Tradicional O ensino como transmissão cultural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
As visões desenvolvimento e aprendizagem
Discutindo práticas em Matemática
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR Professora: Lucy Almeida
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Organizações de Aprendizagem
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Concepções de Aprendizagem.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
História da educação Tendência Liberal renovada
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Diferentes Posturas Curriculares
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
Teorias da Aprendizagem
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Emile Durkheim e o fato social
TEORIA GERAL DE SISTEMA
A Sociedade humana: generalidades
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Situação de Aprendizagem
CULTURA O QUE É?.
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Os pilares da educação, segundo a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL E A DIDÁTICA
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
Compreendendo Equipes de Trabalho
Behaviorismo Metodológico e Behaviorismo Radical
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Tradicional O ensino como transmissão cultural visa transmitir os conhecimentos disciplinares que constituem a cultura centra-se mais nos conteúdos (disciplinares) do que nas habilidades/interesses dos alunos modo de ensino: arbitrário, memorialístico, fragmentário Saber Aluno Professor

O ensino como treinamento de habilidades Ambientalistas O ensino como treinamento de habilidades visa treinar habilidades e capacidades formais das mais simples às mais complexas centra-se no desenvolvimento de capacidades vinculadas ao conteúdo e ao contexto em que serão aplicadas, como membro de uma comunidade modo de ensino: eficientista Saber Aluno Professor

O ensino como fomento do desenvolvimento natural Saber Naturalista O ensino como fomento do desenvolvimento natural visa o desenvolvimento natural, espontâneo do aluno centra-se nos meios, recursos que facilitem o desenvolvimento do aluno mas governado por suas próprias regras modo de ensino: espontaneísta Aluno Professor

O ensino como produção de mudanças conceituais Saber Interacionista O ensino como produção de mudanças conceituais visa a transformação do aluno mais do que o conhecimento que ele possa acumular. centra-se no pensamento, na capacidade e no interesse do aluno e não das disciplinas. modo de ensino: instigativo, provocador, mobilizador de esquemas que o aluno já tem. Aluno Professor

O papel do professor e do aluno Ensino Professor Aluno Tradicional Ativo Passivo Ambientalistas Passivo Passivo Naturalistas Passivo Ativo Interacionistas Ativo Ativo

Construtivismo

Do taylorismo à conduta do projeto (MEIRIEU, 2002, p. 238-9) O indivíduo é formado para tarefas específicas passíveis de reprodução O sujeito aprende inserindo-se em uma atividade coletiva que dá sentido ao que se aprende

Do behaviorismo ao construtivismo (MEIRIEU, 2002, p. 239-42) A aprendizagem é realizada por um controle do comportamento (condicionamento ou programação) A aprendizagem realiza-se quando um sujeito na situação efetua operações mentais

Do controle dos desempenhos à avaliação das competências (MEIRIEU, 2002, p. 242-4) A avaliação é constituída pela comparação entre uma tarefa exigida e a tarefa produzida pelo sujeito A avaliação consiste em circunscrever indicadores que permitam inferir a estabilização de uma habilidade mental estabilizada e transferível

Construtivismo é uma posição teórica baseada no argumento que o conhecimento é construído pelos indivíduos e culturas.