NÚCLEO 2 ANÁLISE E DESEMPENHO DAS RECEITAS ESTADUAIS JOÃO PESSOA Setembro/2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

BENCHMARKING.
MACROECONOMIA.
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
Uso dos Indicadores do SIOPS
Prof.Dr.Áquilas Mendes Áquilas Mendes Doutor em Economia pela Unicamp; professor de Economia da PUC-SP, da FSP/USP e da FAAP/SP; presidente da Associação.
Até onde vamos? Francisco Luiz Lopreato IE-Unicamp
Modelo de previsão para o ICMS-BA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Departamento de Economia FEA-USP Apresentação FUNDAP -14/05/2009
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Área de serviço MONITORIZAÇÃO E REPORTING DA RECEITA Procedimentos de auditoria e reporting interno e externo das receitas Luanda, 18 de Maio de 2006 Luís.
Gestão de Projetos.
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
CNAE-FISCAL Evelize Maba Fernanda Rodrigues Karina Rodrigues
Ministério da Cultura.
Justiça Tributária: Iniqüidades e Desafios IPEA Brasília, maio de 2008.
Projeto: Capacitação em GP
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
Financiamento e Gasto do SUS na região metropolitana de
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Aspectos Metodológicos da Avaliação de Impactos dos Projetos de Investimento no Espírito Santo Roberto M. Iglesias PUC –RJ Junho de 2009.
11 18/11/2014 GERENCIAMENTO DE RISCO NO PLANEJAMENTO DA AÇÃO FISCAL SEFAZ-Ce/GABIN/ADINS Sandra Olimpio I SEMINÁRIO NACIONAL DE COOPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO.
Aula 19 – Método Gespública MPOG Prof Júlio Andrade Fonte: MPOG – GesPublica, “Guia de Indicadores”, Brasília – DF, 2010.
Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Estratégias Projetos e Planos.
Esforço fiscal Arrecadação Potencial e Gap Tributário
Regime Tributário do GLP no Brasil Antonio Carlos Moreira Turqueto
Slide 1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Análise de Conjuntura Econômica.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Programa de Sistemática Sustentável de Planejamento Fiscal Apresentação do 1º Ciclo do EGP/SEFAZ /11/2014 Gerente: Edson Ochigame.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
Estimativa dos Gastos Tributários no Brasil
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Antecedentes da padronização Antecedentes da padronização Enfoque da Produção de Estatísticas Enfoque da Produção de Estatísticas.
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. “A CNAE-Fiscal como ferramenta gerencial e de planejamento estratégico na Administração Tributária”
Núcleo de Tecnologia Educacional Por uma introdução ao uso das TICs‏ Turma DF06 Aluno: Wilson Geraldo de Oliveira Orientadora: Cleonice Weber de Souza.
Integração.
Avaliação de Resultados – 2013
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
Douglas Pereira da Silva
INDICADORES FISCAIS PARA OS ENTES SUBNACIONAIS DO BRASIL Brasilia, 25 de Junho de 2015.
FERNANDO REZENDE Tributação imobiliária e desenvolvimento municipal sustentável.
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
MESTRADO PROFISSIONAL
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
Prof. Dr. Luiz Renato Ignarra.  As entidades do terceiro setor precisam de recursos para ser efetivas quanto para ser sustentáveis.  A existência ou.
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
Aspectos Conceituais da Epidemiologia
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Coordenação executiva - Problemas de articulação versus
Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Prefeitura do Município de Jahu Secretaria de Economia e Finanças.
* *As idéias e opiniões expressas neste documento são dos autores e não refletem necessariamente a posição oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
Controladoria.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT 44 a Assembleia Geral Montevidéu – Uruguai Instrumentos e Técnicas para Medição e Análise dos.
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Transcrição da apresentação:

NÚCLEO 2 ANÁLISE E DESEMPENHO DAS RECEITAS ESTADUAIS JOÃO PESSOA Setembro/2010

PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DAS RECEITAS ESTADUAIS JOÃO PESSOA Setembro/2010

Objetivo Selecionar procedimentos de análise das receitas estaduais e apontar os setores nos quais a administração tributária pode melhorar seu desempenho no que diz respeito ao recolhimento dos tributos.

Objetivos específicos Selecionar procedimentos de análise da conjuntura internacional, voltada para a compreensão do comportamento das receitas tributárias estaduais. Selecionar procedimentos de análise da conjuntura nacional, voltada para a compreensão do comportamento das receitas tributárias estaduais. Selecionar procedimento de análise comparativa das receitas tributárias estaduais.

Justificativa Importância para a Administração Tributária dos estados terem a sua disposição uma visão ampla dos principais eventos da economia mundial, nacional e estadual que podem impactar nas receitas estaduais. Uma análise detalhada do desempenho da arrecadação tributária estadual permite verificar o comportamento dos diferentes setores da economia.

Metodologia Levantamento de indicadores da conjuntura internacional, nacional e regional. Levantamento dos principais relatórios internacionais, nacionais e regionais que analisam o desempenho. Sugestão de procedimentos para a análise das receitas estaduais, levando em conta. Caso Prático – aplicação da análise para a receita estadual do MT.

Resultados esperados Elaboração de um Manual de Análise das Receitas Tributárias, que sirva de subsídio às Administrações Tributárias estaduais para que possam fazer suas próprias análises, adaptadas à realidade de cada Estado

PROJETO DE PESQUISA PREVISÃO DAS RECEITAS ESTADUAIS JOÃO PESSOA Setembro/2010

Objetivo Sugerir diretrizes e procedimentos para realização de previsão de receitas tributárias no âmbito dos Estados brasileiros.

Objetivos específicos Disseminar práticas consideradas adequadas para o processo de previsão da arrecadação. Compartilhar conhecimento com vistas a difundir aprendizado teórico e aplicado dos modelos de previsão.

Justificativa Previsões ajustadas e consistentes são importantes instrumentos para tomadas de decisões político- adminstrativos. A LRF no seu Art. 12, exige elaboração de previsões de receitas.

Metodologia Breve revisão teórica dos modelos de previsão. Destacar experiências de modelos de previsão aplicada aos Estados. Considerações sobre modelos multivariados. Sugestão para se iniciar na área --> modelos univariados. Manual de utilização do método Holt-Winters. Aplicação do método na arrecadação dos Estados.

Resultados esperados Indicar método de previsão de arrecadação (Holt-Winter). Descrever procedimentos para utilização do método. Disponibilizar planilha eletrônica para facilitar a utilização do método.

PROJETO DE PESQUISA EVASÃO DAS RECEITAS ESTADUAIS JOÃO PESSOA Setembro/2010

Objetivo Os governos estaduais administram uma sub- arrecadação de ICMS devido ao desconhecimento do nível de potencial do tributo. Admite-se que a existência de um cálculo teórico de potencial tributário constituirá uma ferramenta analítica auxiliar para detectar e reduzir níveis de evasão do ICMS.

Objetivos específicos Estimar a capacidade potencial de arrecadação do ICMS das 27 unidades da federação (dados cross section – ano 2007) – calcular índice de esforço fiscal. Calcular um montante teórico de ICMS evadido em função da diferença entre o nível econômico de potencial tributário e a arrecadação do tributo.

Justificativa A grande relevância do ICMS como fonte financiadora do erário estadual. O conhecimento teórico do tamanho do “gap” tributário (medida de evasão) para orientar as ações da administração tributária. Análise do comportamento da arrecadação frente a aspectos econômico-tributários.

Metodologia Estimativa da capacidade tributária potencial dos estados brasileiros utilizando um modelo econométrico, a partir de variáveis explicativas: 1.Produto Interno Bruto 2.Volume de exportação 3.Participação do setor agrícola 4.Consumo de energia 5.Renda per capita 6.Valor adicionado 7.População Cálculo do índice de esforço fiscal (IEF) que é definido como a razão entre o ICMS realizado e o potencial. Cálculo do GAP tributário setorial a partir da experiência do MT.

Resultados esperados IEF a partir da estimativa da capacidade tributária potencial dos estados (análise cross section); Cálculo teórico estimado de potencial de ICMS; Estimativas de evasão setorial;

=gap