PROCESSO CIVIL INVENTÁRIO E PARTILHA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema dual e sua superação pela Emenda Constitucional n. 66
Advertisements

Sucessões em Geral.
Direito Constitucional
Património.
Sucessões Aspectos Gerais
Direito das sucessões Prof. Danilo Doneda aula II
PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
Litisconsórcio Art. 46s do CPC.
Os Ausentes.
AUSÊNCIA DE BENEFICIÁRIO
30/03/2017.
DO LISTISCONSÓRCIO E DA ASSISTÊNCIA
Prática Jurídica I Petição Inicial.
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
Antes chamada de Sociedade por Cotas de Responsabilidade Limitada
Lei /2007 Dúvidas freqüentes.
Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães www. heitormirandaguimaraes. com
08/04/2017.
INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL (INVENTÁRIO ADMINISTRATIVO)
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
Ação de DIVÓRCIO LITIGIOSO
SUCESSÕES AULA 1 Lisla Vassoler.
INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Assistência
Do direito de representação. Conceito. Efeitos.
Aceitação da herança. Renúncia da herança. Cessão da herança.
Aceitação e Renúncia da Herança
DIREITO DAS SUCESSÕES CÓDIGO CIVIL DE 2002.
Lugar. Objeto. Administração. Transmissão da herança.
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
DOS PROCEDIMENTOS ESPECIAIS
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação da sentença, pode ser por cálculos, quando o próprio credor poderá instruir o pedido com a memória discriminada e atualizada.
Ação negatória de paternidade
Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo – FDSBC Curso de Direito Civil Direito Civil V Direito das Sucessões Prof. Estevan Lo Ré Pousada Aula 23.
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
PARTES Arts. 7º a 45, CPc.
Do testamenteiro. Arts a 1.990, CC. Dos legados.
Arrolamento de bens arts. 855 até 860 do CPC.
Posse em nome do nascituro
Do inventário e da partilha. Regras gerais.
Da garantia dos quinhões hereditários. Arts a 2.026, CC.
DA SUCESSÃO LEGÍTIMA Dá-se a sucessão legítima ou ab intestato em caso de inexistência, invalidade ou caducidade do testamento, e também em relação aos.
PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL EMPRESARIAL ASPECTOS PROCESSUAIS DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL Geraldo Fonseca de Barros Neto 9/6/2015.
Profa. Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
AÇÃO PAULIANA (Revocatória).
Inventário e Partilha extrajudiciais Lei /07
INVENTÁRIO E PARTILHA ARTS a
PETIÇÃO DE HERANÇA Prof. Paulo Hermano.
Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal
ABERTURA DA SUCESSÃO E HERANÇA Arts a
Professor Paulo Hermano
CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS
Professor Paulo Hermano
DIREITO DAS SUCESSÕES PETIÇÃO DE HERANÇA
DIREITO COMERCIAL II Prof. Wiverson de Oliveira. Localização normativa Novo Código Civil: lei de – arts. 966 a revogou a Parte.
PROCESSO DAS SUCESSÕES
24/04/2017.
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
DIREITO DAS SUCESSÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO
LEGITIMIDADE ATIVA E PASSIVA.
CLASSIFICAÇÃO E DINÂMICA
SUCESSÃO LEGÍTIMA INEXISTÊNCIA, INVALIDADE OU CADUCIDADE DO TESTAMENTO. BENS NÃO COMPREENDIDOS NO TESTAMENTO.
Direito Das Sucessões. Modos de suceder. Complemento da aula 01.
CUMPRIMENTO DA SENTENÇA material disponível em fva.adv.br⁄academico
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL EMPRESARIAL Procedimentos especiais AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE Geraldo Fonseca 26/11/2015.
Art. 15. Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica. Art. 16. Toda pessoa tem direito.
ELEMENTOS DA AÇÃO O Conhecimento dos elementos da ação propicia ao estudioso do direito entender com profundidade institutos jurídicos tais quais a litispendência,
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
HERANÇA JACENTE Conceito A herança é considerada jacente quando, aberta a sucessão, não tendo o de cujus deixado testamento, não se tem conhecimento da.
Transcrição da apresentação:

PROCESSO CIVIL INVENTÁRIO E PARTILHA

PROCESSO CIVIL CC 1991 A 2027 CPC 982 A 1045 LEI 11.441/2007 “invenire” – do latim – achar, encontrar e descobrir – meio técnico de anotar e registrar o que for encontrado, que for pertencente ao morte – “de cujus”

PROCESSO CIVIL PQ ??? PROCEDIMENTO ESPECIAL??? - pq é de natureza documental – só poderão ser decididas questões de natureza documental – ou seja o convencimento do juiz se dá somente através de provas documentais. Se tiver que ocorre produção de outras provas – ocorrerá por processo autônomo. Ex.: exame DNA, reconhecimento de paternidade – ocorrerão por processo autônomo – vias ordinárias.

PROCESSO PROCESSO CIVIL CIVIL FINALIDADE DO INVENTÁRIO – descrever os bens da herança, ativo, passivo, herdeiros, cônjuge, credores etc. Realiza-se INVENTÁRIO E PARTILHA toda vez que se abre uma sucessão MORTIS CAUSA.

PROCESSO CIVIL ART. 1784 CC – Cria a falsa a impressão de que de que só o falecimento da pessoa impõe a imediata transmissão do seu patrimônio aos herdeiros, sem a necessidade de qualquer procedimento burocrático, sem depender do ingresso de ação judicial específica.

PROCESSO CIVIL ABERTA A SUCESSÃO – momento do falecimento do autor da herança. SAISINE – exato momento do falecimento d pessoa – opera-se de forma automática a transmissão do seu patrimônio para seus herdeiros legítimos e testamentários, independente da vontade destes e mesmo que ignorem o fato.

PROCESSO CIVIL HERANÇA – universalidade de bens e de direitos de que era titular o falecido – inclui dívidas já contraídas ou de expectativa e de direito em face de pessoas vivas. Os herdeiros assumem não só os aspectos positivos da herança, como também obrigações, até os limites dos quinhões. Ação em desfavor do falecido – início da ação – antes do falecimento – expectativa de direito em relação ao falecido – inclusão do s herdeiros no pólo passivo da ação indenizatória – art 943 CC.

PROCESSO CIVIL Art. 1792 CC c/c 1997 A Herança represente um universalidade de direitos (art 91CC), complexo de relações jurídicas dotadas de valor econômico, compreendendo ativo e passivo – incluem ativo e passivo, os créditos e os débitos – os direito e as obrigações, as pretensões e as ações de que era titular o falecido, ou as que contra ele foram propostas, desde que transmissíveis.

PROCESSO CIVIL INVENTÁRIO E PARTILHA – EXTRAJUDICIAL – ESCRITURA PUBLICA - quando todos os sucessores tem plena capacidade civil e estão de acordo com a forma a partilhar Se tiver TESTAMENTO - NÃO HOUVER CONCORDÂNCIA entre os sucessores ou tiver algum INCAPAZ → NÃO pode ser por escritura pública ESCRITURA PUBLICA – LEI 11.441/2007 Alterou o sistema tradicionalmente adotado pelo processualismo civil brasileiro

PROCESSO CIVIL INVENTÁRIO - procedimento judicial, instrumento jurídico processual, de que se utilizam os herdeiros para permitir o levantamento do patrimônio do autor da herança. O processo de inventário – é processo judicial de levantamento e apuração dos bens pertencentes ao falecido, que visa a realização do ativo e ao pagamento do passivo, a fim de repartir o patrimônio do de cujus entre os seus herdeiros. O Processo de inventário não opera a divisão de patrimônio. Essa é feita através da partilha, permitindo a conclusão de que o processo é BIFÁSICO. ( INVENTÁRIO – PARTILHA)

PROCESSO CIVIL INVENTÁRIO JUDICIAL a partir do artigo 982 CPC Prazo – 60 dias para o INÍCIO – não gera qualquer impedimento para posterior instauração – somente possibilidade, ou seja permissão para que o Juiz instaure de oficio o Inventário e a Partilha. Súmula – 542 STF – Não é inconstitucional a multa instruída pelo Estado –Membro , como sanção pelo retardamento do início ou da ultimação do inventário. Prazo – 12 meses para FINALIZAR – tb não traz consequencias jurídicas se não for cumprido.

PROCESSO CIVIL NATUREZA JURÍDICA – controvérsia na doutrina brasileira – CPC 1939 – não separava o inventário e a partilha de todos os outros procedimentos. Na verdade não havia separação dos procedimentos especiais da jurisdição contenciosa. HOJE – separa o Inventário e Partilha – está no rol de PROCEDIMENTOS ESPECIAIS – em JURISDIÇÃO CONTENCIOSA – É possível haver jurisdição contenciosa sem que haja lide. Afinal o que se PRETENDE EM JUÍZO é a prolação de um provimento jurisdicional que adjudique a cada sucessor o seu quinhão.

PROCESSO CIVIL