Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações

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Transcrição da apresentação:

Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações 1 CONGRESSO MINEIRO DE SECRETARIADO Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações   Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos Belo Horizonte, 05 de Setembro de 2003 Minascentro

Porque fazer gestão do conhecimento? Gestão do Conhecimento é uma nova prática gerencial que visa o aumento da competitividade das empresas!

Porque fazer gestão do conhecimento? Qual é a vantagem deste novo modelo de Gestão? Todos saem ganhando!

Entendendo a gestão do conhecimento. Porque todos saem ganhando?

Onde está o conhecimento nas organizações? Entendendo a gestão do conhecimento. Onde está o conhecimento nas organizações? O conhecimento é basicamente tácito e tem origem na cabeça das pessoas! A organização precisa transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito!

Entendendo a gestão do conhecimento. As organizações aprendem através das pessoas! Logo, as organizações dependem das pessoas! E qual é a relação com a competitividade?

Inovação e Competitividade. A inovação é um dos principais agentes de mudanças econômicas e sociais nos países desenvolvidos.

Inovação e Competitividade Como se comportam as empresas mais inovadoras? Têm o conhecimento como principal recurso estratégico. Têm a aprendizagem como principal processo. A gestão do conhecimento faz parte do trabalho de todos os seus membros. Adotam uma postura de aprendizagem intensiva e permanente como forma de buscar a competitividade. Desenvolvem habilidade de aprender mais rápido que seus competidores.

Conhecimento e Aprendizagem Consolida-se assim o CONHECIMENTO como sendo o recurso principal da Sociedade atual a APRENDIZAGEM como sendo o processo central dessa Sociedade.

Inovação e Competitividade Gestão do Conhecimento  Inovação Contínua Vantagem Competitiva

Entendendo a gestão do conhecimento. A gestão do conhecimento visa fortalecer o patrimônio de conhecimento das organizações através das etapas: Aquisição e Criação do Conhecimento Compartilhamento do Conhecimento Registro do Conhecimento

Entendendo a gestão do conhecimento.

Entendendo a gestão do conhecimento. Características do conhecimento O conhecimento cresce quando compartilhado e quando usado, ao contrário do capital que, quando compartilhado, é diminuído. O conhecimento deteriora quando não é usado. Ex. a fluência em uma determinada língua deteriora se não é usada.

Como fazer a aquisição e criação do conhecimento? Entendendo a gestão do conhecimento. Como fazer a aquisição e criação do conhecimento? Criando ambientes propícios à criatividade e a inovação, Investindo em treinamentos, Participando em congressos, encontros e associações, etc. Aprendendo com o ambiente externo, Contratando talentos.

Desafios da Gestão do Conhecimento Como fazer para que as pessoas compartilhem e registrem o seu conhecimento? Fortalecendo as relações de confiança, Fortalecendo a auto estima, Priorizando a realização pessoal, Focando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, Elaborando procedimentos, normas, etc.

As organizações estão praticando a Gestão do Conhecimento? Desafios da Gestão do Conhecimento As organizações estão praticando a Gestão do Conhecimento? Qual é o cenário atual?

Comportamento das empresas

Aquisição e Criação do conhecimento Gestão do conhecimento nas organizações Aquisição e Criação do conhecimento

Aquisição e Criação do conhecimento Gestão do conhecimento nas organizações Aquisição e Criação do conhecimento .

Compartilhamento de Conhecimento Gestão do conhecimento nas organizações Compartilhamento de Conhecimento

Gestão do conhecimento nas organizações Registro do conhecimento

Avaliação global da GC

Resultado parcial da análise A análise mostrou que as empresas estão, em grande parte, comprometidas com o treinamento dos funcionários, mas ainda são grandes os desafios relativos à criação, compartilhamento e ao registro do conhecimento.

As organizações não são competentes na Gestão do Conhecimento! Constatações    As organizações não são competentes na Gestão do Conhecimento!

Constatações 1) Dinheiro não é tudo! A satisfação pessoal e a qualidade de vida tem sido mais valorizadas do que um bom salário

2) As contribuições dos funcionários valem muito! Constatações 2) As contribuições dos funcionários valem muito! É preciso incentivar a participação dos funcionários com idéias e sugestões!

3) É preciso atrair e reter os talentos! Constatações 3) É preciso atrair e reter os talentos! Os processos de seleção devem ser focados na contratação de pessoas questionadoras, entusiasmadas, que saibam trabalhar em equipe e que busquem o auto-desenvolvimento!

4) Todos precisam entender que o trabalho é importante e valioso! Constatações 4) Todos precisam entender que o trabalho é importante e valioso! Todos na organização são importantes para alcançar o objetivo final! (construir um avião no lugar de apertar um parafuso)

Na economia do conhecimento, conversar é trabalhar! Constatações 5) A melhor maneira de uma organização transferir conhecimento é contratar pessoas competentes e deixar que elas conversem entre si! Na economia do conhecimento, conversar é trabalhar!

Constatações 6) Aumentar o contato face a face envolvendo todos os níveis hierárquicos! As reuniões são fundamentais para se criar ambiente de confiança onde as pessoas se sentem seguras, parte de um mesmo time e dispostas para compartilhar o seu conhecimento!

7) Equilibrar a informalidade com a formalidade! Constatações 7) Equilibrar a informalidade com a formalidade! A gestão do conhecimento exige ambientes criativos e informais, mas exige também formalidade na criação da memória organizacional!

8) É preciso fortalecer o capital social! Constatações 8) É preciso fortalecer o capital social! Redes de relacionamento entre as pessoas da organização geram confiança!

9) Nós não sabemos o que sabemos! Constatações 9) Nós não sabemos o que sabemos! “Se as empresas soubessem o que elas sabem, suas rentabilidades seriam três vezes maior”. (Presidente da HP, LEW PLATT)

10) O conhecimento deve ser coletivo! Constatações 10) O conhecimento deve ser coletivo! A única vantagem sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela sabe coletivamente, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos.

A gestão do conhecimento exige uma mudança cultural na empresa! Desafios da Gestão do Conhecimento Conclusão A gestão do conhecimento exige uma mudança cultural na empresa!

Perspectivas   As empresas estão mobilizadas em criar ambientes propícios à aprendizagem! Como? comunicação eficaz ambiente de confiança treinamento trabalho em equipe auto estima criatividade trabalho voluntário

As primeiras mudanças observadas são : Perspectivas    As primeiras mudanças observadas são : na política de RH (treinamento, seleção) na posição do RH na estrutura das empresas, no processo de tomada de decisão, na elaboração da estratégia, na preocupação com o capital social, No aparecimento do “Gestor do Conhecimento”

Desafios da Gestão do Conhecimento   Afinal, para que serve a gestão do conhecimento? A gestão do conhecimento visa alcançar resultados. Estes resultados podem e devem ser alcançados através do aumento da qualidade de vida dos funcionários!

Desafios da Gestão do Conhecimento   Para se ter sucesso na gestão do conhecimento, é preciso colocar as pessoas no coração da estratégia organizacional! Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos

Para refletir A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein

Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho de minha altura... Para refletir Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho de minha altura... Carlos Drummond de Andrade