Andre Ricardo Antônio Carlos Gabriel Roberto Giancarlos

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Transcrição da apresentação:

Andre Ricardo Antônio Carlos Gabriel Roberto Giancarlos Comunicação Andre Ricardo Antônio Carlos Gabriel Roberto Giancarlos

Comunicação Importância

Comunicação “Boa comunicação é essencial para a eficácia de qualquer organização ou grupo.”

Pesquisa 64% não acreditam no que os dirigentes das empresas dizem; 61% não são informados sobre os planos da empresa; 54% dizem que as decisões não são bem explicadas.

Comunicação Transferência Compreensão da Mensagem

Funções da Comunicação Controle Motivação Expressão Emocional Informação

Processo de Comunicação Fonte Codificação Canal Decodificação Feedback Receptor

Barreiras para a Comunicação Filtragem Percepção Seletiva Sobrecarga de Informações Defesa Linguagem Jargões Medo da Comunicação

Fundamentos da Comunicação Direção da comunicação Vertical Descendente: Flui dos níveis mais altos para os mais baixos Ascendente: Flui dos níveis mais baixos para os mais altos Horizontal Lateral: Nos membros do mesmo grupo, nível

Fundamentos da Comunicação Redes Formais vs Informais Redes formais: São verticais, seguem a cadeia de autoridade e são relacionada com o trabalho Redes Informais: Livre para fluir em qualquer direção. (rede de rumores)

Fundamentos da Comunicação Redes Formais de Pequenos Grupos Cadeia Roda Todos os canais Redes Critério Cadeia Roda Todos os Canais Velocidade Moderada Rápida Acurácia Alta Emergência Liderança Nenhuma Satisfação dos membros Baixa

Fundamentos da Comunicação Redes Informais: rede de rumores É importante fonte de comunicação. A maior parte dos funcionários sabem primeiro das notícias através da rede de rumores. Não é controlada pela direção da empresa, os funcionários acreditam ser mais confiável e é largamente utilizada para interesses próprios daqueles que fazem parte dela.

Fundamentos da Comunicação

Fundamentos da Comunicação VIDEO

Fundamentos da Comunicação Redes Informais: rede de rumores Evitando efeitos negativos: Cronogramas de eventos importantes Explicar decisões importantes Enfatizar vantagens e desvantagens Discutir abertamente as piores possibilidades Fazendo uso: algumas empresas fazem da rede informal um canal de comunicação direto com o setor administrativo

Fundamentos da Comunicação Comunicação não verbal “A comunicação não precisa ser verbalizada para enviar uma mensagem.” Paralinguística: estuda os aspectos não-verbais. Tom de voz, ritmo da fala, pontuações, entre outros.

Fundamentos da Comunicação VIDEO

Fundamentos da Comunicação Escolha do canal de comunicação

Barreiras de comunicação entre homens e mulheres Deborah Tannen Porque o sexo costuma gerar barreiras na comunicação oral Homens – reafirmar status Mulheres – criar conexões Agora vamos falar um pouco das questões atuais da comunicação nas organizações. A pesquisadora Deborah Tannen fez algumas pesquisas e observou algumas informações importantes sobre as diferenças no estilo de conversação entre homens e mulheres. A essencia da pesquisa

Barreiras de comunicação entre homens e mulheres “Comunicação é um ato de equilíbrio contínuo, contrapondo as necessidades conflitantes de intimidade e independência” Intimidade – proximidade e coisas em comum Independência – distância e diferenças As mulheres falam e ouvem a linguagem da intimidade e da conexão – Os homens a linguagem do status, do poder e da independência. –

Barreiras de comunicação entre homens e mulheres Mulheres – negociação para uma aproximação, na qual as pessoas buscam oferecer e receber informações e apoio Homens – preservar independência e manter status em uma hierarquia social O aconselhador posiciona-se acima do aconselhado, como tendo mais conhecimento, melhor raciocínio e mais controle da situação. Os homens costumam se queixar de que as mulheres falam demais dos seus problemas As mulheres criticam os homens por não ouvirem o que elas dizem Quando os homens ouvem um problema, eles geralmente reafirma seu desejo de independência e controle através da oferta de soluções Muitas mulheres, por outro lado, vêem o ato de contar um problema como um meio de promover a proximidade. As mulheres contam o problema para obter apoio e conexão, não para receber conselho de um homem

Barreiras de comunicação entre homens e mulheres Homens são mais diretos que as mulheres As mulheres tendem a se vangloriar menos que os homens Os homens dizem: acho que você está errado em relação a este ponto Mulher: Você já verificou no departamento de marketing as pesquisas sobre esse assunto? Os homens se referem a maneira indireta de as mulheres falaram com dissimulação, mas elas não estão preocupadas como eles com a questão do status e da valorização pessoal que a conversa direta pode trazer. A mulheres freqüentemente disfarçam sua autoridade ou conquistas para não parecerem arrogantes e levam em conta os sentimento dos outros, Já os homens interpretam incorretamente essa postura, concluindo que as mulheres são menos autoconfiantes ou competentes.

Comunicação “politicamente correta” Que palavras vocês utilizariam para descrever um colega preso a uma cadeira de rodas? Quais termos você usaria para dirigir-se a uma cliente do sexo feminino? Como você se comunica com um novo cliente muito diferente de você?

Comunicação “politicamente correta” Mudamos nosso vocabulário para se ajustar ao movimento do politicamente correto Aleijado, cego ou velho Encolhendo nosso vocabulário e tornando a comunicação mais difícil Lixo, cotas, mulheres e carecas É preciso tomar cuidado com o sentimento dos outros porque certas palavras ofendem as pessoas. Em uma força de trabalho cada vez mais diversificada, é preciso prestar atenção nas palavras que podem ser ofensivas

Comunicação “politicamente correta” Quando se eliminam palavras ofensivas, reduzem-se as opções para a transmissão de mensagens do jeito mais claro Diminui a probabilidade da mensagem chegar ao receptor com a mesma intensidade que se havia previsto Precisa-se tomar cuidado com a escolha de nossas palavras, para não ofendermos ninguém. Também temos que tomar cuidado para não mutilarmos nosso vocabulário, a ponto de prejudicar a clareza da comunicação Tem que haver um equilíbrio

Comunicação multicultural Barreiras culturais Barreiras semânticas Sisu – coragem Eficácia, mercado livre Barreiras causadas pelas conotações Hai: estou ouvindo e não sim, concordo Barreiras causadas pela diferença de entonação Em casa e no trabalho Barreiras causadas pela diferença de percepção Tailandeses percebem o ‘não’ diferentemente A comunicação eficaz é difícil mesmo sob condições ideais, os fatores multiculturais tem o potencial de aumentar os problemas de comunicação. Palavras significam coisas diferentes para pessoas diferentes Palavras tem conotações diversas em diferentes linguagens

Comunicação multicultural Contexto cultural Culturas de alto contexto Utilizam indícios não-verbais e sinais sutis na sua comunicação – China, Vietnã, Arábia Saudita Culturas de baixo contexto Só utilizam palavras para transmitir suas mensagens – EUA, Europa O que essas diferenças contextuais significam em termos de comunicação? A cultura de alto contexto exige confiança mutua entre os locutores. Os acordos verbais significam um forte comprometimento das partes nessa cultura. E quem você é – idade, cargo – são dados altamente valorizados Na cultura de baixo contexto, os acordos são feitos por escrito, com escolha precisa de termos e com ênfase em seus aspectos legais.

Comunicação multicultural Guia Cultura Assuma que há diferenças até que a similaridade seja comprovada Procure ater ao discurso em termos descritivos, em vez da interpretação ou da avaliação Busque empatia Trate suas intenções como uma hipótese de trabalho

Comunicações Eletrônicas Tornam todos quase 24 horas “Disponíveis” Agilização dentro das organizações Perda do componente não-verbal da conversa face a face Falta de emoções e nuances das entonações

Regras da Boa Comunicação Use múltiplos canais Aumenta a probabilidade de clareza Estimula diversos sentidos do receptor As pessoas tem facilidades diferentes em relação à absorção de informações

Regras da Boa Comunicação Adapte a mensagem ao seu publico Pessoas diferentes necessitam de diferentes informações

Regras da Boa Comunicação Procure ter empatia com os outros Se coloque no lugar do receptor Como ele entenderá a mensagem?

Regras da Boa Comunicação Lembre-se da comunicação face a face Como o máximo da informação pode ser transmitido, este deve ser o canal escolhido para a transição de mensagens que possam ser ambíguas, ameaçadoras ou que impliquem em mudanças

Regras da Boa Comunicação Pratique a escuta ativa Faça contato visual Mostre expressões Evite distrações Faça perguntas Use paráfrases Evite interromper Não fale ao mesmo tempo

Regras da Boa Comunicação Tenha coerência com suas palavras Quando mensagens não-verbais contradizem a mensagem oficial transmitida o receptor se confunde e acaba perdendo o foco

Regras da Boa Comunicação Utilize a rede de rumores Pode servir como filtro e como mecanismo de feedback

Regras da Boa Comunicação Utilize o feedback Enfoque comportamentos específicos Mantenha uma postura impessoal Escolha o momento certo Quando o feedback é negativo, assegure-se de que o comportamento é controlável pelo receptor