Conformidades dos Registros de Gestão 1 GENOC/DCOG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“QUARTEL-GENERAL MARECHAL BITENCOURT”
Advertisements

Principais erros em auditorias
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
ORÇAMENTO 2010 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno - SFC Seminário sobre o Marco Legal das Organizações da Sociedade Civil (PLS 649/2011)
Portal da Transparência Municipal Conteúdo básico a cargo do município Base: Decreto Federal nº 7.185/2010 Sistema Integrado de Administração Financeira.
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Estratégias Tributárias
VOT 2012.
Gerenciamento da Integração
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
Portal dos Convênios – SICONV
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Maio de 2012 Impactos das NBCASP
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
Prestação de Contas.
UNIDADE GESTORA EXECUTORA
Auditoria e Segurança da Informação
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
FLUXO - PROGRAMAÇÃO ANUAL E SOLICITAÇÃO DE DIÁRIA DE VIAGEM – v. 28/12/2012 GERÊNCIA • Elabora proposta de Programação Anual, em conformidade com as orientações.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE  
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Implementação do novo PCASP Graziela Luiza Meincheim
Sitema de Gestão de Convênios do Governo Estadual: Sistema e Fluxo das Informações Marcelo Inocencio Pereira Contador da Fazenda Estadual
SUPRIMENTO DE FUNDOS e C P G F
Fonte: QUINTANA, Alexandre Costa, Daiane Pias Machado, Jozi Cristiane da Costa Quaresma, Roselaine da Cruz Mendes. Contabilidade Pública: De Acordo com.
DEFINIÇÃO DO SISTEMA. DEFINIÇÃO DO SISTEMA O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens - SCDP, viabiliza a administração das solicitações e pagamentos.
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
DIÁRIAS: REQUISITOS PARA CONCESSÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS – TRANSPARÊNCIA CONTÁBIL Geraldo José Gomes Auditor Fiscal de Controle Externo.
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS DO IFPR
Auditoria e Acompanhamento.
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
Planejamento na Gestão Pública
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
CONVERSANDO COM O CONTROLE INTERNO PALESTRA
AUDITORIA GOVERNAMENTAL
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão 1 PRESTAÇÃO DE CONTAS PNAGE Brasília, 06 de dezembro de 2006.
PROCESSO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
DESPESA PÚBLICA CONCEITO:
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
Inscrição de RP Não Processados a Liquidar/liquidação.
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
MODALIDADES DE AUDITORIA
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Programa de Enriquecimento da Merenda Escolar
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP PROGRAMA DE TREINAMENTO INTERNO _ CAPACITAÇÃO (DGP) LINHAS TEMÁTICAS DA MATRIZ.
IFSP 2015 ENCONTRO DE CONFORMIDADE DE GESTÃO. IN STN Nº 06 de 31/10/2007 Disciplina os Procedimentos relativos ao Registro das Conformidades Contábil.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
UNIÃO EUROPEIA DELEGAÇÃO NO BRASIL 1 Parte Contratual e Financeira Sessão de Informação Brasília D.F., 23/09/2013 Seção Contratos, Finanças e Auditoria.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.
Transcrição da apresentação:

Conformidades dos Registros de Gestão 1 GENOC/DCOG

☼ O que significa Conformidade? 2 Conformidade é a condição de alguém ou grupo de pessoas, de alguma coisa ou um ser, ou de um conjunto deles, estar conforme (do lat., com- "junto" + formare "formar", "dar forma" = com a mesma forma) o pretendido ou previamente estabelecido por si, por outrem ou entre diferentes pessoas ou grupos de pessoas.coisaserconjunto A conformidade pode ser, por exemplo, o atendimento às especificações prometidas a terceiros. Os consumidores esperam que os produtos comprados tenham sua qualidade em conformidade com as especificações declaradas.consumidoresqualidade Quando se trata de instituições governamentais que atuam na regulação prescritiva, estabelecendo requisitos ou exigências regulatórias para seus entes regulados, a conformidade se dará pelo atendimento destes entes àqueles requisitos ou exigências. O não atendimento das especificações ou requisitos exigíveis, pretendidos, prometidos ou previamente estabelecidos, configura o que usualmente se chama de "não conformidade".regulaçãoprescritiva

☼ Justificativa 3 1.Diagnóstico de ausência de documentação suporte nas UGs e ausência de assinaturas nas Notas de Empenho e Ordens Bancárias; 2.Ausência de padrão de controle e tratamento das notas de empenho e ordens bancárias emitidas no SIGEF; 3.Necessidade de mitigar riscos na execução orçamentária e financeira com a criação de controles preventivos; 4.Vultuosidade de recursos executado no Poder Executivo. LOA 2014 (R$ ,00).

☼ Objetivos 4 1. Padronizar rotinas e procedimentos internos nas unidades gestoras; 2. Reduzir riscos e aperfeiçoar os controles internos com foco na prevenção;

☼ Objetivos 5 3. Evitar erros de natureza formal com prejuízo ao erário (pagamentos duplicados) ou sem (ausência de documento suporte essencial) e desvio doloso de recursos públicos (malversação);

☼ Objetivos 6 4. Garantir a fidedignidade dos dados inseridos no SIGEF e disponibilizados no portal da transparência do poder executivo (

☼ Objetivos 7 5. Assegurar a correta destinação dos recursos públicos e alcançar melhores resultados para a prestação de serviços destinados a sociedade;

☼ Diagnóstico das Ufs sobre Conformidade / RELATÓRIO DO DIAGNÓSTICO DA POSIÇÃO DOS 26 ESTADOS BRASILEIROS E DO DISTRITO FEDERAL EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES REALIZADAS PARA CONVERGÊNCIA COM AS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO (IPSAS)

☼ Diagnóstico das Ufs sobre Conformidade 9 Quadro 02 – Questões relacionadas ao Controle Interno A conformidade contábil dos registros dos atos e fatos é realizada mensalmente por profissional com registro no CRC e registrada no sistema contábil da UF, evidenciando as inconsistências porventura existentes? A conformidade do registro de gestão é realizada diariamente e registrada no sistema contábil da UF, evidenciando as inconsistências porventura existentes?

☼ Diagnóstico das Ufs sobre Conformidade 10

☼ Premissas importantes 11 LicitaPagaContabilizaControlaOrdena

☼ Premissas importantes 12 Conformidade dos Registros de Gestão Servidor designado por portaria, com habilitação no SIGEF e capacidade de analisar documentos

☼ Premissas importantes 13 Todos os documentos associados no SIGEF deverão estar com suporte documental na extensão adequada e em conformidade com as leis e normas; Todos os meses deverão estar com a conformidade contábil registrada como com ou sem restrições.

☼ Denominação: 14 Foco na finalidade e não mais na periodicidade. Conformidade Mensal Conformidade Contábil Conformidade Diária Conformidade dos Registros de Gestão

☼ Conceito: 15 Conformidade dos Registros de Gestão Consiste na certificação dos registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial incluídos no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal – SIGEF e da existência de documentos hábeis que comprovem tais operações.

☼ Objetivos: 16 Verificar se os registros dos atos e fatos de execução orçamentária, financeira e patrimonial efetuados pela UG foram realizados em observância às normas vigentes; Conformidade Certificar a existência de documentação suficiente que comprove as operações registradas. Suporte Documental

☼ Responsabilidade: 17 Servidor formalmente designado pela autoridade máxima do órgão ou entidade, com substituto, não devendo possuir a função de emitir documentos nas fases da receita ou despesa pública: arrecadação (GR), empenhamento (NE), liquidação (NL) e pagamento (PP e OB). O substituto poderá no momento da designação estar respondendo por qualquer das fases da receita e/ou despesa desde que nas ocasiões em que assumir a titularidade se abster de emitir documentos no SIGEF. Obs.: Quando a UG se encontrar impossibilitada de designar servidores distintos para as funções de emitir documentos e registrar a conformidade, mediante justificativa formal, esta deverá ser efetuada pelo Ordenador de Despesas.

☼ Prazo: Diretoria de Contabilidade Geral – DCOG Gerência de Estudos e Normatização Contábil - GENOC 18 5º dia útil subsequente ao de referência. ☼ Periodicidade: Periodicidade Diária.

☼ Formas de registro: Diretoria de Contabilidade Geral – DCOG Gerência de Estudos e Normatização Contábil - GENOC 19 Quando a documentação comprovar de forma fidedigna os atos e fatos registrados no SIGEF; Sem restrição Quando a documentação não comprovar de forma fidedigna os atos e fatos de gestão realizados; Quando da inexistência da documentação que dê suporte aos registros efetuados; Quando o registro não espelhar os atos e fatos de gestão realizados, e não for corrigido em tempo hábil; Quando ocorrerem registros sem a devida autorização do responsável por atos e fatos de gestão; Com restrição

☼ Documentos Comprobatórios dos atos e fatos: Diretoria de Contabilidade Geral – DCOG Gerência de Estudos e Normatização Contábil - GENOC 20 Gestão Documental Todos aqueles que motivaram a emissão de notas de empenho e de ordens bancárias; Deverão ser arquivadas juntamente com o correspondente documento de sistema até o 5º dia útil posterior ao empenho e pagamento; As N.E. e O.B. deverão estar assinadas pelo ordenador de despesas no mesmo prazo.

☼ Outros Procedimentos: Diretoria de Contabilidade Geral – DCOG Gerência de Estudos e Normatização Contábil - GENOC 21 Mais de uma UG no mesmo espaço físico: segregação também por UG; Qualquer gasto governamental deve constituir um processo específico, podendo ser de contratos, dispensa ou inexigibilidade de licitação, transferências voluntárias, diárias, adiantamentos, etc; Os processos de diárias deverão ser abertos individualmente por nome do beneficiário e receber todas as diárias percebidas pelo servidor durante o exercício; Os processos de adiantamentos deverão ser abertos para cada concessão realizada e conter todos os documentos desde a sua requisição até a aprovação da prestação de contas

DIRETORIA DE CONTABILIDADE GERAL - DCOG GERÊNCIA DE ESTUDOS E NORMATIZAÇÃO CONTÁBIL – GENOC 22