Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Matemática para todos Educação Básica
As capacidades transversais nos novos programas de Matemática
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PROJETO DE PESQUISA.
Plano de Trabalho Docente
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
ENCCEJA MATEMÁTICA.
Liliani Lecco Dettogni
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
O trabalho com conceitos em História
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO PNLD – 2011
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Parâmetros Curriculares Nacionais
Tipos.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Questões de didática da matemática Paulo Figueiredo Lima (Dmat/UFPE) Presidente da SBEM 1 o. Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio.
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ARTIGO CIENTIFICO.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
O novo programa de Matemática para o ensino básico
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Curso Profissional de Técnico de Mecatrónica
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Panorama da prova nível 3 da OBMEP Erivelto – Fernando – Josy – Jussara – Maurício – Rita – Rodrigo Mestrado em Ensino de Matemática Tópicos de Educação.
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Elementos do plano de aula
PNLD 2015 ENSINO MÉDIO. ÁREA DE MATEMÁTICA INSTITUIÇÃO AVALIADORA: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
“PNLD 2015 – Área: Física”. PNLEM 2007 – Marco na produção do Livro Didático de Física  O processo de avaliação dos livros em 2005 foi um processo muito.
Aula 6 9/abr/2012.  Professora Silvia e Professora Cátia; Tema Decomposição; Unidade didática com atividades práticas -  As expectativas de aprendizagem.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Programação em Scratch
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Livro didático 2011 Matemática

A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e explicação de fenômenos. Matemática linguagem e método científico (método axiomático- dedutivo).

Princípios teórico-metodológicos interpretar matematicamente situações do dia-a-dia ou de outras áreas do conhecimento; usar independentemente o raciocínio matemático para a compreensão do mundo que nos cerca; resolver problemas, criando estratégias próprias para sua resolução, desenvolvendo a iniciativa, a imaginação e a criatividade;

avaliar se os resultados obtidos na solução de situações- problema são ou não razoáveis; estabelecer conexões entre os campos da Matemática e entre essa e as outras áreas do saber; raciocinar, fazer abstrações com base em situações concretas, generalizar, organizar e representar; compreender e transmitir ideias matemáticas, por escrito ou oralmente, desenvolvendo a capacidade de argumentação; comunicar-se utilizando as diversas formas de linguagem empregadas na Matemática;

Critérios Eliminatórios gerais 1 – Respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas ao ensino fundamental. II – Observância de princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano. III – Coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica assumida pela coleção, no que diz respeito à proposta didático pedagógica explicitada e aos objetivos visados. IV – Correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos.

Critérios Eliminatórios específicos apresentar erro ou indução a erro em conceitos, argumentação e procedimentos matemáticos, no livro do aluno, no manual do professor e, quando houver, no glossário; deixar de incluir um dos campos da Matemática escolar, a saber: números e operações, álgebra, geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação;

dar atenção apenas ao trabalho mecânico com procedimentos, em detrimento da exploração dos conceitos matemáticos e de sua utilidade para resolver problemas; apresentar os conceitos com erro de encadeamento lógico, tais como: recorrer a conceitos ainda não definidos para introduzir outro conceito, utilizar-se de definições circulares, confundir tese com hipótese em demonstrações matemáticas;

Critérios Eliminatórios específicos a obra que deixar de propiciar o desenvolvimento de competências cognitivas básicas, como: observação, compreensão, argumentação, organização, análise, síntese, comunicação de idéias matemáticas, memorização; valorizar excessivamente o trabalho individual; apresentar publicidade de produtos ou empresas;

no manual do professor, não apresentar orientações metodológicas para o trabalho do ensino-aprendizagem da Matemática; no manual do professor, deixar de contribuir com reflexões sobre o processo de avaliação da aprendizagem de Matemática,; no manual do professor, não apresentar orientações para a condução de atividades propostas.

Como são as resenhas? Visão geral da obra Principais pontos positivos e negativos da obra. A coleção Breve descrição da estrutura da obra seguida de um sumário por volume.

Como são as resenhas? Análise Aqui se apresenta a análise crítica da obra enfocando: seleção, distribuição,e abordagem dos conteúdos; a metodologia adotada, a linguagem e os aspectos gráficos e editorias, e o manual do professor.

Distribuição dos conteúdos Abordagem dos conteúdos por campo Números e operações Álgebra Geometria Tratamento da informação Grandezas e medidas

Como são as resenhas? Metodologia de ensino e aprendizagem Análise do tipo de metodologia adotada, do uso de materiais didáticos, da contextualização proposta e de aspectos associados à formação da cidadania. Linguagem e aspectos gráfico-editoriais Discute-se o uso de diferentes linguagens e sua associação com a Matemática, a forma de introdução da linguagem específica da Matemática, a qualidade das ilustrações como apoio à aprendizagem e aspectos gráficos facilitadores do estudo e da formação de conceitos.

Manual do professor Apresentam-se as características do manual do professor e uma análise do cumprimento do seu papel como material de apoio ao trabalho docente.

Esta seção tem por objetivos apresentar: - Recomendações sobre o uso da coleção. - Sugestões para o planejamento e uso dos materiais didáticos sugeridos na obra; - Indicações para um melhor aproveitamento da obra; - Alertas sobre os conteúdos que precisam ser complementados e inadequações presentes na obra que o professor pode contornar. Em sala de aula