Santa Casa de Porto Alegre Complexo Hospitalar A Organização Perfil Atual O Sistema de Gestão pela Qualidade Modelo Estratégias Gerenciamento pelas Diretrizes Gerenciamento da Rotina Resultados
Organização :: Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre :: Instituição de direito privado, filantrópica, de ensino e assistência social, reconhecida como de utilidade pública. Fundação :: 19 de outubro de 1803 Negócio :: Saúde Sustentação :: Pioneirismo e Tecnologia
Perfil Perfil PERFIL Unidades Assistenciais Leitos 883 Sistema Único de Saúde 378 Particulares e Convênios Consultórios Salas Cirúrgicas Unidades de Terapia Intensiva 139 Leitos Funcionários Médicos
Hospital Santa Rita Hospital Dom Vicente Scherer Faculdade de Ciências Médicas Hospital da Criança Santo Antônio Policlínica Santa Clara Capela Nosso Senhor dos Passos Pavilhão Pereira Filho Hospital São José Hospital São Francisco Centro Cultural
ARQUIVO ADMINISTRAÇÃO BIBLIOTECA MUSEU AUDITÓRIO FOYER Centro Cultural
Perfil Internações Procedimentos Cirúrgicos Consultas Diagnóstico e Tratamento Partos Faturamento 79,5% - Consultas 83,6% - Diagnóstico e Tratamento 91,2% - Internações 79,5% - Consultas 83,6% Diagnóstico e Tratamento 91,2% Internações 1997 84,7% Grau de Satisfação dos Clientes Grau de Satisfação dos Clientes 95,1% - Consultas 94,8% - Diagnóstico e Tratamento 96,9% - Internações
Estrutura Orgânica Nível Corporativo Divisões e UGAs UGBs
Corporativa, Divisões e UGAs Estrutura Funcional Corporativa, Divisões e UGAs Policlínica Santa Clara Hospital São Francisco Hospital São José Diagnóstico e Tratamento Análises Clínicas Radiologia Imagenologia Terapias Especializadas ... Técnico e Administrativo Pessoas Materiais e Logística Finanças Marketing ... Apoio Governança Corporativa Pavilhão Pereira Filho Hospital Santa Rita Hospital da Criança Santo Antônio Hospital Dom Vicente Scherer Ddrh1/C:/Patrícia/ppt
Modelo Funcional: 158 UGBs PROCESSOS Atendimento Ambulatorial (18) Internação Hospitalar, incluindo UTIs (34) Procedimentos Cirúrgicos e Obstétricos (10) Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Tratamento (26) Apoio Administrativo e Operacional (70)
Estrutura do Sistema de Gestão LIDERANÇA Premissas: Metodologia, Filosofia e Sistemas de Avaliação Negócio Missão Visão Planejamento Estratégico Gerenciamento pelas Diretrizes Gerenciamento da Rotina
Metodologia e Filosofia da Qualidade Total - TQC Modelo do Sistema de Gestão LIDERANÇA Metodologia e Filosofia da Qualidade Total - TQC
Metodologia da Qualidade Total = PDCA VERIFICAR OS RESULTADOS (ACTION) A (PLAN) P DEFINIR AS METAS ATUAR PARA MELHORAR RESULTADOS DEFINIR OS MÉTODOS EDUCAR E TREINAR VERIFICAR OS RESULTADOS EXECUTAR AÇÔES e COLETAR DADOS (CHECK) C (DO) D
Filosofia da Qualidade Total FOCO NO CLIENTE MELHORIA DE PROCESSOS PARTICIPAÇÃO DE TODOS
PGQP - Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Modelos de Avaliação do Sistema de Gestão PGQP - Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade®
LIDERANÇA Nosso Negócio: Saúde
Desenvolver e proporcionar assistência LIDERANÇA Desenvolver e proporcionar assistência médico-hospitalar, da melhor qualidade, para as pessoas de todos os grupos sociais, do Estado e do País, apoiada por programas de ensino e pesquisa.
Processo do Planejamento Estratégico: etapas Elaboração do plano de trabalho Elaboração do instrumento de coleta de dados Coleta de dados e informações: reuniões internas e externas, pesquisas, instrumento Análise de ambientes externo e interno Revisão do “Documento Referência” Necessidades das partes interessadas Revisão e/ou definição da Visão de Futuro Formulação das estratégias
Processo do Planejamento Estratégico: etapas Consolidação das informações: 1.ª versão Análise pelo Grupo das Diretrizes Análise e consolidação pela Direção Executiva Definição de metas: planejamento orçamentário Aprovação pela Provedoria e Mesa Administrativa Desdobramento das estratégias - planos Divulgação e implantação
Análise dos AMBIENTES Planejamento Estratégico 2001-2005 ESTRATÉGIAS E PLANOS Análise dos AMBIENTES
Análise dos AMBIENTES Planejamento Estratégico 2001-2005 ESTRATÉGIAS E PLANOS Análise dos AMBIENTES Fatores Econômicos Fatores Políticos e Legais Fatores Tecnológicos Fatores Sócio-culturais e Ambientais Mercado - Fornecedor Mercado - Profissionais Mercado - Compradores de Serviço Mercado - Concorrência
Evolução do Perfil Epidemiológico do Rio Grande do Sul Planejamento Estratégico 2001-2005 Evolução do Perfil Epidemiológico do Rio Grande do Sul CLIENTES E SOCIEDADE
Análise dos AMBIENTES Planejamento Estratégico 2001-2005 ESTRATÉGIAS E PLANOS Análise dos AMBIENTES Desempenho Econômico-financeiro Projeções Econômico-financeiras Produtos e/ou Serviços Limitações ao Desempenho Pontos Fracos Pontos Fortes Áreas-chave do Negócio Fatores-chave de Sucesso
Planejamento Estratégico 2001-2005 ESTRATÉGIAS E PLANOS Planejamento Estratégico 2001-2005 Objetivo: Auto-sustentação e Crescimento Estratégias: Consolidação do resultado econômico-financeiro Captação de recursos extraordinários para investimentos Hospitais e serviços adequados: infra-estrutura, instalações, tecnologia e processos Gestão de pessoas e conhecimento Gestão da satisfação do cliente
Diretrizes Institucionais 2003 ESTRATÉGIAS E PLANOS OBJETIVO: AUTO-SUSTENTAÇÃO E CRESCIMENTO QUESTÕES ESTRATÉGICAS CHAVES: VELOCIDADE E COMPETITIVIDADE 1. Aumento do resultado econômico na assistência ao sistema de saúde alternativo 2. Viabilização econômica da assistência ao SUS 3. Captação de recursos extraordinários para investimentos 4. Adequação dos hospitais e serviços (infra-estrutura, instalações, tecnologia, processos) 5. Gestão de pessoas e conhecimento 6. Gestão da satisfação dos clientes
Diretrizes Institucionais 2003 EXEMPLO DE DESDOBRAMENTO OBJETIVO: AUTO-SUSTENTAÇÃO E CRESCIMENTO QUESTÕES ESTRATÉGICAS CHAVES: VELOCIDADE E COMPETITIVIDADE 1. Aumento do resultado econômico na assistência ao sistema de saúde alternativo 2. Viabilização econômica da assistência ao SUS 3. Captação de recursos extraordinários para investimentos 4. Adequação dos hospitais e serviços (infra-estrutura, instalações, tecnologia, processos) 5. Gestão de pessoas e conhecimento 6. Gestão da satisfação dos clientes 1.1.Aumento do volume assistencial 1.1.1.Aumento das consultas pelo uso da capacidade física instalada de consultórios 1.1.2.Aumento das internações pela redução da média permanência e aumento da taxa de ocupação 1.1.3.Aumento dos procedimentos de diagnóstico e tratamento pelo uso da capacidade física instalada dos serviços 1.2.Melhoria de processos e da qualidade dos serviços
ESTRATÉGIAS E PLANOS AUTO-SUSTENTAÇÃO E CRESCIMENTO Aumento do resultado econômico na assistência ao sistema de saúde alternativo 1.1 Aumento do volume assistencial 1 1.2 Melhoria de processos e da qualidade dos serviços Observação das normas e tetos físico-financeiros definidos pelo gestor 2.1 Viabilização econômica da assistência ao SUS 2 2.2 Observação da capacidade econômico -financeiro da Instituição - limites de subsídio 3.1 Prospecção de investidores sociais Captação de recursos extraordinários para investimentos 3 AUTO-SUSTENTAÇÃO E CRESCIMENTO Viabilização de linhas de financiamento para investimentos e melhorias operacionais 3.2 4.1 Efetivação do plano de investimentos de capital Adequação dos Hospitais e Serviços: Infra-estrutura, instalações, tecnologia, processos 4 4.2 Modernização da infra-estrutura, instalações e tecnologia 4.3 Melhoria de processos 5.1 Fixação e satisfação das pessoas 5 Gestão de pessoas e conhecimento 5.2 Capacitação e aperfeiçoamento das pessoas 6.1 Fidelização de clientes dos mercados-alvo Gestão da satisfação dos clientes 6 6.2 Estímulo a demanda dos mercado-alvo ESTRATÉGIAS E PLANOS
DESDOBRAMENTO DAS DIRETRIZES NÍVEL CORPORATIVO UGAs
DESDOBRAMENTO DAS DIRETRIZES NÍVEL UGAs UGBs
Indicadores Gerenciais INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO Assistenciais Econômicos Satisfação dos Clientes Moral dos Funcionários Difusão da Imagem Efetividade da Gestão
Análise Crítica do Desempenho LIDERANÇA Itens de Controle do Gerenciamento da Rotina Diversas freqüências Análise Crítica do Gerenciamento pelas Diretrizes Mensal Análise Crítica das UGBs (Unidades Gerenciais Básicas) Mensal Seminário de Avaliação do Gerenciamento da Rotina Mensal Candidatura e Exame – PGQP e PNQ® Anual Auditoria Externa Independente Anual Gestão à Vista em todos os níveis Mensal Auditorias Internas da Qualidade Diversas freqüências
Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-dia PROCESSOS Contexto Funcional Missão Produtos e serviços Clientes Necessidades Itens de Controle e Metas Padronização
Missão: PROCESSOS Necessidades Itens de Controle Clientes Produtos e/ou Serviços Metas dos Itens de Controle Fluxogramas Missão: O que fazemos? Para quem fazemos? Por que fazemos?
Análise Crítica Mensal das UGBs Itens de controle corporativos (institucionais) e específicos Itens de Controle do G.R. - RAAICM Planos de ação e necessidades de treinamento Consolidação do RETE Auto-avaliação da UGB, da equipe funcional e consolidação das auto-avaliações do 5 S Ata da reunião de análise do desempenho
Consultas 690.434 674.282 620.070 596.134 545.181 463.503 Fonte: Divisão Financeira - Controladoria
Internações 52.306 55.170 48.429 47.537 47.733 43.738 Fonte: Divisão Financeira - Controladoria
Taxa de ocupação de Leitos (%)
Média de Permanência DIAS
Satisfação dos Pacientes %
Satisfação dos funcionários
Desenvolvimento dos funcionários Horas/Func./Mês
Receitas Operacionais R$ Mil 190.743 172.736 154.437 135.485 115.062 102.920 Fonte: Divisão Financeira - Controladoria
Subsídio Econômico ao SUS: Em percentual CLIENTES E SOCIEDADE - RESULTADOS
Redutores de Resultado Subsídio Econômico ao SUS 2002 Redutores de Resultado Subsídio Econômico ao SUS
Reconhecimento Regional Prêmio Qualidade RS – Troféu Bronze Prêmio Top de Marketing – ADVB/RS Prêmio Qualidade RS – Troféu Prata Prêmio Qualidade RS – Troféu Ouro Prêmio Qualidade RS – 2º Troféu Ouro Prêmio Top Ser Humano
Prêmio Nacional da Qualidade ®
http://www.santacasa.org.br santacasa@santacasa.tche.br Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre Rua Prof. Annes Dias, 285 - Centro 90020-090 - Porto Alegre - RS - Brasil Fone: (51) 3214-8080 - Fax: (51) 3214-8585 santacasa@santacasa.tche.br http://www.santacasa.org.br