GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Formação Sala de Leitura e Filosofia
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Letramento: um tema em três gêneros
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ “Leituras que inspiram descobertas”
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
CRITICAL LITERACY.
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Caracterização dos ciclos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Letramento e o Processo de Alfabetização como um Problema de Saúde Pública: sobre ações em promoção da saúde Patrícia Prado Calheta PUCSP/COGEAE
Linguagem, alfabetização e letramento
Curso de Docência Universitária
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Programas. Guia PNLD 2014 Site: Programas.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO -MEC
1 Profa. Dra. Clara Dornelles Julho de Licenciatura em Letras (UFSC, 1996) Mestrado em Letras (UFSC, 2000) Doutorado em Linguística Aplicada (Unicamp,
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Programa de Formação Continuada
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Escolha do livro didático para o ano letivo de 2014
Universidade Federal do Amapá
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Apresentação do Projeto para os Gestores
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Didática da alfabetização
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Construindo a cultura educacional inclusiva
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Ariane Mieco Sugayama Assistente técnica da A Cor da Letra, professora de Língua Portuguesa e Literatura

GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Apresentação:   Atualmente, questões referentes à leitura têm ganhando cada vez mais espaço em nossa sociedade, pois a busca é de que cada vez mais as pessoas possam compreender melhor o que se lê e como se lê os diferentes textos em circulação. Com relação à leitura de textos literários, os desafios se tornam mais complexos, pois o gênero possui particularidades que demandam do leitor engajamentos que diferem dos de outros tipos de texto. Dessa maneira, o grupo de estudo “Leitura Literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” procura analisar e compreender as práticas de leitura de textos literários em diversos contextos. A proposta desse grupo de estudo é de apresentar aos participantes as diversas concepções de leitura e letramento, a fim de que possamos refletir sobre nossas atuações. O enfoque é dado às questões referentes à leitura dos textos literários, de modo que possamos conhecer os desafios de se trabalhar em uma perspectiva que leva em consideração o contexto real de uso de linguagem e não ideal. Durante o grupo de estudos, serão lidos e discutidos textos sobre leitura, letramento, literatura, ensino-aprendizagem, metáfora etc. GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico a prático e ser explorado”

GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” DIRIGIDO A: A todos interessados em leitura de textos literários. ESTRUTURA E CARGA HORÁRIA: 25 horas. INVESTIMENTO (mensalidade) Valor do curso 600,00 Parcelado em 4x 150, 00 INFORMAÇÕES GERAIS Local: A Cor da Letra Rua: Simão Alvares, 1031, Pinheiros 3817-4490/3817-4492 Datas: Encontros quinzenais, aos sábados, 03, 17, 31 de março; 07, 21 de abril; 05, 19 de maio; 02, 16, 30 de junho, das 9hs às 11h30. INCREVA-SE ariane@acordaletra.com.br Reservas pelo email e efetivação da inscrição a partir de 01 de fevereiro de 2012. GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado”

GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado” Organização Curricular A prática tradicional de leitura Os modelos cognitivistas de leitura A abordagem interacionista Letramento: autônomo e ideológico A leitura como uma prática social Paradigmas de leitura: tradicional, cognitivista, sociocultural. O conceito de mediação nas práticas de leitura A leitura dos gêneros literários: fruição estética e humanização. A leitura dos gêneros literários: aspectos inferenciais A importância do gênero literário na formação do leitor O gênero literário na cultura escolar A leitura do poema: as figuras de pensamento em uso As perguntas na mediação de leitura: discutindo se aprende. Instrumentos que auxiliam as práticas de leitura: registro e diário de leitura. Contextos comunicativos compartilhados onde ocorrem as práticas de leitura. A mediação de leitura em uma perspectiva cultural/ Ação Cultural Reflexão sobre a prática do mediador: o mediador, a criança e o livro de literatura (seleção de acervo/quantidade e qualidade).   GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico a prático e ser explorado”

GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico e prático a ser explorado Profissional Profa. Ms. Ariane Mieco Sugayama, assessora técnica de projetos de leitura e formadora de mediadores de leitura – arianetec@hotmail.com Sou Ariane e estou, extremamente, feliz por desenvolver um grupo de estudos com pessoas interessadas na apaixonante área de estudos de leitura em interface com a literatura. Sou formada em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2006), possuo Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, LAEL, da PUC-SP (2011). Minha experiência com a leitura e literatura vem tanto da minha atuação como professora em escolas públicas e particulares, quanto como assessora técnica de projetos de leitura e formadora de mediadores em uma perspectiva de ação cultural pela A Cor da Letra. Dessa maneira, espero que possamos nesses encontros de grupo de estudo compartilhar experiências práticas e teóricas, enriquecendo ainda mais o nosso trabalho com a leitura e a literatura. “ GRUPO DE ESTUDOS “Leitura literária: um percurso teórico a prático a ser explorado”