Analisando a pesquisa Pessoas são muito mais do que números e palavras... Mas a gente se vira muito bem com isso !

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Transcrição da apresentação:

Analisando a pesquisa Pessoas são muito mais do que números e palavras... Mas a gente se vira muito bem com isso !

IBOPE/IPM Oficina de Pesquisa O caminho de ida 1.Partimos de um problema/oportunidade 2.Identificamos a necessidade de informação/conhecimento 3.Concluímos que uma pesquisa seria a melhor forma de obter esse “insumo” 4.Definimos objetivos, público, metodologia e questionário 5.Realizamos a pesquisa (fomos à campo)

IBOPE/IPM Oficina de Pesquisa O caminho de volta 1.Recolher os questionários 2.Tabular os resultados 3.Organizar a informação (preparação) 4.Analisar os resultados 5.Atender à necessidade de informação “Relatório” No contexto do problema/oportunidade, geramos conhecimento

IBOPE/IPM Oficina de Pesquisa Ler e entender INAF: Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional –¼ da população “entende” o que lê (*)(*) Análise é “entendimento” –leitura e interpretação –foco no problema/oportunidade –curiosidade e “abertura” para descobertas

IBOPE/IPM Oficina de Pesquisa Passo a passo Leitura e interpretação de cada questão –distribuição de frequências de respostas –possibilidades de agrupamento Avaliação da tabulação “cruzada” –busca de possível associação entre respostas Construção das “respostas” –o que é mesmo que queríamos saber ? Formatação da apresentação –como vamos contar o que descobrimos ?

IBOPE/IPM Oficina de Pesquisa Apresentando Resultados Conheça o público –Objetivos e expectativas –Repertório (linguagem) Estruture a apresentação –caminho lógico para o entendimento (*)(*) –nível de detalhe requerido Garanta o interesse –porque o assunto é relevante para a audiência ? –o que descobrimos de “novo” ou “importante”

IBOPE/IPM Oficina de Pesquisa Apresentando Resultados Seja específico e visual –comunicar é sua responsabilidade –sempre que possível, ilustre com exemplos Seja conclusivo –transmita suas conclusões com objetividade e clareza (*)(*) –comente as limitações (validade/confiabilidade) Prepare-se para aprender –ouvidos, olhos e mente aberta (*)(*)