EXPERIMENTAÇÃO J3 – GESTÃO DE PROCESSOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Estudando com Profª Simony
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Ciclo de vida e organização do projeto
GESTÃO VOLTADA PARA A EXCELÊNCIA
Recrutamento e Seleção de Pessoal.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Daciane de Oliveira Silva
Gestão Estratégica de Operações
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Organização, Sistemas & Métodos (OSM) Aula 1
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações
Pós-Graduação - EAD FACINTER
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Control Objectives for Information and related Technology
Infraestrutura de tecnologia da informação
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
RBMLQ-I Ouro Preto Dplad/Sepeo Planejamento Institucional do Inmetro.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Projeto: Capacitação em GP
Faça uma analogia com o corpo Humano.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Profissional de GC / Função de GC
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Teorias Modernas de Gestão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Planejamento estratégico
Gerenciamento de Processos - PNQ
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
INTRODUÇÃO Problema de Pesquisa: O segmento têxtil e confecção tem enfrentado desafios para elevar sua produtividade, reduzir custos, garantir a qualidade.
Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Planejamento Estratégico
Tecnologia, inovação e Gestão estratégica
Planejamento e Responsabilidade Social
Auditoria e Acompanhamento.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Capítulo 1 A administração hoje.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Controladoria.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
INDICADORES DE DESEMPENHO
Material de responsabilidade do professor - PROVOCAÇÕES ESTRATÉGICAS ABASE Resultados do Workshop 2 04 e 05/08/2014 Coordenação: Profa. Maria Elisa Brandão.
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Transcrição da apresentação:

EXPERIMENTAÇÃO J3 – GESTÃO DE PROCESSOS ESCRITÓRIO DE PROCESSOS (BSPO) Luíza Maria B. Araújo (10/0063870) Maria Carolina Rezende (11/0036115) Marina Mendes (10/0017495)

Conceito É uma estrutura organizacional que favorece a inovação, atingindo com isso, a competitividade. Para a adoção da gestão de processos e do valor para o cliente é preciso que o processo se estabeleça dentro da organização horizontalmente e fora dela. Willems et Al (2007) nos diz que a necessidade de integração das empresas está ligada a alguns outros fatores como, por exemplo, ampliação das linhas de produtos, o crescimento de inovadoras tecnologias, dentre outros.

Gestão de processos A Gestão por processos está associada à busca da integração das unidades organizacionais essencial ao negócio da organização, sejam internas à própria organização, ou de terceiros, seguindo a perspectiva do cliente. A forma de operar a gestão por processos é a coordenação.

Gestão de Processos Kohlbacher (2009) associa gerenciamento por processos com: Satisfação do cliente; Qualidade dos produtos; Velocidade de entrega; e Velocidade para introdução de novos produtos. Atualmente se reconhece que a competência central da organização se apoia nos processos que cruzam a organização do início ao fim.

Gestão de Processos Os três principais componentes da Gestão por processos são: Desenho de processos; Execução de práticas de processos ou casos de uso de negócio; Mensuração do desempenho dos processos e seu aprimoramento. A mensuração do desempenho é muito importante, para que se tenha conhecimento sobre a eficácia da implantação da gestão por processos dentro da organização.

Gestão de processos Para Kueng e Krhan (1999) é importante observar: aspectos financeiros, aspectos da clientela, aspectos dos empregados, aspectos da sociedade, e aspectos da inovação. Já segundo Kohlbacher & Gruenwald (2011) num cenário multidimensional, fazem parte as dimensões de: Desenho e documentação dos processos de negócio; Papel organizacional de líder do projeto; O processo de gestão do processo de negócio; A cultura organizacional alinhada com a perspectiva de gestão de processos; A utilização de metodologias de incremento contínuo dos processos estabelecidos e a estrutura organizacional orientada a processos.

Gestão de Processos Além disso, para Willems et Al (2007) existem três pontos importantes para entender o esforço de integração: O impacto dos esforços de integração sobre o desempenho da organização, ações centrais visando integração, ações descentralizadas visando integração.

Gestão de Processos Para concluir, podemos citar o grupo Elo (2010) que entende que os três principais papéis de um escritório de processos visam: Fortalecer a visão de processos como eixo central de uma lógica inovadora e sistematizada de se pensar a operação da empresa. Institucionalizar a gestão de processos por parte do BPSO como soluções para o incremento da performance organizacional; Estabelecer convergência aglutinando a variedade de iniciativas existentes para estabelecer gestão de processos; Provendo tecnologia e métodos adequados para assegurar a excelência das iniciativas voltadas à integração por processos.

Estudo de Caso 1 O estudo de caso aborda uma discussão entre colegas de turma sobre o conceito de processo na administração pública e nas empresas privadas. Os alunos estão debatendo a diferente postura de gerentes e gestores, no âmbito privado e público.

Estudo de Caso 1 O Processo é o resultado da articulação de pessoas, instalações, equipamentos e outros recursos que agrega valor ao produto ou serviço. Um processo organizacional pressupõe início e fim bem definidos e metas pré estabelecidas.

Estudo de Caso 1 Assim, a gestão de processos é uma metodologia que permite: Acompanhar; Avaliar; e Redesenhar os processos de trabalho. Visando a melhoria continua destes e o alcance dos objetivos estratégicos da organização, seja ela pública ou privada. O fim de qualquer organização é a sobrevivência, que só será possível diante de uma postura assertiva dos gestores e da eliminação de gargalos.

Estudo de Caso 1 O ambiente atual de negócios vem exigindo de todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, operações com maior eficiência, velocidade e flexibilidade. Tal ambiente se apresenta a partir de temas que cada vez mais se tornam relevantes e que influenciam as estratégias e operações organizacionais como, por exemplo: Utilização adequada de recursos e energia; Responsabilidade social, segurança; e Meio ambiente; consumo consciente etc.

Estudo de Caso 1 Em vista disso, a gestão de processos passa a desempenhar papel de grande relevância nas organizações e a ambiência externa atual tem elevado a gestão de processos a um novo patamar de importância para as organizações modernas.

Estudo de Caso 1 Assim, considerando que as organizações constituem-se de conjunto de processos, a gestão de processos vem sendo entendida atualmente como uma ponte entre a estratégia e a operação. Seu objetivo é permitir a gestão integrada da organização, dentro de parâmetros pré-definidos de custo, qualidade e eficiência, sempre alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

Outro Exemplo – Serpro Um outro caso de aplicabilidade de escritório de projetos foi o constituído no Serpro. No Serpro, a decisão sobre a implantação surgiu da própria diretoria: Frente a necessidade do aprimoramento das melhores práticas sobre gestão dos projetos desenvolvidos na empresa e com o objetivo de propiciar o desenvolvimento de uma metodologia padrão e garantir a avaliação de recursos, efetuar o planejamento de projetos com maior segurança, reduzir incertezas, riscos e custos imprevistos.

Outro exemplo – Serpro Criação da Unidade de Alinhamento Estratégico (UEA); Cuja sua competência principal é o alinhamento estratégico da empresa. Dentre os aspectos motivadores para sua implementação, dois foram primordiais: Falta de um processo padronizado de gestão de projetos; e Falta de informações para o monitoramento do portfólio de projetos.

Outro exemplo – Serpro Com a implantação do Escritório de Projetos, espera-se que haja maior: Assertividade financeira, Cumprimento de prazos; e A redução de incertezas e riscos. Assim, possibilitando, a diminuição dos custos do projeto e o aumento da satisfação do cliente.

Outro exemplo – Serpro Houve um planejamento para sua implementação: Que seria gradativa, de acordo com o grau de maturidade da organização. E possui como sustentação três pilares: Processos; Pessoas; e Tecnologia.

Outro exemplo – Serpro A mudança está sendo implementada, para isso foi criado: Grupo Interárea de Gestão de Projetos (GI); Grupo de Validação (GV).

Bibliografia Araujo, Garcia e Martines. Gestão de Processos. 2011. Editora Atlas. SP – Pg. 67 http://processosdenegocio.wikispaces.com/file/view/BPSOgjavO%20Escrit%C3%B3rio%20de%20Processos.pdf/421799590/BPSOgjavO%20Escrit%C3%B3rio%20de%20Processos.pdf Aula E http://www4.serpro.gov.br/imprensa/publicacoes/tema-1/antigas%20temas/tema_175/materias/escritorios-de-sucesso Acesso: 09/05/13