Assistência Farmacêutica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização da Assistência Farmacêutica no SUS Setembro/2007
Advertisements

Garantia de Acesso aos Medicamentos, em nível ambulatorial, no SUS.
Carlos Alberto Pereira Gomes Gerente de Assistência Farmacêutica
CONTRATO ORGANIZATIVO DE AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE COAP – Paraná
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
SEMINÁRIO PARA GERENTES DE SAÚDE DAS SECRETARIAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL Junho de 2003 Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Saúde Diretoria.
OPERATIVO ESTADUAL DE SAÚDE NO SISTEMA PENITENCIÁRIO
1º CONGRESSO ESTADUAL DE CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO, 13 DE NOVEMBRO DE 2007.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE ATENÇÃO PRIMÁRIA
Superintendência de Atenção e Promoção à Saúde Diretoria de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria Coordenação de Controle e Sistemas Gerência de.
Secretaria da Saúde Superintendência de Recursos Humanos
Logomarca – Modelo 1. Logomarca – Modelo 1 Logomarca – Frontal e Superior.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Prefeitura Municipal de Lajeado Secretaria Municipal da Saúde
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Secretaria da Saúde SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO DA SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Novembro CONTROLARIA-GERAL DA UNIÃO TELECONFERÊNCIA CGU/DENASUS.
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná
FLUXOS E METODOLOGIA DO PROCESSO DE ADESÃO AO PACTO PELA SAÚDE NA BAHIA DIRETORIA DE PROGRAMAÇÃO DE MAC E APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA GESTÃO REGIONAL.
Assistência Farmacêutica na Atenção Básica
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
Diretoria da Assistência Farmacêutica - DASF
Assistência Farmacêutica - A Logística de Tuberculostáticos
Fluxo logístico dos medicamentos antirretrovirais: da aquisição à entrega ao almoxarifado estadual/municipal Equipe de Logística Coordenação: Coordenação-Geral.
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
A Evolução da Assistência Farmacêutica no SUS - Paraná Comissão de Assistência Farmacêutica no Serviço Público CRF-PR.
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
PRESTAÇÃO DE CONTAS 3º TRIMESTRE de 2004 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Julho - Setembro 2004.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA
Outubro – Dezembro 2005 PRESTAÇÃO DE CONTAS 4º TRIMESTRE de 2005 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PRESTAÇÃO DE CONTAS 1º TRIMESTRE de 2005 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Janeiro – Março 2005.
AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARANÁ CURITIBA 2012 Suzan Mirian do P. Alves.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil Subsecretaria de Atenção à Saúde Superintendência de Vigilância em Saúde.
GOVERNO DA BAHIA Secretaria de Saúde do Estado da Bahia RESME 2008 O processo de atualização Relação Estadual de Medicamentos Essenciais RESME 2008 O processo.
1 Assistência Farmacêutica na Atenção Básica Portaria MS n° de 24/12/2007 Em vigor desde Janeiro/2008.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE Conceito ampliado de saúde
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Assistência Farmacêutica na Atenção Básica Proposta de Atendimento e Gestão de Estoque ABRIL 2014.
Hiperdia Tarsila Cunha.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação Gerência de Planejamento do SUS.
Jardel Corrêa de Oliveira 46º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de SC Fraiburgo - SC.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
PRESTAÇÃO DE CONTAS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE 1º TRIMESTRE de 2008.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Assistência Farmacêutica Equipe Gisélia Santana - Superintendente Lindemberg Assunção ( Diretor ) Robério Barros (CAM) Giovanna Santana ( COSAF) Elba Santa Bárbara (AF Básica/PESM)

PLANEJAMENTO 2007 Prioridades de Governo: Farmácia Popular Medicamento em Casa Bahiafarma Prioridades da Assistência Farmacêutica Implantação do modelo de gestão baseado em resultado

PROGRAMA ESTADUAL DE MEDICAMENTO EM CASA Projeto em Elaboração Abril - 2007

O que é ? é a entrega domiciliar de medicamentos a pacientes do Sistema Único de Saúde para hipertensos e diabéticos em controle da doença, e medicamentos do planejamento familiar, cadastrados nas Unidades de Saúde da SESAB.

Elenco: fornecimento por 2 anos Captopril Hidroclorotiazida Propranolol Nifedipina Glibenclamida Acarbose Metformina Medicamentos para o planejamento familiar

Diretoria de Assistência Farmacêutica AÇÕES PLANEJADAS - 2007 Diretoria de Assistência Farmacêutica

Ação: capacitação Ação 1: Curso sobre URM para multiplicadores (Prescritores e dispensadores) – modelo da OMS; Ação 2: Cursos de Capacitação em Atenção Básica para Farmacêuticos novos e Farmacêuticos municipais; Ação 3: = Revisão e Atualização da Rename Estadual Ação 4 – Seminários de Assistência Farmacêutica; Lançamento do processo de atualização da RESME Lançamento do produto final – Resme

Ação – Modernização da infra-estrutura e implantação de PQT Informatização da gestão da assistência farmacêutica: Assistência Farmacêutica Básica Saúde Mental Componente de Medicamentos de Dispensação em Caráter Excepcional Logística(aquisição e distribuição) Melhoria da Infra-estrutura da CEFARBA Voicer Net Ampliação do horário de atendimento aos municípios 7 – 17h

AÇÕES REALIZADAS ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA

AÇÕES JÁ REALIZADAS Diagnóstico Situacional Fusão do Atendimento de Saúde Mental + AF Básica; Regularização da CONTRA - PARTIDA ESTADUAL – Somente com a declaração SIFAB; Melhoria Do Abastecimento – Aquisição De Medicamentos; Reestruturação do Atendimento: Reorganização dos Fluxos de Trabalho: farmacêutico de refer. Aumento da Equipe de Farmacêuticos.

Atendimentos 1º trimestre 2007 AGENDADOS ATENDIDOS % COMPLEMENTO FALTA JANEIRO 110 95 86,4 5 4,5 9 8,2 FEVEREIRO 101 83 82,2 10 6,9 11 10,89 MARÇO 159 100 62,3 21 13,8 27 17

Pactuações Parcialmente Centralizada no Estado (PCE) “Fundo a fundo” -125 Parcialmente Descentralizada no Município (PDM) “Gerenciamento Estadual” - 292

OBJETIVOS PRINCIPAIS Otimização dos contatos entre CEFARBA -município; Promoção de maior grau de informações sobre o desempenho das ações de assistência farmacêutica; Redução no tempo de espera para atendimento.

Mudanças de pactuação Apresentar Alvará da Vigilância Sanitária dos locais de armazenamento dos medicamentos; Termo de responsabilidade do farmacêutico responsável pela Assistência Farmacêutica Municipal; Plano Municipal de Assistência Farmacêutica atualizado (Roteiro de elaboração em anexo); Não ter pendência na prestação de contas através do SIFAB. O município deve encaminhar à DASF/ CIB os documentos comprovando o cumprimento dos critérios acima e regularizar a prestação de contas.