Seminário sobre a vida, teoria e prática de Herbert Read Alunos : Eveline Jacob Fernando Mattielo Rodrigues Lilian Frabetti de Figueiredo Prof° Dra° Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
“A arte é, foi e ainda é o elemento essencial da consciência humana”. (Herbert Read)
Herbert Read Nasceu em Kirkybymoorside na Inglaterra no dia 4 de dezembro de 1893, filho de agricultores. Poeta, escritor, crítico de arte anarquista. Aproximou-se do Anarquismo a partir de leituras de Kropotkin, Bakunine, Tolstoi e Ibsen. Grande nome do movimento de educação por meio da Arte, defendendo um espírito democrático e humanístico tanto na Arte, na Pedagogia, sociologia, Filosofia e política. Morreu no ano de 1968.
Tese por Platão Tem por finalidade traduzir a idéia do filósofo grego com relação a arte educação na sua aplicação as necessidades e condições, simplificando a idéia e sua finalidade de que a arte deve ser a base da educação. A expressão é um ato libertador de energias contidas. Individualização e processo de integração. A arte como método de educar.
Objetivo da educação Educar para Unir e não para dividir. Desenvolver paralelamente a singularidade e os parâmetros sociais do indivíduo. A educação deve ser um processo não apenas da individualização, mas também de integração, que é a reconciliação entre a singularidade individual e unidade social. Os impulsos que a educação propicia apagam e inibem impulsos negativos como o egoísmo e anti-social que organizam atual produto do processo social.
Educação Estética Educação para os sentidos, pois a inteligência e as idéias do homem, bem como a consciência baseia-se nos sentidos. experiências mentais de forma parcial ou até inconsciente é a expressão do pensamento de forma requerida. A experiência visual da plástica, a dança e a música na afinidade funcional.graus. “Toda arte é uma revolta contra o destino do homem”
Platão Mal Interpretado Herbert Read define a arte para tentar explicar a incompreensão da teoria de Platão sobre a educação usando a percepção e a imaginação. Sensibilidade Estética. Separação da ciência e da arte. A primeira é a explicação e a segunda, a representação.
Definição de Arte Arte abraça dois princípios fundamentais: a forma que é a percepção resultando na atitude em relação aos que nos envolve; e a criatividade que é uma função da imaginação, levando a criação de símbolos, mitos e fantasias reconhecidos pelo principio da forma. Integração de um processo biológico da evolução humana.
O Professor Martin Buber A criatividade da criança é uma precondição para a educação. Quanto menos acadêmica e quanto mais particular for o conhecimento, a criança se entregará mais. A importância do brincar, do aprender brincando, como forma real de aprendizado com prazer. habilidade de unir-se uma ação com outra. a Arte como solução da educação e do processo de auto-criação.
Citações “Uma civilização que, de maneira sistemática, recusa o valor da imaginação e a destrói, está condenada a soçobrar numa barbárie cada vez mais profunda”. "Quando passamos a investigar a natureza do pensamento científico quanto a ser este uma atividade inventiva ou criativa, [...] descobrimos que ele também se liga as imagens". “A educação deveria passar pelos sentidos, membros, músculos dos educandos e não em idéias abstratas"
Bibliografia http://cabeccoletiva.blogspot.com.br http://www.artenaescola.org.br Artigo “ Uma reflexão sobre o conceito de criatividade e o ensino da arte no ambiente escolar” de Maria Lúcia Wochler Pelaes – Universidade de São Francisco www.wikipedia.com.br Artigo “Educação pela Arte” – Professor Doutor Levi Leonido Fernandes da Silva do Departamento de Artes e Ofícios da universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal A Educação Pela Arte – Herbert Read - Martins Fontes, 2001.