AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
Escola Superior de Educação
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
A Investigação Educacional em Portugal
Currículo e Formação Docente
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Currículo por Competências e Habilidades.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Autor: Paulo Fernandes da Anunciação
Departamento do Ensino Secundário
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Pedagogia de Integração Abordagem por competência
Definições situacionais.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Replicação Metas Curriculares de Português
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Este Espaço na Web é um portal da Fundação Calouste Gulbenkian, que pretende ser um espaço de referência para os professores de ciência, onde estes, de.
Cursos de Educação e Formação de Adultos Nível Secundário
A apresentação desenrola-se automaticamente, mas se desejar “apressar” algum diapositivo basta “clicar” com o rato numa qualquer área da apresentação.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Centro de Competência CRIE da Universidade de Aveiro e ducação e e Portfolio s ePortfolios CCUA e ducação e e Portfolio s ePortfolios
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
A escola como agente de socialização
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS Trabalho realizado no âmbito da acção de formação: DIDÁCTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Introdução Falar de … A avaliação está no cerne dos processos educativos e formativos porque se desenvolve com base na relação de comunicação que se estabelece entre professores e alunos. A Tarefa O Processo Os Recursos É uma relação que tem lugar em contextos sociais e culturais muito complexos e que, naturalmente, é fortemente condicionada pelos conhecimentos, capacidades, concepções, motivações e empenho dos professores. A Avaliação Conclusão Na WEB Tal relação é muito, provavelmente, o factor que mais influencia os processos e os resultados inerentes ao ensino e à aprendizagem. Autores

Falar de Avaliação é: Introdução problematizar a organização das escolas e dos sistemas de formação. questionar as práticas da administração. pôr em causa o actual sistema de formação de professores. questionar as práticas de muitos professores. mexer com a vida dos professores e das escolas. A Tarefa O Processo Os Recursos A Avaliação Conclusão Na WEB Autores

A Tarefa Introdução Pretende-se que os participantes neste programa de formação atinjam, entre outros, os seguintes objectivos: Falar de … O Processo Compreender o papel do processo de avaliação no desenvolvimento do currículo. Compreender o papel de cada uma das diferentes funções e modalidades de avaliação na organização do ensino e da aprendizagem. Conhecer diferentes técnicas de recolha de informação. Os Recursos A Avaliação Conclusão Na WEB Autores

O Processo Análise de instrumentos de avaliação; Introdução Para se atingir os objectivos propostos, os participantes deverão desenvolver os seguintes tipos de actividades: Falar de … A Tarefa Análise de instrumentos de avaliação; Realização de pequenos exercícios práticos: Leitura e análise, por parte de grupos de dois ou três participantes, de textos correspondentes a cada um dos objectivos enunciados; Realização de pequenos exercícios práticos. Os Recursos A Avaliação Conclusão Na WEB Autores

Os Recursos Introdução Recolha de informação, de acordo com os objectivos pretendidos e com as tarefas a realizar: Falar de … A Tarefa O Processo A Avaliação Conclusão Na WEB Autores

A Avaliação Introdução Pretende-se que, em grupo de dois ou três participantes, se discutam e elabore um trabalho final, tendo por base as seguintes afirmações: Falar de … A Tarefa “Os principais momentos de avaliação devem ser dados a conhecer antecipadamente aos alunos.” “Com excepção dos testes de papel e lápis, todos os outros instrumentos de avaliação não compensam o tempo que demoram a elaborar.” “A maior parte da avaliação que fazemos é porque somos obrigados e não porque sintamos necessidade de a fazer.” “A avaliação é, de todas as tarefas que temos de realizar como professores, a mais difícil de executar.” O Processo Os Recursos Conclusão Na WEB Autores

Conclusão Introdução O problema fundamental da avaliação, na sua essência, não é o de criar métodos e técnicas de construção de instrumentos que nos permitam classificar os alunos. O problema está nos significados que diferentes actores atribuem ao ensino, à escola e à educação. É, indiscutivelmente, uma problemática geradora de polémica, de debate e de permanente reflexão: Falar de … A Tarefa O Processo Os Recursos Avaliar conhecimentos ou um amplo espectro de capacidades, atitudes, conhecimentos? Avaliar como tarefa exclusivamente do professor ou partilhada com alunos e demais intervenientes? Avaliar como tarefa exclusivamente da escola ou com partilha, aceitação e credibilidade da avaliação externa? A Avaliação Na WEB Autores

Na WEB Introdução Falar de … A Tarefa O Processo Os Recursos Para terminar indicam-se alguns organismos em cujas páginas WEB se disponibilizam outros recursos e informações que permitem aprofundar a reflexão: Falar de … Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) A Tarefa Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE) O Processo Departamento do Ensino Básico (DEB) Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular Os Recursos Parecer sobre Gestão Flexível do Currículo A Avaliação Raul Doria - Documento sobre avaliação Publicações: Conclusão Freitas, C. M. V., Gestão flexível do currículo. Contributos para uma reflexão crítica, Lisboa, Texto Editora, 2001 Autores Fosnot C., Construtivismo e Educação, Lisboa, Instituto Piaget

FIM Trabalho Realizado por: Adélia Mota Aida Neves Luís Lobo Adalberto Montenegro