Hiram de Melo Gonçalves

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Transcrição da apresentação:

Hiram de Melo Gonçalves

SUMÁRIO CENÁRIO ATUAL CLIENTES DA INFORMAÇÃO OBJETIVOS DA EMPRESA CAUSAS DE UMA BOA PERFORMANCE PERSPECTIVA FINANCEIRA O QUE JÁ MUDOU NO FUTURO

CENÁRIO ATUAL Competidores mundiais Conhecimento Equipes x indivíduo

CLIENTES DA INFORMAÇÃO Donos Administradores Credores

OBJETIVO DA EMPRESA Perfil de risco Prazo Micro-ambientes Estratégias x táticas

VALORES Valor para o cliente Valor para a empresa Alto Baixo Baixo

Market share e Volatilidade VALOR DA EMPRESA Rentabilidade Market share e Volatilidade Quanto maior, melhor A B Conhecimento

BOA PERFORMANCE Estratégia Produtividade Crescimento

PRODUTIVIDADE Melhorar a estrutura de custos Aumentar a utilização dos Ativos

PRODUTIVIDADE

CRESCIMENTO Expandir as oportunidades de receita Aumentar o valor para os clientes

PRODUTIVIDADE

CUSTOS

ATIVOS

CRESCIMENTO

RELEVÂNCIA DO SERVIÇO

MATRIZ BCG

MATRIZ DE SENSIBILIDADE % MCt A C B Monopólio Oligopólio Concorrência

RECEITAS

JÁ MUDOU NO FUTURO Valor contábil x valor intrínseco DNA mutante Desafio: novos sistemas de informação que identifiquem a base da criação do valor

A próxima revolução da informação A próxima revolução da informação... apóia em grande parte a nova definição da função da entidade empresarial como sendo de “criação de valor e de riqueza” Peter Drucker

INDICADORES MAIS UTILIZADOS 20 40 60 80 100 Por ventura considerais que uma cidade é feita por pedras e paredes? As cidades são feitas por homens e não de casas Santo Agostinho  Satisfação do Cliente  Retenção dos Empregados  Crescimento de Vendas  Margem de Lucro  Margem Operacional Líquida  Investimento em Tecnologia  Valor da Marca e Market-share  Imagem da empresa p/ acionistas  Retorno do Ativo  Retorno do P.L.

Motivação do principal Ativo de qualquer empresa Indivíduo x equipes PERFORMANCE PESSOAL Motivação do principal Ativo de qualquer empresa Indivíduo x equipes Gestão do conhecimento

PROVA DOS FATOS

COMO FAZER Gestão Estratégica x Gestão Operacional Gestão do Conhecimento

GESTÃO ESTRATÉGICA 1 – VISÃO 2 – MISSÃO (onde) (Para que) 6 – AVALIAÇÃO DA QUALIDADE (Percepção do cliente) 3 – ÁRVORE DE PROCESSOS (Como) 5 – PRODUTOS E SERVIÇOS (Resultados) 4 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (Implementação da estratégia)

Reflexões Finais Qual o grande objetivo das empresas ? Qual o maior risco ? Quais os dois principais indicadores de performance financeira ? Como estes indicadores são apresentados ? Como implementar o sistema que permita apurar a quantidade de conhecimento ?

MAIS VALOR

Foi um enorme prazer estar com vocês. Sejam muito felizes. Contem comigo.