Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia

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Transcrição da apresentação:

Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia Capitulo 10: Integração entre Estratégia Competitiva e Capacitação Tecnológica Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Capacitação Tecnológica e Estratégia Competitiva As áreas de capacitação de uma empresa podem ser agrupadas em quatro funções básicas: inovação ou desenvolvimento, produção, marketing gestão Cada setor ou segmento tem características próprias e cada empresa adota explícita ou implicitamente uma estratégia competitiva que enfatiza aspectos particulares destas quatro funções. Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006 Compreende esforços tecnológicos empreendidos pelas empresas por meio dos seguintes mecanismos de geração e aquisição de informação e conhecimento. Pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos; Aquisição de tecnologia explícita (patentes, licenças de fabricação e contratos de assistência técnica) Aquisição de tecnologia implícita, incorporada em máquinas, equipamentos, softwares, etc. Acesso a informações codificadas em multimidia (livros, manuais, internet, videos, etc) Cooperação com outros agentes Aprendizado interno contínuo. Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Áreas de Inovação na Empresa Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Empresa organizada por funções Presidente Produção Adm/Fin. Vendas Representantes Lojas Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006 Estrutura Matricial Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Organizações baseadas em projetos Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Organização por Processos Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Recursos críticos em cada fase do ciclo de vida do produto Recurso/Fase Estágio do ciclo de vida do produto Inicial Crescimento Maduro Capacitação crítica Tecnologia de produto Marketing, serviços, produtos e processos. Tecnologia de processos RH crítico Engenheiros, cientistas Gerencia Mão de obra especializada Estrutura da indústria Entrada baseada em know-how Fusões e aquisições Concentrada Necessidades de capital Baixa Alta Poder de barganha dos compradores Baixo (novidades comandam preços) Alto (concorrência) Médio/alto Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006 Produção Refere-se ao conjunto de recursos utilizados na tarefa manufatureira propriamente dita, podendo referir-se tanto aos equipamentos e instalações como aos métodos de organização da produção e de controle de qualidade. As tecnologias de produção podem ser obtidas por meio da compra de tecnologia embutida em bens de capital e insumos críticos, mas sua adaptação ao contexto interno requer um esforço tecnológico próprio. Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006 Marketing e Gestão Marketing: Inclui atividades de vendas, promoção publicidade e serviços pós-venda. Presta serviços de assistência técnica e atendimento ao consumidor, representando o elo da empresa com o mercado. Gestão: Envolve tarefas administrativas típicas da atividade empresarial incluindo o planejamento estratégico, o suporte à tomada de decisão, a administração financeira e a gestão dos recursos humanos. Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

O diamante dos conflitos entre diferentes áreas da empresa Gestão e finanças Produção Vendas e Marketing Tecnologia 3.Preços, condições de pagamento, gastos em promoção e publicidade 4.Necessidades dos clientes, prazos de desenvolvimento 1. Mudanças freqüentes em produtos; projetos com dificuldades de fabricação. 2. Estoques e investimentos em máquinas e equipamentos 5.Prazos de entrega, qualidade e variedade de produtos 6.Demanda por RH e investimentos Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006 Relação 1. Conflitos entre P&D (desenvolvimento de produtos) e Produção Já os engenheiros da área de desenvolvimento tecnológico vêem as mudanças no produto como essência de suas atividades. As dificuldades de fabricação costumam ser menosprezadas diante da prioridade conferida as características técnicas ou design diferenciado. Novos produtos costumam passar por inúmeras e inesperadas transformações induzidas pelos testes e respostas dos usuários, exigindo modificações de processo e estoques maiores e mais diversificados de partes e peças. Tais modificações atrapalham a rotina da área industrial causando stress e conflitos internos. O mundo ideal dos responsáveis pelo processo de produção é tipicamente fordista: produtos padronizados, que exigem poucas mudanças na preparação (ou set-up) de máquinas; design simples para facilitar a fabricação e montagem; e número limitado e estável de componentes para facilitar a gestão dos estoques. Este ambiente estável permite que a produção seja planejada com maior antecedência, reduz a necessidade de controles complexos e de mudanças inesperadas na programação do trabalho. Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Relação 1. Conflitos entre Desenvolvimento e Produção Gestão e finanças Produção Vendas e Marketing Tecnologia 3.Preços, condições de pagamento, gastos em promoção e publicidade 4.Necessidades dos clientes, prazos de desenvolvimento 1. Mudanças freqüentes em produtos; projetos com dificuldades de fabricação. 2. Estoques e investimentos em máquinas e equipamentos 5.Prazos de entrega, qualidade e variedade de produtos 6.Demanda por RH e investimentos Paulo Tigre

Relação 2: Conflitos entre as áreas de Produção e Finanças Gestão e finanças Produção Vendas e Marketing Desenvolvimento 3.Preços, condições de pagamento, gastos em promoção e publicidade 4.Necessidades dos clientes, prazos de desenvolvimento 1. Mudanças freqüentes em produtos; projetos com dificuldades de fabricação. 2. Estoques e investimentos em máquinas e equipamentos 5.Prazos de entrega, qualidade e variedade de produtos 6.Demanda por RH e investimentos Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Relação 3: Conflitos entre Finanças e Marketing Gestão e finanças Produção Vendas e Marketing Desenvolvimento 3.Preços, condições de pagamento, gastos em promoção e publicidade 4.Necessidades dos clientes, prazos de desenvolvimento 1. Mudanças freqüentes em produtos; projetos com dificuldades de fabricação. 2. Estoques e investimentos em máquinas e equipamentos 5.Prazos de entrega, qualidade e variedade de produtos 6.Demanda por RH e investimentos Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Relação 4: Conflitos entre Marketing e Tecnologia Gestão e finanças Produção Vendas e Marketing Tecnologia 3.Preços, condições de pagamento, gastos em promoção e publicidade 4.Necessidades dos clientes, prazos de desenvolvimento 1. Mudanças freqüentes em produtos; projetos com dificuldades de fabricação. 2. Estoques e investimentos em máquinas e equipamentos 5.Prazos de entrega, qualidade e variedade de produtos 6.Demanda por RH e investimentos Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Relação 5: Conflitos entre Marketing e Produção Gestão e finanças Produção Vendas e Marketing Tecnologia 3.Preços, condições de pagamento, gastos em promoção e publicidade 4.Necessidades dos clientes, prazos de desenvolvimento 1. Mudanças freqüentes em produtos; projetos com dificuldades de fabricação. 2. Estoques e investimentos em máquinas e equipamentos 5.Prazos de entrega, qualidade e variedade de produtos 6.Demanda por RH e investimentos Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006

Relação 6: Conflitos entre Tecnologia e Finanças Gestão e finanças Produção Vendas e Marketing Tecnologia 3.Preços, condições de pagamento, gastos em promoção e publicidade 4.Necessidades dos clientes, prazos de desenvolvimento 1. Mudanças freqüentes em produtos; projetos com dificuldades de fabricação. 2. Estoques e investimentos em máquinas e equipamentos 5.Prazos de entrega, qualidade e variedade de produtos 6.Demanda por RH e investimentos Paulo Tigre, Gestão da Inovação. Edit.Elsevier, 2006