LIDERANÇA E ESTRATÉGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

HISTÓRIA O TERMO ESTRATEGIA:
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
O PROCESSO ESTRATÉGICO
7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 04
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Empreendedorismo AULA 3
Estratégia 1 Universidade de Brasília
Origem e tendências do P.E. – O modelo de Ansoff Objetivos Descrever as origens e tendências do P.E., relacionando-os com as necessidades das empresas.
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
Administração de Sistemas de Informação II
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Empreendedorismo.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Continuous Replenishment
Gestão de estoque na cadeia de logística integrada
Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS.
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Estratégias do agronegócio
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
Estratégias Competitivas de Marketing
Usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios. A palavra vem do grego strátegos, que significa "a arte do.
Repensando a Logística
Empreendedorismo pode ser aprendido
A importância do Planejamento Estratégico
Michael Page International
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Arquitetura do marketing
conhecimentos em resultados
Estratégia – considerações iniciais
Estratégia no nível de negócios
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
Administração de Recursos Humanos II
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Transformando estratégia em ação
A Gestão Estratégica pelo BSC, com enfoque em:
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Processos Administrativos Aula 1
Uma Metodologia para a Analise da Concorrência
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Comportamento Organizacional Introdução
Uma onda de reorganizações
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Disciplina: Disciplina: Direção Estratégica Prof a. Prof a. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates.
Modelo de estratégia de inovação
Gestão de Operações Comunicação Estratégica.  SCM.....
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA E ESTRATÉGIA Teoria Geral da Administração

Conceitos de liderança e estratégia 2ª Guerra Mundial Transição Indústrias e negócios

LIDERANÇA

Liderança Chave para abertura de portas; “Liderança pode, e deve, ser aprendida” (P. Drucker); Busca nas grandes vitórias passadas (batalhas, empresariais, esportivas).

Rensis Likert (1903 – 1981) Comportamento do líder System 4 Autoritarismo explorador Autoritarismo benevolente Consultivo Participativo

Robert Blake e Jane Mouton Comportamento interativo Duas matrizes: Preocupação com pessoas Preocupação com tarefas Objetivo: integração entre produção e pessoas Time

John Adair Liderança por ações centralizadas Experiência militar Preocupações Necessidades pessoais Necessidades das tarefas Necessidades da equipe

John Adair Foco do líder: Planejamento Informação Iniciação Suporte Controle Avaliação

Warren Bennis Características de um líder: Visão do futuro; Inovação; Comunicadores; Geradores de confiança; Íntegros e honestos; “Fome de aprender”; Enfrenta riscos.

John Kotter “Líderes nascem, depois são formados”; Líderes são capazes de mudar os meios que as coisas acontecem.

John Kotter Características: Estabelecer direções; Unir pessoas; Motivar e inspirar; Facilitador; Estrategista.

ESTRATÉGIA

Alfred D. Chandler e Igor Ansoff Pioneiros nos conceitos da estratégia corporativa; Estratégia Organização; Maximizar os fortes; Gerar flexibilidade

Henry Mintzberg Como lidar com as discontinuidades; Manter o pensamento sempre alinhado com as situações.

Michael Porter Foco estratégico na vantagem competitiva: Potencial de novos operadores; Negociação com consumidores Substituição de produtos; Negociação com fornecedores; As atividades dos concorrentes.

Michael Porter Value Chain Avaliar como as atividades de uma firma se interagem Tecnologia Logística Marketing Vendas Recursos humanos Gerenciamento Baixo custo! Infra-estrutura

Theodore Levitt Estratégia no marketing Indústria Satisfazer o consumidor 4 questões relevantes: Quais nossos negócios? Quem são nossos consumidores? O que queremos atingir? Por que fazemos as coisas dessa maneira?

Kenichi Ohmae Triad Power: EUA, Japão e Europa (Grandes mercados) The Mind of Strategy: Sucesso com base na criatividade

Gary Hamel e C.K. Prahalad Consultoria em estratégia; Core Competences: Conhecer benefícios ao consumidor; Inimitáveis; Acesso a variados mercados. Chave: crescimento, transformação, democratização de estratégias.

Sun Tzu: A Arte da Guerra Cada capítulo é abordado um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional. Secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios.

A Arte da Guerra 1º Capítulo: Planejamento Inicial “O líder planeja no início, antes de começar a agir“ “O líder avalia os problemas e os previne." Confiabilidade, Humanidade, Coragem e Austeridade