SARESP 2009 -- 6ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professores: José Junior e Francisco Braga 8ª Série/9º Ano - EF
Advertisements

I . DICAS DE MATEMÁTICA 1)DIVISÃO D = q.d + r 2)FRAÇÕES
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Ministério da Educação Universidade Federal de Pelotas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID Curso de Licenciatura em Química.
1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA
Encontro dos Professores de Matemática da Rede Municipal de Ipatinga
Unidade 1: Do espaço ao plano. Figuras semelhantes.
Unidade1: Probabilidade e Estatística.
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
Análise dos resultados Avaliação da Aprendizagem em Processo / SARESP
Recuperação Intensiva
ENCCEJA MATEMÁTICA.
SARESP 2008 Escala de Proficiência
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
O USO DA MATEMÁTICA NO COMPUTADOR
Matemática Plano de curso Djalma Henrique.
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
7º ANO (6ª série) ENSINO FUNDAMENTAL II Professor: Graciano
ESTATÍSTICA.
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Curso de formação “O ensino da geometria no 1º ciclo”
Currículo /Educação Física
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 01
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
Questões de didática da matemática Paulo Figueiredo Lima (Dmat/UFPE) Presidente da SBEM 1 o. Colóquio em Epistemologia e Pedagogia das Ciências PUC-Rio.
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
Semana 12 Proporcionalidade e suas aplicações Objetivos:
Relatório Pedagógico de Geografia e História
8ª. série – 9º. ano ProfessoraS : Ynez Soledade GRAÇA MARTINS 2010
Oficina de Apropriação de Resultados
Matemática – Unidade 2.
Prática de Ensino em Matemática I Aula 04
JOGO DAS DEZENAS.
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
Ensino Médio. 1ª edição – 157,2 mil inscritos; 2001 – 1,6 milhões de inscritos; 2006 – 3,7 milhões de inscritos; 2009 – 4,1 milhões de inscritos. Exame.
Conceitos e Procedimentos
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
RAZÃO E PROPORÇÃO GIOVANNI ÁVILA.
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Registro do jogo de TRILHA
BIOMAIS INTENSIVO ENEM – MATEMÁTICA PROFESSOR: Hamilton Vinícius Gomes.
Professora: Mariane Krull Turma: 9º ano
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
INTRODUÇÃO SEMELHANÇAS DE TRIÂNGULOS E RAZÃO EM ÁLGEBRA
PLANO DE AULA Turma: 8ª Série/9º Ano
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
ANÁLISE COMPARATIVA PROVAS BIMESTRAIS Quadros e Gráficos
Avaliação da Aprendizagem em Processo 3ª edição 2012 Rita de Cássia T. Prates e Sueli Ap. Gobbo Araujo.
Funções: conceitos iniciais – variação de grandezas
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
2ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Proporcionalidade directa Proporcionalidade Directa Profª Ana Sofia Castanheira Escola Básica Vasco da Gama de Sines 2010 / 2011 de Escolas de Sines Matemática.
Transcrição da apresentação:

SARESP 2009 -- 6ª série/7º ano H29 Resolver situações-problema que envolva grandezas direta ou inversamente proporcionais. Observe a tabela que Laís fez com as quantidades de ganhadores de um sorteio de loteria e o valor do premio destinado a cada um dos possíveis ganhadores. QUESTÃO 141 Se o numero de ganhadores for 200, o valor que cada um ganhara, em reais, será: a. 36.000,00 b. 18.000,00 c. 8.600,00 d. 1.100,00

CURRÍCULO: 6ª série/7º ano – Ensino Fundamental – Volume 3 – S A - 1 CONTEÚDOS E TEMAS: proporcionalidade; variação diretamente proporcional; variação inversamente proporcional; razão de proporcionalidade. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: identificar situações em que existe proporcionalidade entre grandezas; usar a competência leitora para interpretar problemas de proporcionalidade; resolver problemas envolvendo a variação diretamente e inversamente proporcional entre grandezas. 1º ano - Ensino Médio – Volume 2 – S A – 1 CONTEÚDOS E TEMAS: interdependência entre grandezas; proporcionalidade direta e inversa; funções: variável dependente e variável independente; exemplos diversos. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: compreender a ideia de proporcionalidade direta e inversa como relações de interdependência; expressar a interdependência entre grandezas por meio de funções; contextualizar a ideia de função e enfrentar situações-problema relativas ao tema.

A medida da área, em m², a ser pintada de branco e: a. 3 b. 4 c. 6 QUESTÃO 142 SARESP 2009 - 8ª série/9º ano H39 - Resolver problemas que envolvam o cálculo de área de figuras planas. Uma parede de uma escola, com formato retangular, tem 4 m de comprimento e 3 m de altura. A diretora quer pinta-la utilizando duas cores de tinta acrílica. A cinza será utilizada ao longo de todo seu comprimento, mas ate a altura de 2 m. O restante da parede será pintado com tinta branca. A medida da área, em m², a ser pintada de branco e: a. 3 b. 4 c. 6 d. 8 CURRÍCULO: 6ª série/7º ano – Ensino Fundamental – Volume 3 – S A - 3 CONTEÚDOS E TEMAS: classificação de figuras; elementos de figuras planas; propriedades elementares de figuras planas; introdução as ideias de perímetro e área (composição e decomposição); adição e subtração de frações (com o geoplano); simetria. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES: comparar perímetros e áreas; resolver situação-problema a partir da leitura atenta do enunciado; desenvolver raciocínio lógico-dedutivo em problemas geométricos.