LIDERANÇA E ESTRATÉGIA Teoria Geral da Administração
Conceitos de liderança e estratégia 2ª Guerra Mundial Transição Indústrias e negócios
LIDERANÇA
Liderança Chave para abertura de portas; “Liderança pode, e deve, ser aprendida” (P. Drucker); Busca nas grandes vitórias passadas (batalhas, empresariais, esportivas).
Rensis Likert (1903 – 1981) Comportamento do líder System 4 Autoritarismo explorador Autoritarismo benevolente Consultivo Participativo
Robert Blake e Jane Mouton Comportamento interativo Duas matrizes: Preocupação com pessoas Preocupação com tarefas Objetivo: integração entre produção e pessoas Time
John Adair Liderança por ações centralizadas Experiência militar Preocupações Necessidades pessoais Necessidades das tarefas Necessidades da equipe
John Adair Foco do líder: Planejamento Informação Iniciação Suporte Controle Avaliação
Warren Bennis Características de um líder: Visão do futuro; Inovação; Comunicadores; Geradores de confiança; Íntegros e honestos; “Fome de aprender”; Enfrenta riscos.
John Kotter “Líderes nascem, depois são formados”; Líderes são capazes de mudar os meios que as coisas acontecem.
John Kotter Características: Estabelecer direções; Unir pessoas; Motivar e inspirar; Facilitador; Estrategista.
ESTRATÉGIA
Alfred D. Chandler e Igor Ansoff Pioneiros nos conceitos da estratégia corporativa; Estratégia Organização; Maximizar os fortes; Gerar flexibilidade
Henry Mintzberg Como lidar com as discontinuidades; Manter o pensamento sempre alinhado com as situações.
Michael Porter Foco estratégico na vantagem competitiva: Potencial de novos operadores; Negociação com consumidores Substituição de produtos; Negociação com fornecedores; As atividades dos concorrentes.
Michael Porter Value Chain Avaliar como as atividades de uma firma se interagem Tecnologia Logística Marketing Vendas Recursos humanos Gerenciamento Baixo custo! Infra-estrutura
Theodore Levitt Estratégia no marketing Indústria Satisfazer o consumidor 4 questões relevantes: Quais nossos negócios? Quem são nossos consumidores? O que queremos atingir? Por que fazemos as coisas dessa maneira?
Kenichi Ohmae Triad Power: EUA, Japão e Europa (Grandes mercados) The Mind of Strategy: Sucesso com base na criatividade
Gary Hamel e C.K. Prahalad Consultoria em estratégia; Core Competences: Conhecer benefícios ao consumidor; Inimitáveis; Acesso a variados mercados. Chave: crescimento, transformação, democratização de estratégias.
Sun Tzu: A Arte da Guerra Cada capítulo é abordado um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional. Secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios.
A Arte da Guerra 1º Capítulo: Planejamento Inicial “O líder planeja no início, antes de começar a agir“ “O líder avalia os problemas e os previne." Confiabilidade, Humanidade, Coragem e Austeridade