TELESSALA DE IBAITI-PR 2007

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR:
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Gestão da Educação Infantil
Projeto de Intervenção
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Psicologia e Teorias da Aprendizagem
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DESENVOLVIMENTO SOCIAL Ana Luiza Maia Felipe Piovesana Araújo Gibson Moreira Praça Guilherme Duarte UNIVERSIDADE FEDERAL.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
MESTRADO EM EDUCAÇÃO Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Profª Drª Suenny Fonsêca de Oliveira.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Uma abordagem curiosa e divertida
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
SILVANA BERBEL FERNANDES
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
Perguntas de Modelação
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA JOGO SIMBÓLICO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: Um olhar sobre a prática.
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO DO CEP:
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
AMARELINHA COMO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Deficiência Mental Leve
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
ESTUDO DO MEIO.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
UTILIZAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA ATIVIDADE EXPERIMENTAL.
Universidade Federal de Alagoas
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Escola Estadual Profª Paulina Rosa Professor Edson Nascimento.
Transcrição da apresentação:

TELESSALA DE IBAITI-PR 2007 Alunas: ELZA DE SOUZA PUPO ROSA MARIA DE ARAUJO BUENO VANIA DA SILVA RODRIGUES RUBIALE BRINCADEIRAS INFANTIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL TELESSALA DE IBAITI-PR 2007

BRINCADEIRAS INFANTIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL INTRODUÇÃO BRINCADEIRAS INFANTIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL

JUSTIFICATIVA O tema abordado justifica-se pela necessidade de conhecer e reconhecer a real importância do brincar na Educação Infantil e Séries Iniciais, principalmente de escolas públicas. Além disso, o estudo privilegiará e focalizará os principais aspectos que envolvem a relação brincadeira-desenvolvimento-aprendizagem-educação.

PROBLEMATIZAÇÃO As brincadeiras infantis no contexto educacional constituem uma atividade de fator primordial para o desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da crianças, tornando-se um agente facilitador da aprendizagem desde que os profissionais tenham em mente seu objetivo.

OBJETIVOS: GERAL: Investigar a prática de brincadeiras no âmbito da escola focalizando-se a questão da resistência dos professores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Verificar a importância da utilização de jogos pedagógicos em sala de aula. Analisar dados teóricos que comprovam a importância do tema. Identificar elementos práticos, Identificar elementos práticos, sobre o assunto abordado para futuramente serem trabalhados em sala de aula.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O brincar e a brincadeira infantil; * Teóricos da brincadeira infantil; # Piaget e as brincadeiras infantis; # Wallon e a brincadeira infantil.

* A brincadeira do faz de conta; * Etapas do desenvolvimento da criança;

Escolarização e a brincadeira na Educação Infantil. A importância do brincar para a construção do conhecimento na Educação Infantil

METODOLOGIA O levantamento bibliográfico, Pesquisa de campo

CONSIDERAÇÕES FINAIS A brincadeira é de extrema importância no desenvolvimento da criança, pois é através dela que a criança apresenta um processo de desenvoltura, socialização e cooperação..

Nas brincadeiras o professor é aquele que media estratégias sociais, lingüísticas e cognitivas, no contexto educativo, fornecendo subsídios para a construção dos conhecimentos que serão adquiridos servindo-se do brincar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS KISHIMOTO,T.M. (org) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002 _________Jogos tradicionais infantis. São Paulo: Vozes, 1998. OLIVEIRA, Z.M.R. Educação Infantil: muitos olhares, 4 ed. São Paulo: Cortez, (org) 2000.