Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações 1 CONGRESSO MINEIRO DE SECRETARIADO Gerenciar Conhecimento: Um desafio dos Profissionais e Organizações Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos Belo Horizonte, 05 de Setembro de 2003 Minascentro
Porque fazer gestão do conhecimento? Gestão do Conhecimento é uma nova prática gerencial que visa o aumento da competitividade das empresas!
Porque fazer gestão do conhecimento? Qual é a vantagem deste novo modelo de Gestão? Todos saem ganhando!
Entendendo a gestão do conhecimento. Porque todos saem ganhando?
Onde está o conhecimento nas organizações? Entendendo a gestão do conhecimento. Onde está o conhecimento nas organizações? O conhecimento é basicamente tácito e tem origem na cabeça das pessoas! A organização precisa transformar o conhecimento tácito em conhecimento explícito!
Entendendo a gestão do conhecimento. As organizações aprendem através das pessoas! Logo, as organizações dependem das pessoas! E qual é a relação com a competitividade?
Inovação e Competitividade. A inovação é um dos principais agentes de mudanças econômicas e sociais nos países desenvolvidos.
Inovação e Competitividade Como se comportam as empresas mais inovadoras? Têm o conhecimento como principal recurso estratégico. Têm a aprendizagem como principal processo. A gestão do conhecimento faz parte do trabalho de todos os seus membros. Adotam uma postura de aprendizagem intensiva e permanente como forma de buscar a competitividade. Desenvolvem habilidade de aprender mais rápido que seus competidores.
Conhecimento e Aprendizagem Consolida-se assim o CONHECIMENTO como sendo o recurso principal da Sociedade atual a APRENDIZAGEM como sendo o processo central dessa Sociedade.
Inovação e Competitividade Gestão do Conhecimento Inovação Contínua Vantagem Competitiva
Entendendo a gestão do conhecimento. A gestão do conhecimento visa fortalecer o patrimônio de conhecimento das organizações através das etapas: Aquisição e Criação do Conhecimento Compartilhamento do Conhecimento Registro do Conhecimento
Entendendo a gestão do conhecimento.
Entendendo a gestão do conhecimento. Características do conhecimento O conhecimento cresce quando compartilhado e quando usado, ao contrário do capital que, quando compartilhado, é diminuído. O conhecimento deteriora quando não é usado. Ex. a fluência em uma determinada língua deteriora se não é usada.
Como fazer a aquisição e criação do conhecimento? Entendendo a gestão do conhecimento. Como fazer a aquisição e criação do conhecimento? Criando ambientes propícios à criatividade e a inovação, Investindo em treinamentos, Participando em congressos, encontros e associações, etc. Aprendendo com o ambiente externo, Contratando talentos.
Desafios da Gestão do Conhecimento Como fazer para que as pessoas compartilhem e registrem o seu conhecimento? Fortalecendo as relações de confiança, Fortalecendo a auto estima, Priorizando a realização pessoal, Focando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, Elaborando procedimentos, normas, etc.
As organizações estão praticando a Gestão do Conhecimento? Desafios da Gestão do Conhecimento As organizações estão praticando a Gestão do Conhecimento? Qual é o cenário atual?
Comportamento das empresas
Aquisição e Criação do conhecimento Gestão do conhecimento nas organizações Aquisição e Criação do conhecimento
Aquisição e Criação do conhecimento Gestão do conhecimento nas organizações Aquisição e Criação do conhecimento .
Compartilhamento de Conhecimento Gestão do conhecimento nas organizações Compartilhamento de Conhecimento
Gestão do conhecimento nas organizações Registro do conhecimento
Avaliação global da GC
Resultado parcial da análise A análise mostrou que as empresas estão, em grande parte, comprometidas com o treinamento dos funcionários, mas ainda são grandes os desafios relativos à criação, compartilhamento e ao registro do conhecimento.
As organizações não são competentes na Gestão do Conhecimento! Constatações As organizações não são competentes na Gestão do Conhecimento!
Constatações 1) Dinheiro não é tudo! A satisfação pessoal e a qualidade de vida tem sido mais valorizadas do que um bom salário
2) As contribuições dos funcionários valem muito! Constatações 2) As contribuições dos funcionários valem muito! É preciso incentivar a participação dos funcionários com idéias e sugestões!
3) É preciso atrair e reter os talentos! Constatações 3) É preciso atrair e reter os talentos! Os processos de seleção devem ser focados na contratação de pessoas questionadoras, entusiasmadas, que saibam trabalhar em equipe e que busquem o auto-desenvolvimento!
4) Todos precisam entender que o trabalho é importante e valioso! Constatações 4) Todos precisam entender que o trabalho é importante e valioso! Todos na organização são importantes para alcançar o objetivo final! (construir um avião no lugar de apertar um parafuso)
Na economia do conhecimento, conversar é trabalhar! Constatações 5) A melhor maneira de uma organização transferir conhecimento é contratar pessoas competentes e deixar que elas conversem entre si! Na economia do conhecimento, conversar é trabalhar!
Constatações 6) Aumentar o contato face a face envolvendo todos os níveis hierárquicos! As reuniões são fundamentais para se criar ambiente de confiança onde as pessoas se sentem seguras, parte de um mesmo time e dispostas para compartilhar o seu conhecimento!
7) Equilibrar a informalidade com a formalidade! Constatações 7) Equilibrar a informalidade com a formalidade! A gestão do conhecimento exige ambientes criativos e informais, mas exige também formalidade na criação da memória organizacional!
8) É preciso fortalecer o capital social! Constatações 8) É preciso fortalecer o capital social! Redes de relacionamento entre as pessoas da organização geram confiança!
9) Nós não sabemos o que sabemos! Constatações 9) Nós não sabemos o que sabemos! “Se as empresas soubessem o que elas sabem, suas rentabilidades seriam três vezes maior”. (Presidente da HP, LEW PLATT)
10) O conhecimento deve ser coletivo! Constatações 10) O conhecimento deve ser coletivo! A única vantagem sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela sabe coletivamente, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos.
A gestão do conhecimento exige uma mudança cultural na empresa! Desafios da Gestão do Conhecimento Conclusão A gestão do conhecimento exige uma mudança cultural na empresa!
Perspectivas As empresas estão mobilizadas em criar ambientes propícios à aprendizagem! Como? comunicação eficaz ambiente de confiança treinamento trabalho em equipe auto estima criatividade trabalho voluntário
As primeiras mudanças observadas são : Perspectivas As primeiras mudanças observadas são : na política de RH (treinamento, seleção) na posição do RH na estrutura das empresas, no processo de tomada de decisão, na elaboração da estratégia, na preocupação com o capital social, No aparecimento do “Gestor do Conhecimento”
Desafios da Gestão do Conhecimento Afinal, para que serve a gestão do conhecimento? A gestão do conhecimento visa alcançar resultados. Estes resultados podem e devem ser alcançados através do aumento da qualidade de vida dos funcionários!
Desafios da Gestão do Conhecimento Para se ter sucesso na gestão do conhecimento, é preciso colocar as pessoas no coração da estratégia organizacional! Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos
Para refletir A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original. Albert Einstein
Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho de minha altura... Para refletir Porque sou do tamanho do que vejo e não do tamanho de minha altura... Carlos Drummond de Andrade