A Educação Mediada pela Tecnologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
LUDICIDADE NA LEITURA REFORÇO NA LEITURA COM ALUNOS DA 5ª SÉRIE.
Integrando diferentes áreas de conhecimento
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
dificuldades de aprender ou dificuldade de ensinar?
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Educação no contexto do Trabalho
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Pederneiras- São Paulo
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Escolhendo o nosso Futuro
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
O Uso Pedagógico do Blog
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Material Didático Digital
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Construindo o futuro do seu filho!
Pós-evento do 3º Congresso Brasileiro de Tecnologia Educacional
Análise de uma ferramenta ou recurso
Profa. Reane Franco Goulart
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Transcrição da apresentação:

A Educação Mediada pela Tecnologia Dra. Patricia Smith Cavalcante

Mídia e Tecnologia: o que é isto? Recurso (auxilia, potencializa) Instrumento (fazer algo; operacional) Meio (comunica)

Tecnologia Conjunto de conhecimentos e princípios científicos que se aplicam ao planejamento, à construção e à utilização de um equipamento em um determinado tipo de atividade (Kensky, 2003).

Tecnologias ao longo da vida 1ª Etapa: ampliação da força física – enxada, machado, etc. 2ª Etapa: substituição da força física – máquinas a vapor, etc. 3ª Etapa: ampliação da capacidade intelectual – calculadoras, primeiros computadores, etc. 4ª Etapa: substituição da capacidade intelectual – inteligência artificial, simuladores, etc.

Educação acompanha a vida 1º Modelo: a preparação para a vida 2º Modelo: a alfabetização e o cálculo 3º Modelo: a preparação para o trabalho 4º Modelo: a formação para a cidadania

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA Envolve as modalidades de aprendizagem, organização do trabalho pedagógico, concepção de avaliação, forma de interagir entre aprendente-ensinante (Chartier, 2002).

TECNOLOGIA NA ESCOLA: Por que ? Aproximar a escola da realidade do aluno. Possibilidades informacionais e comunicacionais das tecnologias. Acesso à cidadania plena.

Cibercultura Nativos digitais – processos cognitivos diversos (multi-tarefa, mais informação menos profundidade, facilidade com o uso das TICs). Comunicação, cooperação, colaboração (redes sociais). Produção, autoria (protagonismo juvenil).

DE QUE TECNOLOGIA ESTAMOS FALANDO? Tecnologias atuais Digitalização da realidade Virtualização da realidade Tecnologias digitais de comunicação

DE QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS FALANDO? Educação X Escola Práticas educativas tradicionais X Práticas educativas contemporâneas Sala de aula X Ambiente escolar

TECNOLOGIA E ENSINO: o que fazer ? Ensinar tecnologia? Ensinar com tecnologia? Ensinar a partir da tecnologia?

ENSINO E TECNOLOGIAS Ensino com tecnologias é um ensino melhor? Podemos usar tecnologias para ensinar/aprender tudo? Podemos usar tecnologias para ensinar a todos?

Mobilidade tecnológica Inserção de mídias na educação: algumas questões Intensificação da comunicação Mobilidade tecnológica Novas relação professor-aluno Novas/outras relações de poder Multiplicidade de linguagem Integração de mídias

Diversificação das fontes de informação Inserção de mídias na educação: algumas questões Diversificação das fontes de informação Novas formas de aprender Aprendizagem colaborativa Novas formas de conhecer

Ações Educativas do MPPE: Cartilha Animada

JOGO

Linguagem lúdica – história em quadrinhos (13 histórias); jogo Desenhos modernos do universo juvenil Fácil navegação Conteúdos de Cidadania

CONTEÚDOS DE ENSINO Curriculares: matemática (compra e venda), língua portuguesa (gênero textual e linguagens), história, etc... Extra-curriculares: projetos interdisciplinares (cidadania), ampliação do tempo pedagógico, etc. Aprendizagem tangencial: interesse, motivação, habilidades.

leitura, escrita , dramatização, pesquisa, entre outros. ATIVIDADES DE ENSINO leitura, escrita , dramatização, pesquisa, entre outros. atividade de duplas, grupo – colaboração e cooperação Jogo – brincar, prazer, trabalhar o erro, possibilidade de traçar caminhos diferentes. Comunicação – redes sociais

patricia3smith@gmail.com