumere 3 garrafas plásticas. Na garrafa 1, adicione 100mL de água fria. Acrescente uma colher de sobremesa de fermento químico, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 2, adicione 100mL de água morna. Acrescente uma colher de sobremesa de fermento químico, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado. Na garrafa 3, adicione 50mL de vinagre e 50mL de água morna. Acrescente uma colher de sobremesa de fermento químico, feche o gargalo da garrafa com um balão. Observe e anote o resultado.

Construindo e Reconstruindo Conceitos EXPERIMENTAÇÃO Construindo e Reconstruindo Conceitos Converse com a turma sobre o que foi observado. Construir e reconstruir conceitos sobre: Substâncias compostas; Transformações químicas; Compostos iônicos; Formação de íons; Dissociação iônica e ionização; Conceito de ácido; Reações químicas; Fatores que afetam a velocidade de uma reação; Reação de fermentação.

Receita Sadia - Pão Doce Caseiro? PRODUÇÃO DE VÍDEO AULA DE LEM 4ª Atividade – Vídeo Mostrar um vídeo de preparo do pão/bolo em LEM. Receita Sadia - Pão Doce Caseiro? http://www.youtube.com/watch?v=8eMC8ej7PLs Em grupo, escrever uma receita de pão/bolo em LEM; Criar um vídeo explicando em LEM: 1) Os ingredientes; 2) O modo de preparo; 3) As transformações químicas que ocorrem no preparo do pão/bolo.

Planejamento Conjunto COMO AVALIAR??? Planejamento Conjunto = Avaliação Conjunta Materias produzidos que serão avaliados (Instrumentos de Avaliação): TEXTO RECEITA VÍDEO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO QUÍMICA Identifique as substâncias compostas e suas propriedades; Compreenda as transformações químicas; Reconheça as diferenças entre a ação dos fermentos químicos e biológicos; Diferencie dissociação iônica e ionização; Identifique as substâncias iônicas; Compreenda a formação de íons; Conceitue ácido; Identifique e equacione uma reação química; Identifique as condições necessárias para a ocorrência de uma reação química; Entenda os diferentes tipos de reações químicas, compreendendo-as como transformação microscópicas e macroscópicas da matéria; Compreenda e traduza conceitos químicos e suas transformações em linguagem química e simbólica.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO LEM LEITURA: Identifique o tema, amplie o léxico, perceba o ambiente no qual circula o gênero; ESCRITA: Elabore textos atendendo as características do gênero, Utilize adequadamente os recursos linguísticos como pontuação uso e função dos pronomes e verbos; ORALIDADE: Apresente ideias com clareza, exponha objetivamente seus argumentos.

IDEIAS Fechamento da Atividade Elaboração de um Concurso de sanduiche e/ou bolo Construção de um liVRO DE RECEITAS Produção de uma maquete - vulcão