Seminário sobre a vida, teoria e prática de Herbert Read

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Advertisements

Conceito Trabalhado: Idealismo
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
NUCLEO artes plásticas | | BARREIRO | 18 Dezembro2011 Painel 2 Maria Fernanda C. Martins.
Psicologia e práticas educativas.
UNIJUÍ UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIENCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO Professor:Dejalma Cremonese Aluna:Bianca.
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
DANÇA NA ESCOLA E.E.B. HÉLIO WASUM SUL BRASIL – SC. PROF. ARI.
Quadro geral das Ciências da Educação.
I- Concepção de Educação
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
OBJETIVO GERAL - ARTE PROPICIAR O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E DA PERCEPÇÃO ESTÉTICA, CARACTERIZANDO UM MODO PRÓPRIO DE ORDENAR E DAR SENTIDO.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
CURRÍCULO OFICIAL – FILOSOFIA – E.M – 1º ANO – 2º BIMESTRE
Surrealismo Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes.
Edgar Morin É um antropólogo e sociólogo sefardita.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
(experiências e reflexões de uma educadora)
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CIENTÍFICO
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
A atitude e a experiência filosófica
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
Jean-Jacques Rousseau (Genebra, 1712 — 1778) foi um filósofo, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Sociologia e Antropologia em Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
Metodologia Científica
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
A resposta de Sócrates e Platão ao impasse gerado por Parmênides
Teoria Geral de Sistemas
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO PROF. DANIEL DA SILVA MARTINS FACULDADE.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Profª. Taís Linassi Ruwer
Tendência Progressista Libertadora
A escola WALDORF e o pensamento de rudolf steiner
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
Os quatro pilares da educação.
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Metodologia do Ensino da Arte
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Teorias e Sistemas em Psicologia -
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
A História da Psicologia e a Educação
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
Base nacional comum curricular
Estágio Supervisionado II
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Faculdade Piaget - Brasil
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Hegel – Música e Filosofia Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Filósofo romântico da música. Vê a música como linguagem expressiva e a compreende como forma.
Transcrição da apresentação:

Seminário sobre a vida, teoria e prática de Herbert Read Alunos : Eveline Jacob Fernando Mattielo Rodrigues Lilian Frabetti de Figueiredo Prof° Dra° Maria do Carmo Monteiro Kobayashi

“A arte é, foi e ainda é o elemento essencial da consciência humana”. (Herbert Read)

Herbert Read Nasceu em Kirkybymoorside na Inglaterra no dia 4 de dezembro de 1893, filho de agricultores. Poeta, escritor, crítico de arte anarquista. Aproximou-se do Anarquismo a partir de leituras de Kropotkin, Bakunine, Tolstoi e Ibsen. Grande nome do movimento de educação por meio da Arte, defendendo um espírito democrático e humanístico tanto na Arte, na Pedagogia, sociologia, Filosofia e política. Morreu no ano de 1968.

Tese por Platão Tem por finalidade traduzir a idéia do filósofo grego com relação a arte educação na sua aplicação as necessidades e condições, simplificando a idéia e sua finalidade de que a arte deve ser a base da educação. A expressão é um ato libertador de energias contidas. Individualização e processo de integração. A arte como método de educar.

Objetivo da educação Educar para Unir e não para dividir. Desenvolver paralelamente a singularidade e os parâmetros sociais do indivíduo. A educação deve ser um processo não apenas da individualização, mas também de integração, que é a reconciliação entre a singularidade individual e unidade social. Os impulsos que a educação propicia apagam e inibem impulsos negativos como o egoísmo e anti-social que organizam atual produto do processo social.

Educação Estética Educação para os sentidos, pois a inteligência e as idéias do homem, bem como a consciência baseia-se nos sentidos. experiências mentais de forma parcial ou até inconsciente é a expressão do pensamento de forma requerida. A experiência visual da plástica, a dança e a música na afinidade funcional.graus. “Toda arte é uma revolta contra o destino do homem”

Platão Mal Interpretado Herbert Read define a arte para tentar explicar a incompreensão da teoria de Platão sobre a educação usando a percepção e a imaginação. Sensibilidade Estética. Separação da ciência e da arte. A primeira é a explicação e a segunda, a representação.

Definição de Arte Arte abraça dois princípios fundamentais: a forma que é a percepção resultando na atitude em relação aos que nos envolve; e a criatividade que é uma função da imaginação, levando a criação de símbolos, mitos e fantasias reconhecidos pelo principio da forma. Integração de um processo biológico da evolução humana.

O Professor Martin Buber A criatividade da criança é uma precondição para a educação. Quanto menos acadêmica e quanto mais particular for o conhecimento, a criança se entregará mais. A importância do brincar, do aprender brincando, como forma real de aprendizado com prazer. habilidade de unir-se uma ação com outra. a Arte como solução da educação e do processo de auto-criação.

Citações “Uma civilização que, de maneira sistemática, recusa o valor da imaginação e a destrói, está condenada a soçobrar numa barbárie cada vez mais profunda”. "Quando passamos a investigar a natureza do pensamento científico quanto a ser este uma atividade inventiva ou criativa, [...] descobrimos que ele também se liga as imagens". “A educação deveria passar pelos sentidos, membros, músculos dos educandos e não em idéias abstratas"

Bibliografia http://cabeccoletiva.blogspot.com.br http://www.artenaescola.org.br Artigo “ Uma reflexão sobre o conceito de criatividade e o ensino da arte no ambiente escolar” de Maria Lúcia Wochler Pelaes – Universidade de São Francisco www.wikipedia.com.br Artigo “Educação pela Arte” – Professor Doutor Levi Leonido Fernandes da Silva do Departamento de Artes e Ofícios da universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal A Educação Pela Arte – Herbert Read - Martins Fontes, 2001.