1 Ana Maria Amato Camila Coury Ribeiro Eliza Santos Abreu Fernanda Schuchter Gatti Júlia Larissa Barros Lessa Pedro Cançado Ricardo Portfolio Management.

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OBJETIVO: DEFINIR CLARAMENTE O PROJETO A SER DESENVOLVIDO Planejamento Estratégico do produto DATA DE DE ENTREGA: 11/04/ CLIENTE Dados do mercado.
Transcrição da apresentação:

1 Ana Maria Amato Camila Coury Ribeiro Eliza Santos Abreu Fernanda Schuchter Gatti Júlia Larissa Barros Lessa Pedro Cançado Ricardo Portfolio Management in New Product Development: Lessons from the Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons from the Leaders II Trabalho da disciplina de SDP – 2010/2 Prof: Lin Chih Cheng

2 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações

3 Introdução Sobre os autores Fonte: Dr. Robert G. Cooper: Professor de marketing na De Groote School of Bussines, McMaster University. Fundador do StageGate Product Development Process. Possui mais de 90 publicações de artigos e 7 livros acadêmicos. Entre eles o best-seller Winning at New Products, 3ª Edição. É um dos mais mais influentes pensadores sobre a inovação em empresas no mundo de hoje.

4 Introdução Sobre os autores Fonte: Scott J Edgett : Professor de marketing na De Groote School of Bussines, McMaster University. Diretor do Product Development Institute. Publicou mais de 60 artigos. Conduziu seminários e projetos de consultorias na Europa e América do Norte. É pioneiro em gerenciamento de portfólio para inovação de produtos. É diretor executivo e co-fundador junto ao dr. Cooper do Product Development Institute e também da Stage-Gate International.

5 Introdução Sobre os autores Fonte: Elko J. Kleinschmidt Professor de marketing na De Groote School of Bussines, McMaster University. Especialista no processo de desenvolvimento de novos produtos, no gerenciamento de portfólio de novos produtos e os fatores de sucesso dos programas de desenvolvimento de novos produtos. Possui mais de 50 publicações. A mais recente é o livro Portfolio Management for New Products ( com R.G. Cooper e S.J. Edjet)

6 Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Sobre os autores Gestão de Portfólio das empresas Marketing

7 Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Sobre os autores Fonte: Objetivo do artigo é responder a pergunta: Como uma empresa deve investir seu recursos para a produção de novos produtos em relação às várias oportunidades que possuem para alcançar os objetivos da empresa em relação aos seus novos produtos? Gerenciamento do Porfólio Projeto D Projeto C Projeto A Projeto B

8 Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Sobre os autores What Does Portfolio Management Mean? The art and science of making decisions about investment mix and policy, matching investments to objectives, asset allocation for individuals and institutions, and balancing risk against. performance. Portfolio management is all about strengths, weaknesses, opportunities and threats in the choice of debt vs. equity, domestic vs. international, growth vs. safety, and many other tradeoffs encountered in the attempt to maximize return at a given appetite for risk. Fonte:

9 Introdução Sobre os autores Metodologia de Pesquisa Sobre os autores Fonte: Natureza da pesquisa: Básica ou Aplicada? Abordagem: Quantitativa ou Qualitativa? Objetivos: Exploratória, descritiva ou explanatória? Métodos: Pesquisa experimental, Survey, Estudo de caso, Pesquisa Ação ou Pesquisa Bibliográfica? O artigo reporta os resultados de uma investigação exploratória de práticas de gestão de portfólio

10 Introdução Sobre os autores Metodologia de Pesquisa Sobre os autores Como o estudo foi feito: Foram realizadas entrevistas em 35 empresas líderes em várias segmentos. Destas, 5 foram alvo de uma pesquisa mais aprofundada e detalhada. As empresas foram escolhidas de acordo com a experiência, competência e capacidade de fornecer informações relativas ao estudo. Durante as entrevistas foram investigados os detalhes das abordagens do desenvolvimento de produtos e problemas enfrentadas pelas empresas. São elas: Chemical Company (Hoechst) Industrial material supplier (English China Clay) High-technology materials producer Royal Bank of Canada Consummer goods company (Reckitt & Colman, U.K)

11 Introdução Sobre os autores Gestão de Portfólio Metodologia de Pesquisa Embasamento teórico Fonte:

12 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações

13 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio Gestão de Portfólio Maximização do Valor do Portfólio Balanceamento do Portfólio Alinhamento Estratégico

14 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio Gestão de Portfólio Maximização do Valor do Portfólio Balanceamento do Portfólio Alinhamento Estratégico

15 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1. Não Reflete a Estratégia da Empresa

16 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1.Não Reflete a Estratégia da Empresa 2.Qualidade Pobre Impróprio para comercialização Fraco Baixa Fatia do Mercado

17 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1.Não Reflete a Estratégia da Empresa 2.Qualidade Pobre 3.Túnel, Não funil. X

18 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1.Não Reflete a Estratégia da Empresa 2.Qualidade Pobre 3.Túnel, Não funil. 4.Go/ Kill Decisions

19 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1.Não Reflete a Estratégia da Empresa 2.Qualidade Pobre 3.Túnel, Não funil. 4.Go/ Kill Decisions 5.Recursos Escassos

20 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio 1.Não Reflete a Estratégia da Empresa 2.Qualidade Pobre 3.Túnel, Não funil. 4.Go/ Kill Decisions 5.Recursos Escassos 6.Trivialiazação do desenvolvimento de produtos.

21 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio

22 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio

23 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio

24 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M.

25 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M.

26 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M. Lista Dinâmica Ordenada e Classificada Objetivo:classificar os projetos a partir de diversos critérios Os projetos são ordenados, independentemente, em cada critério Company G Importância Estratégica Valor Presente Líquido (VPL) Taxa Interna de Retorno (TIR) Probabilidade de Sucesso técnico (Pts)

27 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M. Método 1.Multiplicar a probabilidades de sucesso técnico pelo TIR e ordenar os resultados 2.Multiplicar a probabilidades de sucesso técnico pelo VPL e ordenar os resultados 3.Atribuir pesos para os projetos de acordo com a importância estratégica para a empresa 4.Fazer a média das classificações anteriores ProjetoTIR*PtsVPL*PtsImportância EstratégicaRank Alpha16,0 (2)8,0 (2)5 (1)1,67(1) Epsilon10,8 (4)18,0 (1)4(2)2,33(2) Delta11,1 (3)7,8 (3)2(4)3,33(3) Omega18,7 (1)5,1 (4)1(6)3,67(4) Gama9,0 (6)4,5 (5)3(3)4,67(5) Beta10,5 (5)1,4 (6)2(4)5,00(6)

28 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M. Vantagens Simplicidade Considera mais de um critério Desvantagens Não considera restrições de Baseado em dados financeiros incertos e não confiáveis Não considera o balanceamento de projetos

29 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M. Modelos de Pontuação Utilizados para tomar decisões de Go/Kill em revisões de projetos individuais ou Stage Gates Também são aplicáveis para priorização de projeto e gestão de portfólio Uma lista de critérios é desenvolvida para classificar projetos de alta-prioridade e baixa-prioridade Problemas Critérios inapropriados Uso do modelo para o gerenciamento

30 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M. HOECHST-U.S Principais fatores na priorização de projetos: 1.Recompensa para a companhia 2.Adequação à estratégia da empresa 3.Influência estratégica 4.Probabilidade de sucesso comercial 5.Probabilidade de sucesso técnico Os projetos são avaliados em cada critério a partir de uma escala As pontuações são multiplicadas por pesos e então somadas, resultando na pontuação final do projeto.

31 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Maximizando o valor do portfólio E.C.V.P.I.D.R.O.L.S.M. Essa pontuação é usada nas decisões Go/Kill da alta gerência e na priorização de projetos Desvantagens Precisão imaginária Efeito Halo Eficiência na Alocação de Recursos Escassos

32 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio Fraquezas dos Métodos Os métodos de maximização de valor não garantem que o portfólio está alinhado com a estratégica e nem otimamente balanceado, mas sim aumento de lucro Por outro lado, se o portfólio é formado por projetos não-lucrativos ou pouco atrativos, o gerenciamento de portfólio se torna acadêmico

33 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio

34 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Foco do artigo Problemas enfrentados pelas empresas Metas do G. de portfólio Maximizando o valor do portfólio Balanceando o Portfólio

35 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Balanceando o Portfólio Diagrama de Bolhas Lidando com incertezas Mapas de Portfólio Gráficos tradicionais

36 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Balanceando o Portfólio Diagrama de Bolhas Lidando com incertezas Mapas de Portfólio Gráficos tradicionais

37 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Balanceando o Portfólio Diagrama de Bolhas Lidando com incertezas Mapas de Portfólio Gráficos tradicionais Reckitt & Colman risk-reward diagram

38 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Balanceando o Portfólio Diagrama de Bolhas Lidando com incertezas Mapas de Portfólio Gráficos tradicionais Reckitt & Colman risk-reward diagram CONCEITO DE ATRATATIVIDADE - Intenção de compra - Vantagem do produto - Sustentabilidade da Vantagem - Escopo internacional CONCEITO DE ATRATATIVIDADE - Intenção de compra - Vantagem do produto - Sustentabilidade da Vantagem - Escopo internacional

39 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Balanceando o Portfólio Diagrama de Bolhas Lidando com incertezas Mapas de Portfólio Gráficos tradicionais Reckitt & Colman risk-reward diagram FACILIDADE DE IMPLANTAÇÃO - Forças tecnológicas da empresa - Ausência esperada de problemas em termos de desenvolvimento - Registro - Empacotamento - Produção - Distribuição FACILIDADE DE IMPLANTAÇÃO - Forças tecnológicas da empresa - Ausência esperada de problemas em termos de desenvolvimento - Registro - Empacotamento - Produção - Distribuição

40 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Balanceando o Portfólio Diagrama de Bolhas Lidando com incertezas Mapas de Portfólio Gráficos tradicionais 1)Interesse da Unidade de Negócio 2)Interesse do cliente 3)Sustentabilidade da Vantagem Competitiva 4)Viabilidade técnica 5)Credibilidade do caso de negócio 6)Ajuste às capacidades técnicas e de produção 7)Atratividade Financeira 1)Interesse da Unidade de Negócio 2)Interesse do cliente 3)Sustentabilidade da Vantagem Competitiva 4)Viabilidade técnica 5)Credibilidade do caso de negócio 6)Ajuste às capacidades técnicas e de produção 7)Atratividade Financeira Diagrama de Bolhas

41 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Balanceando o Portfólio Diagrama de Bolhas Lidando com incertezas Mapas de Portfólio Gráficos tradicionais Foram encontrados uma diversa variedade de exemplos de histogramas e gráficos de pizza... Recursos (%) x Ano de Lançamento Outros exemplos: - Fluxo de Caixa - Tipos de Projetos - Mercado / Produtos / Tecnologia Outros exemplos: - Fluxo de Caixa - Tipos de Projetos - Mercado / Produtos / Tecnologia

42 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Balanceando o Portfólio Diagrama de Bolhas Lidando com incertezas Mapas de Portfólio Gráficos tradicionais Equilíbrio do Portfólio Os autores encontraram uma grande variedade de métodos e diagramas distintos Entretanto, problemas com o Equilíbrio do Portfólio continuam a acontecer...

43 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Balanceando o Portfólio Diagrama de Bolhas Lidando com incertezas Mapas de Portfólio Gráficos tradicionais Equilíbrio do Portfólio: PROBLEMAS 1. Dados financeiros substancialmente indisponíveis ou incertos 2. “Mapas, intermináveis mapas!” 3. Interpretação: gráficos e diagramas não tomam decisões por si só 4. Não estava claro o “Equilíbrio correto” de projetos 5. Não estava claro o que se foi feito a partir dos gráficos e diagramas

44 PM in NPD – Lessons from the Leaders I Continuação

45 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações

46 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

47 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

48 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

49 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio Alinhamento Estratégico Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio Alinhamento Estratégico Onde Estamos Observações e Questões

50 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Estratégica de cima pra baixo Modelo de Pacotes Estratégicos Modelo de Checagem

51 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Estratégica de cima pra baixo Modelo de Pacotes Estratégicos Modelo de Checagem

52 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Estratégica de cima pra baixo Modelo de Pacotes Estratégicos Modelo de Checagem

53 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

54 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

55 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Onde Estamos Gerenciamento de Portfólio é uma questão vital. Não existe solução mágica Não existe uma solução favorita

56 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Onde Estamos Gerenciamento de Portfólio é uma questão vital. Não existe solução mágica Não existe uma solução favorita

57 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Onde Estamos Gerenciamento de Portfólio é uma questão vital. Não existe solução mágica Não existe uma solução favorita

58 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Onde Estamos Gerenciamento de Portfólio é uma questão vital. Não existe solução mágica Não existe uma solução favorita

59 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

60 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

61 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

62 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

63 PM in NPD – Lessons from the Leaders II Alinhamento Estratégico Estratégica de cima pra baixo Onde Estamos Observações e Questões O processo de gerenciamento de portfólio

64 Introdução Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders I Portfolio Management in New Product Development: Lessons From The Leaders II Outras Considerações

65 Sobre os autores