DIÁRIAS: REQUISITOS PARA CONCESSÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS – TRANSPARÊNCIA CONTÁBIL Geraldo José Gomes Auditor Fiscal de Controle Externo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

Principais erros em auditorias
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Alcance e Diretrizes da LAI
Audiência Pública de Fiscalização
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
12ª Reunião Ordinária 5 de outubro de Lei nº , de 15 de dezembro de 2010.
AÇÃO ESCLARECEDORA E MORALIZADORA DE GASTOS COM DIÁRIAS Geraldo José Gomes Diretor da DMU Eduardo Correa Tavares Auditor Fiscal de Controle Externo.
Presidente: Conselheiro Renato Martins Costa
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE AUDITORIA GERAL GERÊNCIA DE AUDITORIA DE PESSOAL CONSELHO DE POLÍTICA FINANCEIRA - CPF.
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
PROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
DEFINIÇÃO DO SISTEMA. DEFINIÇÃO DO SISTEMA O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, viabiliza a administração das solicitações e pagamentos.
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Conformidades dos Registros de Gestão 1 GENOC/DCOG.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
José Domingos Coelho Analista de Controle Externo TCU – SECEX/MG.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
TCE - BAHIA. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA – TCE  é originário do Tribunal de Conflitos e Administrativo,
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2013
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
CONVERSANDO COM O CONTROLE INTERNO PALESTRA
A EFICIÊNCIA NA ATUAÇÃO DAS CÂMARAS MUNICIPAIS E AS DECISÕES DO TCE Geraldo José Gomes Auditor Fiscal de Controle Externo.
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O papel do controle social e a nova Lei do Terceiro Setor Eduardo Pannunzio.
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Transparência Pública LAI – Lei de Acesso à Informação.
Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE.
ADMINISTRADOR PÚBLICO
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
PODER EXECUTIVO E MINISTÉRIO PÚBLICO: RELAÇÃO INSTITUCIONAL COM O TRIBUNAL DE CONTAS CONTROLE EXTERNO: O AUXÍLIO DO TRIBUNAL DE CONTAS O CONTROLE INTERNO.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
NORMAS GERAIS DO CONTROLE INTERNO PROJETO DE LEI NACIONAL DOS ÓRGÃOS DE CONTROLE INTERNO.
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
Transcrição da apresentação:

DIÁRIAS: REQUISITOS PARA CONCESSÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS – TRANSPARÊNCIA CONTÁBIL Geraldo José Gomes Auditor Fiscal de Controle Externo

TCE ► CÂMARAS PARECER PREVIO JULGAMENTO PROCESSO PCP APROVAÇÃO/REJEIÇÃO DECISÃO DA CÂMARA ENVOLVE: LIMITES CONSTITUCIONAIS, ANALISE CONTABIL CONSOLIDADA PROCESSO PCA REGULAR/IRREGULAR DECISÃO DO TCE►MP ENVOLVE: LEGALIDADE DAS DESPESAS, LICITAÇÕES, DANOS AO ERÁRIO

018 DIÁRIAS Previsão em LEI A serviço fora da sede Princípio da moralidade Ou conceder adiantamento 018

VALOR DA DIÁRIA????

1125 CURSOS Atender aos princípios constitucionais Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência 1125

LIMITAÇÕES DE CURSOS DECISÃO ADMINISTRATIVA DO PRESIDENTE OU DA MESA DEFINIÇÃO QUAIS OS CURSOS SERÃO AUTORIZADOS DEFINIÇÃO DA COMPROVAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO

DOCUMENTOS COMPROBATÓRIOS Comprovação da permanência no local do evento ► Nota Fiscal em nome do vereador ou ► Certificado do curso ou congresso

EVENTOS RELACIONADOS A PREMIAÇÕES ►NÃO POSSUEM CARÁTER PÚBLICO ►TEM CUNHO PESSOAL ►SÃO SUBJETIVOS

AUDIÊNCIAS COM DEPUTADOS ►sem política partidária ►com comprovação da relação com o município

PROTOCOLAR DOCUMENTOS PROTOCOLO COMPETÊNCIA Solicitações de recursos Poder Executivo Assinar convênios Entregar prestações de contas Solicitar ou participar de reuniões técnicas com o governo do Estado

RESSARCIMENTO VEDADO PELA LEI 4320/64 ARTIGO 60 EXCEÇÕES: Despesas com taxi ► comprovante em nome do vereador ► roteiro e horário ► valor

LEI 12527/2011 Artigo 1º, Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei:  I - os órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo, incluindo as Cortes de Contas, e Judiciário e do Ministério Público;

PRINCÍPIOS DA TRANSPARÊNCIA - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;  II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;  III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;  ARTIGO 3º

INCLUI-SE AS DIÁRIAS Artigo 8º - Lei 12527/2011 a divulgação em local de fácil acesso informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos Nome do agente público, quantidade e valor recebido e destino INCLUI-SE AS DIÁRIAS

GERALDO JOSÉ GOMES geraldo@tce.sc.gov.br AUDITOR FISCAL DE CONTROLE EXTERNO geraldo@tce.sc.gov.br