Hiram de Melo Gonçalves
SUMÁRIO CENÁRIO ATUAL CLIENTES DA INFORMAÇÃO OBJETIVOS DA EMPRESA CAUSAS DE UMA BOA PERFORMANCE PERSPECTIVA FINANCEIRA O QUE JÁ MUDOU NO FUTURO
CENÁRIO ATUAL Competidores mundiais Conhecimento Equipes x indivíduo
CLIENTES DA INFORMAÇÃO Donos Administradores Credores
OBJETIVO DA EMPRESA Perfil de risco Prazo Micro-ambientes Estratégias x táticas
VALORES Valor para o cliente Valor para a empresa Alto Baixo Baixo
Market share e Volatilidade VALOR DA EMPRESA Rentabilidade Market share e Volatilidade Quanto maior, melhor A B Conhecimento
BOA PERFORMANCE Estratégia Produtividade Crescimento
PRODUTIVIDADE Melhorar a estrutura de custos Aumentar a utilização dos Ativos
PRODUTIVIDADE
CRESCIMENTO Expandir as oportunidades de receita Aumentar o valor para os clientes
PRODUTIVIDADE
CUSTOS
ATIVOS
CRESCIMENTO
RELEVÂNCIA DO SERVIÇO
MATRIZ BCG
MATRIZ DE SENSIBILIDADE % MCt A C B Monopólio Oligopólio Concorrência
RECEITAS
JÁ MUDOU NO FUTURO Valor contábil x valor intrínseco DNA mutante Desafio: novos sistemas de informação que identifiquem a base da criação do valor
A próxima revolução da informação A próxima revolução da informação... apóia em grande parte a nova definição da função da entidade empresarial como sendo de “criação de valor e de riqueza” Peter Drucker
INDICADORES MAIS UTILIZADOS 20 40 60 80 100 Por ventura considerais que uma cidade é feita por pedras e paredes? As cidades são feitas por homens e não de casas Santo Agostinho Satisfação do Cliente Retenção dos Empregados Crescimento de Vendas Margem de Lucro Margem Operacional Líquida Investimento em Tecnologia Valor da Marca e Market-share Imagem da empresa p/ acionistas Retorno do Ativo Retorno do P.L.
Motivação do principal Ativo de qualquer empresa Indivíduo x equipes PERFORMANCE PESSOAL Motivação do principal Ativo de qualquer empresa Indivíduo x equipes Gestão do conhecimento
PROVA DOS FATOS
COMO FAZER Gestão Estratégica x Gestão Operacional Gestão do Conhecimento
GESTÃO ESTRATÉGICA 1 – VISÃO 2 – MISSÃO (onde) (Para que) 6 – AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (Percepção do cliente) 3 – ÁRVORE DE PROCESSOS (Como) 5 – PRODUTOS E SERVIÇOS (Resultados) 4 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (Implementação da estratégia)
Reflexões Finais Qual o grande objetivo das empresas ? Qual o maior risco ? Quais os dois principais indicadores de performance financeira ? Como estes indicadores são apresentados ? Como implementar o sistema que permita apurar a quantidade de conhecimento ?
MAIS VALOR
Foi um enorme prazer estar com vocês. Sejam muito felizes. Contem comigo.