COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÃMARA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Advertisements

Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
ESTUDO ACOMPANHADO.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Liliani Lecco Dettogni
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Ensino Fundamental 3º ao 5º ANO
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
A Constituição Federal, Uma visão legal sobre a educação Brasileira
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Currículo por Competências e Habilidades.
1ª a 3ª série ENSINO MÉDIO 2011.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRO REITORIA DE GRADUAÇÃO
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
PEDAGÓGICA/ADMINISTRATIVA
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2015
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
Os PCN e o Ensino Médio.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
1ª Formação de Professores Coordenadores
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
Seminário: Base Nacional Comum
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Encontro de Pais Colégio Cenecista Mons. Antonio de S. Gens
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Trace seu caminho, o CIC leva você à Universidade.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Termo de Terminalidade
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Transcrição da apresentação:

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÃMARA REUNIÃO DE PAIS I FEVEREIRO / 2015

COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA O CApDHC caracteriza-se como uma instituição de ensino experimental modelo, campo de demonstração, de estudos e pesquisas, visando a atingir padrão e excelência. Empregar-se-á uma metodologia que favoreça a construção do saber por cada aluno em especial, onde ele possa ter condições de construir, consolidar e aprofundar os conhecimentos necessários a sua formação acadêmica e conseqüentemente a sua inserção na vida competitiva da sociedade moderna. Como apoio metodológico utilizar-se-ão todos os recursos tecnológicos e didáticos disponíveis. FILOSOFIA O CApDHC tem como filosofia proporcionar ao indivíduo a aquisição de conhecimentos necessários ao desenvolvimento da inteligência crítica, de habilidades, de tomada de decisão, de competência na resolução de problemas e necessários à formação de valores que ressaltem a consciência das responsabilidades do cidadão e da convivência democrática.

PROPOSTA PEDAGÓGICA No ENSINO FUNDAMENTAL, com duração de nove anos de escolaridade, conforme Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, com alteração introduzida pelas Leis nº 11.114/05 e 11274/96, que estabelece a idade de 6 anos para ingresso no Ensino Fundamental, são atendidas crianças e pré-adolescente, variando em conteúdo e método segundo as fases de desenvolvimento dos alunos, tendo por objetivo proporcionar-lhes uma formação fundamental básica, com ênfase no desenvolvimento de inteligência crítica, de habilidades, de tomada de decisão e de resolução de problemas, e despertando-lhes a noção de suas responsabilidades como cidadão e a vocação para o trabalho. O ENSINO MÉDIO destina-se à formação integral do adolescente e tem por objetivo ampliar e aprofundar conhecimentos e habilidades já adquiridos, aprimorar o indivíduo como pessoa humana e como ser social e possibilitar o prosseguimento de estudos.

O CApDHC E OS PILARES DA EDUCAÇÃO A comissão internacional sobre educação para o século XXI elaborou um relatório para UNESCO [Organização das Nações Unidas pela Educação e Cultura]. o relatório está publicado em forma de livro no Brasil com o título, educação: um tesouro a descobrir, o qual trata no capítulo 4 da discussão sobre os quatro pilares da educação. Nossa Escola associada a UNESCO, traduz através das áreas de conhecimento e ações didático-pedagógicas os pilares propostos pelo referido relatório. I- ATUAÇÃO SOBRE OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO APRENDER A CONHECER: prazer de compreender, de descobrir. APRENDER A FAZER: pôr em prática os seus conhecimentos. APRENDER A VIVER JUNTOS: louvar a idéia de ensinar a não-violência, suscitar a equidade social. APRENDER A SER: elaborar pensamentos autônomos e críticos para formular os seus próprios juízos de valor, o autoconhecimento.

II. PROMOVER ATRAVÉS DE AÇÕES DIDÁTICAS A INTER-RELAÇÃO ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO A- CIÊNCIAS HUMANAS: História; Geografia, Filosofia; Sociologia; Artes; dentre outras disciplinas. B- CIÊNCIAS DA NATUREZA: Ciências; Biologia; Química; Física; Ed. Física; dentre outras disciplinas. C- LINGUAGEM E SEUS CÓDIGOS: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira; dentre outras disciplinas. D- CIÊNCIAS EXATAS: Matemática; Desenho Geométrico; Geometria; dentre outras disciplinas.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO A- TRIMESTRALMENTE I. PROVA DISCIPLINAR (PD) – VALOR 0 A 10 II. PROVA MULTIDISCIPLINAR (PM) – VALOR 0 A 10 III. MÉDIA DE TRABALHO (MTr) – VALOR 0 A 10 TESTE 0 (zero) a 5 (cinco) + ATIVIDADES DIÁRIAS – (0) zero a 5 (pontos)

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA PROVA DISCIPLINAR - QUESTÕES DIVERSIFICADAS 1- OBJETIVAS 2- DISCURSIVAS / DISSERTATIVAS PROVA MULTIDISCIPLINAR - QUESTÕES OBJETIVAS 1- QUESTÕES NOS MOLDES DE VESTIBULAR E/OU COLÉGIOS DE APLICAÇÃO DE UNIVERSIDADES – ADAPTADAS A GRADE CURRICULAR DA SÉRIE/ESTUDO COMPOSIÇÃO DA MTr - ATIVIDADES DIÁRIAS COMPOSTAS DE: 1-EXERCÍCIOS DE AULA E CASA 2-PESQUISAS 3-SEMINÁRIOS 4-ESTUDOS DIRIGIDOS 5-TESTES TRIMESTRAIS 6-TESTE RELÂMPAGO 7-EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 8- ARGUIÇÃO 9-SIMILARES

SISTEMA DE RECUPERAÇÃO DE ESTUDOS B- AO ALUNO COM APROVEITAMENTO INFERIOR A 6,O SERÁ OFERECIDO EM CADA TRIMESTRE: I. AULAS DE REFORÇO [opcional / custo adicional] II. REAVALIAÇÃO TRIMESTRAL [validada para aproveitamento MENOR que 6,0] ** OBTENDO MÉDIA ANUAL INFERIOR, O ALUNO ESTARÁ EM RECUPERAÇÃO FINAL [ANUAL]. *** SERÁ OFERECIDA RECUPERAÇÃO FINAL EM ATÉ 5 DISCIPLINAS. C- PROGRESSÃO PARCIAL: I. O ALUNO QUE NÃO ALCANÇAR A MÉDIA 6,0 NA RECUPERAÇÃO FINAL TERÁ DIREITO A PROGRESSÃO PARCIAL EM ATÉ 2 [duas] DISCIPLINAS.

AÇÕES PEDAGÓGICAS E CULTURAIS I. Páscoa Solidária – Abril II. Momento Informal -Abril [3ª Série -EM] - Outubro [9º Ano – EF] III. Desafios do Conhecimento – Maio/Setembro IV. Encontro Literário – Junho V. Culminância do Projeto – Novembro VI. Momento Solene – Dezembro [3ª Série EM] VII. Festa da Conquista - Dezembro *** Datas Comemorativas [Geral]

ROTINA ESCOLAR – ALUNO(A) E FAMÍLIA IMPORTANTE ! PONTUALIDADE E ASSIDUIDADE USO DIÁRIO DO UNIFORME MQTERIAIS ALHEIOS A ROTINA E SCOLAR USO DA CARTEIRINHA ESCOLAR RESPONSABILIDADE QUANTO AO USO DO UNIFORME DE EDUCAÇÃO FÍSICA ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL DE ESTUDO USO DA AGENDA CUMPRIMENTO DAS TAREFAS DIÁRIAS ACOMPANHAMENTO AOS OBJETIVOS PROPOSTOS EM CADA DISCIPLINA PARA UMA BOA REALIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES ATENDIMENTO E CUMPRIMENTO DOS HORÁRIOS DE ENTRADA E SAÍDA [EM SITUAÇÕES ADVERSAS COMUNICAR DEVIDAMENTE À COORDENAÇÃO]

NOVO ESPAÇO FÍSICO CAPDHC - SG BLOCO C I- COORDENAÇÃO / SOE : 2138-3445 II- DIREÇÃO: 2138-3443 [BLOCO A] ***** OBRIGADA