Mercado Introdução MERCADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
CONCEITOS PRELIMINARES
MARKETING DE SEGMENTOS
CICLO DE VIDA.
AULA 4 POSICIONAMENTO DO PRODUTO
AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA
Novos Fundamentos e Velhos Problemas Presidência da República Casa Civil Amir Khair 3 de Junho de 2005.
PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) AULA 2
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Movimentos Internacionais de Fatores
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
MERCADO CATARINA E FABIANY
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
Previsão de Demanda para a Região de Araçatuba
Fundamentos de Economia
Aumento de produtividade e exportações agrícolas
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 04
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios Bibliografia:
TEORIA ECONOMICA I.
Planejamento de Campanha – A4
Análises de Demanda e Oferta
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL
Estrutura de um projeto
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
VISÃO DO MOMENTO DE MERCADO O MOMENTO DA CONJUNTURA O MOMENTO DA INDÚSTRIA OS IMPACTOS NA ÁREA DE CONSULTORIA DE PROJETOS AS AMEAÇAS OS DESAFIOS AS OPORTUNIDADES.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Desafios gerenciais Aula 4.
Economia e Mercado 2ª AULA.
Panorama Mundial da Eficiência Energética
Microeconomia – aula 6 Microeconomia para Administração
Ciclo de vida do Produto
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
MERCADO É o local onde as forças de demanda e oferta se convergem para transacionar seus fatores de produção e serviços. Observa-se ainda os aspectos de.
Ciclo de Vida do Produto e Promoção
Professor Fernando Castro Vieira Filho
Projeção através da aplicação dos coeficientes de elasticidade
Brasília, 16 de março de Seminário MPS O Futuro da Previdência no Brasil Fatores Urgentes e Fatores Importantes para o Equilíbrio de Longo Prazo.
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
CONJUNTURA ECONÔMICA JOSIAS ALVES.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Douglas Pereira da Silva
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
uma aspiração, um desejo de comprar e não a realização do desejo;
Avaliação Econômica de Projetos - TAMANHO
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Princípios de Microeconomia
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Demanda. Nos primeiros dias de janeiro de todos os anos, os principais jornais apresentam matérias sobre as liquidações que algumas grandes lojas de departamento.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Envelhecimento no Brasil
INFLAÇÃO Livro: Introdução à Economia Autores: Paulo E. V
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) O Panorama da Economia Brasileira Denísio Liberato Secretaria.
Segmentação de Mercado
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL
Transcrição da apresentação:

Mercado Introdução MERCADO O estudo de mercado constitui o ponto de partida para a elaboração de projetos. O dimensionamento do mercado representa uma aproximação, para que se estabeleçam os limites adequados ou as condições ótimas do programa. ENGENHARIA INVESTIMENTO FINANCIAMENTO CUSTOS

Internacional Mercado Global 100% Local Regional Mercado do Projeto

ELASTICIDADE ELASTICIDADE Definimos como Elasticidade a intensidade com que a procura de um bem aumenta em resposta a uma baixa de preço (elasticidade-preço) ou a uma elevação de renda (elasticidade-renda).

Elasticidade dos Produtos DEMANDA OFERTA ESSENCIALIDADE DO PRODUTO POSSIBILIDADE DE SUBSTITUIÇÃO GRAU DE ELASTICIDADE

Visão rápida de Segmentos de mercado

Ciclo de Vida do Produto SATURAÇÃO DESENVOLVIMENTO INTRODUÇAÕ CRESCIMENTO DECLÍNIO PRÉ PRODUTO

Etapas do Estudo de mercado Coleta de Antecedentes: informações estatísticas e não estatísticas; Análise dessas informações e Projeções de Tendências; Delimitação da Área; Dimensionamento da Procura; Estrutura da Oferta

PROJEÇÃO PROJEÇÃO È importante saber que o crescimento do consumo é o resultado ou o somatório de vários fatores como renda, gostos do consumidor, população, preços e políticas governamentais Com a suposição de que os mesmos fatores do passado continuarão no futuro, a influenciar a demanda e a oferta, a tendência histórica se fundamenta para fazer suas previsões.

Evolução anual Populacional dos municípios estudados

Rendas médias da população nos 16 anos nos municípios

Média da população nos 16 anos nos municípios estudados

População de 80 anos ou mais de idade por sexo