Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acadêmicas: Daiane, Daniele, Eliana Batistela, Leila,
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Comissão de Educação dos Profissionais
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
O Papel da CIS no PCCTAE.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI)
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Política de Gestão de Pessoas do GDF
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Etapas da construção do PDI IFTO
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Seminário Saúde da.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
A Importância da Educação Continuada
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Universidade Federal de Goiás
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
Construção do Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnicos-administrativos da Educação A Experiência da UFRN Pró-reitoria.
Profissional de GC / Função de GC
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Trabalho de Conclusão de Curso
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO TÉCNICO-ADMINISTRATIVA
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Formação em Gestão Social: Trajetórias e Cenários Tânia Fischer CIAGS Universidade Federal da Bahia 3 de abril de 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS COORDENAÇÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO COMISSÃO.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
3ª REUNIÃO DE ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE RESÍDUOS SÓLIDOS 2013.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
MESTRADO PROFISSIONAL
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Gestão por competência
BSC Balanced Scorecard
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH Comissão de Hospitais.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS RELEVANTES PARA.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO

A UFF Somos cerca de 4.300 servidores Técnico-Administrativos e 3.000 Docentes; Servimos à comunidade com: 03 Campi; 04 Pólos Universitários; 01 Colégio Universitário; 01 Hospital Universitário; Diversas Unidades isoladas, todas distribuídas por vários municípios do estado do Rio de Janeiro, incluindo Niterói; Campus Avançado em Oriximiná/PA, Reitoria em Niterói.

A UFF Missão: Visão: Fonte: PDI – UFF “Produzir, difundir e aplicar conhecimento e cultura de forma crítica e socialmente referenciada.” Visão: “A UFF será reconhecida nacionalmente pela qualidade dos seus cursos, mérito da sua produção científica e relevância social das suas atividades, ampliando a sua capacidade de oferecer soluções para o desenvolvimento auto-sustentado do Brasil.” Fonte: PDI – UFF

Na UFF – 2004 a 2010... Censo UFF 2004; PCCTAE – Lei 11.091/05; Realização de diversos Concursos Públicos; Elaboração de processo embrionário de alocação de pessoal baseada em perfil dos servidores; Decreto 7.232/10 – Reposições; Levantamento de Competências institucionais, a partir de Workshop (2006);

Na UFF – 2004 a 2010... I Seminário Interno de Recursos Humanos (2010) – “Construindo coletivamente a gestão de pessoas: planejamento estratégico da área para o quadriênio 2011-2014” Perspectivas: Mudança da cultura organizacional; Comprometimento dos colaboradores; Otimização do fluxo de trabalho; Definição das atribuições das áreas e perfil dos servidores; Divulgação das competências profissionais por cargo e área.

Na UFF – 2004 a 2010... Processo de reestruturação administrativa, resultando na criação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE, caracterizando importante mudança conceitual para as perspectivas de gestão. em substituição à Superintendência de Recursos Humanos – SRH, - FALAR UM POUCO SOBRE ISTO

Na UFF – 2004 a 2010... Aprovação pela Comissão Mista de Orçamento e Metas da Universidade, em 2010, do Programa Institucional, proposto pelo então Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos, atual Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo, “Dimensionamento e Análise da Força de Trabalho Técnico-Administrativa da UFF”, o que garantiu o aporte de recurso financeiro do PDI da Universidade. O Programa prevê três os eixos de atuação: Dimensionamento da Força de Trabalho; Impacto da Capacitação sobre a dinâmica da UFF; e Mapeamento de Competências. AS TRÊS VERTENTES SUBSIDIAM AS POLÍTICAS DE GESTÃO. PRECISÁVAMOS SABER O QUE JÁ SE CAPACITOU. QUAL O CAPITAL INTELECTUAL DA NOSSA INSTITUIÇÃO. AS COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA A DEFINIÇÃO DE POLÍTICAS DE GESTÃO. E O DIMENSIONAMENTO COMO UMA CONSOLIDAÇÃO REFLETINDO NA ALOCAÇÃO IDEAL DAS PESSOAS. SERIA UM PROCESSO RETROALIMENTANDO OS OUTROS. ENTENDEMOS QUE SÃO FACETAS INDISSOCIÁVEIS DA GESTÃO DE PESSOAS. ESTA RETROALIMENTAÇÃO PODE SE DAR PELA AVALIAÇÃO DE DESEMEPNHO. PERCEBÍAMOS QUE HAVIA OUTRAS QUESTÕES A SEREM LEVANTADAS, CONTUDO NÃO TERÍMOS CAPACIDADE INSTALADA PARA TODAS AS AÇÕES. DESTA FORMA, COMO SE VERÁ A FRENTE, OPTAMOS POR COLOCAR ESTAS DIMENSÕES EM 2011 E ESTENDER O PROGRAMA EM 2012.

Eixo: “Impacto da Capacitação sobre a dinâmica da UFF” Objetivos Específicos 1. Avaliar o impacto produzido pelo processo de capacitação dos servidores técnico-administrativos da UFF sobre as competências individuais e institucionais, no período de 2006 a 2010; 2. Subsidiar a elaboração dos concursos públicos, as remoções, as redistribuições, as avaliações de desempenho e o plano de capacitação. O que foi realizado e a fase atual: Pesquisa bibliográfica em plataformas de pesquisas e páginas eletrônicas, visando definir a base teórica. Definição da abordagem metodológica. Aplicação de questionários (técnico-administrativos e chefias), 2011/2012.

Eixo: “Mapeamento de Competências” Objetivos Específicos 1. Mapear as competências individuais institucionais; 2. Subsidiar a elaboração dos concursos públicos, as remoções, as redistribuições, as avaliações de desempenho e o plano de capacitação; 3. Identificar as atividades desenvolvidas nas diversas unidades da UFF. O que foi realizado e a fase atual: Aplicação de projeto piloto na PROGEPE para definição da metodologia; Aprovação pelo Magnífico Reitor para implantação na UFF; Preparação para mapeamento em toda Universidade, ainda em 2012.

Eixo: “Dimensionamento da Força de Trabalho” Objetivos Específicos: Apurar o quantitativo da força de trabalho técnico-administrativa e sua distribuição pelas diversas unidades da estrutura organizacional; Identificar o potencial humano, quanto à escolaridade, idade, tempo de serviço, experiência profissional e rotatividade; Subsidiar a elaboração dos concursos públicos, as remoções, as redistribuições, as avaliações de desempenho e o plano de capacitação. O que foi realizado e a fase atual: COMO IDENTIFICAMOS QUE NOS SISTEMAS NÃO HAVIA TODAS AS UNIDADES QUE NA PRÁTICA EXISTIAM, PRECISAMOS ORGANIZAR OS SISTEMAS. APÓS ACERTAS OS SISTEMAS, IDENTIFICAMOS QUE NA PRÁTICA OS SERVIDORES ESTAVAM TRABALHANDO EM DETERMINADOS SETORES QUE NÃO CORRESPONDIAM A LOTAÇÃO DO SISTEMA. Organização da estrutura das UORGs dentro dos sistemas institucionais, iniciado em 2011. Ajuste no sistema da força de trabalho, em 2012. Aplicação de formulário individual a todos os servidores técnico-administrativos, objetivando o levantamento do perfil funcional, iniciado em 2011.

Em 2011... Aprovação pela Comissão Mista de Orçamento e Metas da Universidade de novo Programa Institucional proposto pela CPTA, com aporte de recursos do PDI: “Programa de Dimensionamento da Força de Trabalho e Mapeamento de Processos Administrativos e Ambientes Organizacionais – UFF” EM 2012 INICICAMOS ESTE TRABALHO E TAMBÉM A REFORMULAÇÃO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, QUE NÃO ESTÁ UTILIZANDO RECURSOS DO PDI.

• Objetivos: Concluir os processos iniciados no Programa anterior; Catalogar por unidade os cargos existentes em cada área de atuação do servidor; Realizar diagnóstico da quantidade de processos que envolvem os cargos da Universidade; Identificar os Macroprocessos envolvidos; Utilizar técnicas qualitativas e quantitativas de sondagem e identificação dos ambientes organizacionais da UFF, visando à identificação e análise do processo de trabalho e atribuições de cada área de atuação dos servidores. DENTRO DESTE PROGRAMA ESTAMOS CONCLUINDO OS TRABALHOS INICIADOS EM 2011 (MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS, LEVANTAMENTO DE PERFIL E IMPACTO DA CAPACITAÇÃO) E COMEÇANDO O MAPEAMENTO DE PROCESSOS E AMBIENTES. Mapeamento das Unidades UFF; Identificar o “tamanho” da universidade em termos de unidades; Identificar o relacionamento entre as Unidades no que tange a troca de informações/documentos; Identificar o “Gapping” aproximado entre o número total de servidores e os funcionários da UFF;

Por que a realização deste Trabalho? Favorecimento da profissionalização das relações interpessoais e intersetoriais: Definição mais clara dos fluxos e processos de trabalho; Maior agilidade e transparência no fluxo de informações; Definição das atribuições dos Setores; Despersonificação das atividades desenvolvidas.

Por que a realização deste Trabalho? Qualificação da base de sustentação técnica para as políticas e ações de gestão de pessoas, associadas às definições do PDI em vigor, tais como: Valorizar, capacitar e qualificar a força de trabalho; Incentivar a integração dos esforços individuais aos objetivos institucionais; Comprometer a comunidade universitária com o desempenho global da Instituição.

Resultados já alcançados 12% dos dados dos servidores já foram implantados no sistema: Identificamos que: 53% dos servidores são do sexo feminino; 40% possuem pós-graduação; 79% possuem especialização; 22% possuem mestrado; 42% possuem inglês não fluente; 46% domina word; 39% domina parcialmente o excel; 31% domina parcialmente o power point; 48% domina a internet.

Resultados já alcançados Lista atualizada dos contatos/responsáveis da Universidade; Atualização de 90% dos sistemas de UORGs da Universidade; Mapeamento dos macroprocessos de 15% das Unidades.

Dificuldades encontradas... Greve; Desatualização dos sistemas gerenciais internos de gestão de pessoas; Dificuldade de adesão dos servidores, quanto à resposta aos questionários; Unidades muito dispersas; Acúmulo de atribuições dos integrantes do grupo de trabalho; Falta de um sistema de TI que reflita as demandas atuais da área. Greve: Muitas unidades encerraram suas atividades ou não retornam as chamadas da equipe do projeto em função da greve.; Aceitação: O projeto ainda não é conhecido dentro da Universidade, o que em alguns casos impede ou adia a concretização da coleta de dados; Uma dificuldade institucional que ocasionou uma reformulação das etapas preliminares do projeto, no tocante ao levantamento da força de trabalho, referiu-se à emissão de relatórios gerenciais que não espelhavam a estrutura hierárquica correta das unidades organizacionais (UORGs) e consequentemente a distribuição exata dos servidores nessa hierarquia. Esta dificuldade específica gerou o engajamento de membros da equipe em grupo de trabalho criado pela Proplan, com o objetivo de realizar os ajustes cabíveis nos sistemas SIAPE e SIORG-UFF, em relação à estrutura organizacional da UFF, bem como definir a regulamentação e fluxos necessários para as alterações estruturais.

Nossas Perspectivas... Conhecer tecnicamente e operacionalmente o funcionamento das atividades inerentes a todos os cargos da organização; Elaborar projeto para melhor alocar os servidores, com base em perfis estabelecidos a partir dos levantamentos realizados; Subsidiar os Planos Institucionais de Capacitação e de Gestão de Desempenho; Subsidiar atividades de outros setores da Universidade; Favorecer o aprimoramento dos sistemas informatizados; Aprimorar os fluxos de trabalho, favorecendo maior celeridade e qualidade nos serviços prestados.

Contatos PROGEPE – www.progepe.uff.br CPTA – (21) 2629-5041 alinemarques@vm.uff.br