Economia, Finança e Gestão no Esporte JOÃO CARLOS FERNANDO JORGE JEFERSON DOUGLAS SAULO JOHNSON JULIO CESAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Os quatro Ps do Marketing
O que é gestão financeira
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
CESF OSM-3º PERÍODO Julio Morais
LOGÍSTICA Operador Logístico.
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Pós-Graduação - EAD FACINTER
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
ECONOMIA EMPRESARIAL.
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
BSC Balanced Score Card
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Easyone SAP /Business One
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
MERCADO FINANCEIRO.
PLANO DE NEGÓCIO.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
Departamento Jurídico-Financeiro
Contabilidade de Custos
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Análise das Demonstrações Financeiras
FUNÇÃO FINANCEIRA.
Acompanhar produto e processo
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Função da Administração:
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
ORÇAMENTO EMPRESARIAL - FACITEC Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Brand Equity.
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
Natureza e características
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
“Nosso compromisso é o seu negócio”
Planejamento Estratégico
Técnico em Administração
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
Plano de negócio.
Balanced Scorecard.
ISO 9000.
Principais Decisões em Relações Públicas de Marketing
Controles Financeiros
Análise das Demonstrações Contábeis
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
PROJETO TECNOLÓGICO MODELO DE PROJETO FINAL
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
GERENCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO Prof. Amaury Rios
Tópicos Avançados de Contabilidade
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
1 Plano de Negócios Parte 2 Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife.
Sejam bem vindos. P. E. Finanças Carga horária: 18 horas aula; Ementa: Conceito de finanças. Planejamento Orçamentário. Controle do Fluxo de Caixa. Custos.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Administração Financeira e Orçamentária I
Estratégias de Marketing
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Page 1 Curso de qualificação profissional Logística empresarial Indicadores de desempenho logístico.
CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
CONTROLLER: Características
(Uma letra pode mudar uma completamente uma palavra, mas uma ATITUDE pode mudar TUDO, inclusive o mundo). 21/06/2016.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

Economia, Finança e Gestão no Esporte JOÃO CARLOS FERNANDO JORGE JEFERSON DOUGLAS SAULO JOHNSON JULIO CESAR

Conceitos Economia Economia é a ciência social que estuda o uso e o emprego de recursos para a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. Finança O campo da economia que estuda as instituições financeiras, os mercados financeiros e o funcionamento dos sistemas financeiros. Gestão Processo gerenciado por pessoas que conduzem tomadas de decisões, que planejam, organizam, lideram e controlam as atividades de uma organização. (Rocha e Matos, 2011)

Planejamento financeiro Captação e investimentos dos recursos DireçãoOrganização O que é Gestão Financeira ?

Quais são suas atribuições A gestão financeira está de olho nas mudanças econômicas, analisa o mercado e sugere alterações que tenham influência no desempenho econômico da companhia. Designa cargos de assistente, analista, assessor ou consultor do mercado financeiro. É de responsabilidade da gestão financeira analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. Pode atuar ainda na área de auditoria.

Como conseguir recursos Fontes de receitas que mais contribuíram para o crescimento da prática esportiva: Patrocínio e publicidade Cotas de TV Receitas com clube social e esporte amador Bilheteria

Fatores para o sucesso econômico  Para gerenciar com eficiência a área financeira de qualquer empresa torna-se necessário implantar alguns relatórios gerenciais, como alguns indicadores de desempenho para que se faça o acompanhamento periódico da sua performance.  Os principais relatórios gerenciais da área financeira são os seguintes: Controle das Vendas Realizadas Apuração dos Resultados da Empresa Controle de Caixa do Movimento Realizado Fluxo de Caixa Balanço Gerencial

Fatores para o sucesso econômico  Ter um plano de back-up. Não ter um “plano B” mostra o quão longe você pode cair quando seu plano não da certo. Verificar se o seu fundo de emergência é adequada para ajudá-lo a enfrentar vezes necessidades.  Tenha uma boa equipe Nas finanças, você precisa confiar em sua equipe para ajudá-lo nos momentos de tomada de decisão. Embora seja importante para entender tudo o que está acontecendo, às vezes você precisa de conversar com especialistas, a fim de aprender o que não se sabe ou o que pode ser melhor.

Marketing no Esporte X Marketing Esportivo

 Marketing Esportivo surgiu como instrumento para promoção de produtos ou serviços por meio do esporte.  Estar ligado a atividades elaboradas por instituições esportivas e empresas, bem como pelos atletas, para alcançar e garantir o sucesso de seu negócio, oferecendo o seu produto esportivo aos consumidores. (Bechara, Vaz, Pitts e Stotlar, 2002)

 São ações de investimentos, feitos no esporte, pela iniciativa privada ou pública, visando retorno de imagem e de mercado, como consequência dos trabalhos de comunicação;  É a utilização do esporte, por organizações que visam lucro ou interesses específicos, como divulgação de sua: marca, nome, logotipo ou logomarca; Marketing no Esporte (Bechara, Vaz, Pitts e Stotlar, 2002)

Empresas especializadas no comércio esportivo Empresa a frente das mais importantes competições de futebol da América Latina, comercializando os direitos de TV, patrocínio e promoção. Centro de formação de atletas. Gerencia atletas. Promove eventos relacionado as competições. Agência de marketing esportivo focada no desenvolvimento de marcas através do esporte e no gerenciamento de imagem de atletas. Extra, Duracell Bruninho, Anderson Silva, Neymar, Falcão

Lorenzo Fertitta (Direita) Fertitta (Esquerda) Dana White (centro) Exemplos de gestão esportiva - UFC  Fundada pelo Brasileiro Rorion Gracie em 1993 o UFC é a maior empresa de Artes Marciais do Mundo.  Hoje é comandada pela Zuffa Enterteinement que comprou o UFC por 2 milhões e hoje vale 1 Bilhão de Dólares.  UFC compra outros eventos como o glorioso PRIDE e o WEC e os extingue unindo os lutadores ao UFC.  Com o Sucesso dos Reality Shows o UFC cria seu próprio, o TUF, aumentando sua popularidade.  Mais de 1 milhão de vendas de Pay-per-view por evento batendo a marca do Boxe e do WWE.

Barcelona “Mes que un Club” Bilheteria: 398 milhões de euros Patrocínio: 165 mi € (Qatar Sports) Localizado em um dos pontos negros do desemprego na Europa, atrai milhões de fãs para os jogos e gera renda para a região. Você deve comprar o talento ou criar o seu próprio? La Masia “Espírito de equipe, auto-sacrifício e perseverança” Boris Groysberg, da Harvard Business School e Jim Collins, autor de "Good to Great”.

National Football League - NFL  Fundada em 1920(National Football League).  Possui 32 times, o preço em média dos Clubes gira em torno de 1,4 Bilhões de Dólares sendo o mais valioso o Dallas Cowboys que custa 1,7 bilhões de Dólares(Quarto clube mais valioso entre todos os Esportes).  Liga Esportiva com Maior poder financeiro das Américas  É transmitida por 5 canais(CBS, NBC, Fox Sports, ESPN e NFL Network) que juntas pagam 3,2 bilhões de dólares pela transmissão  O Superbowl chega a receber 48% da Audiência Televisiva Norte Americana e seus segundos comerciais são os mais caros do mundo, 30 segundos chegam a 3,1 milhões de dólares.  Só o Superbowl rende 151,5 Milhoes só de Publicidade de TV mais que todos os jogos do campeonato Brasileiro juntos.

Obrigado.