CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
Advertisements

Controle Externo e Interno da Administração Pública
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
- Estrutura da Apresentação -
Controle de Recursos Públicos
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTRUTURA DO CONTROLE.
Como o terceiro setor pode participar no controle do recurso público
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araujo
Secretaria de Controle Externo no Estado de São Paulo - Secex/SP
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Evaldo José da Silva Araújo
CERTIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Tribunal de Contas da União
Conhecendo o Tribunal de Contas da União
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
TCU/SECEX-RS - SETEMBRO/2006
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Brasília, 1º de dezembro de VII Conferência Nacional de Assistência Social - Participação e controle no SUAS - Oficina 16: Transparência na gestão.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos
TCU - MISSÃO E MARCOS - Missão: assegurar efetiva e regular gestão dos recursos públicos em benefício da sociedade. Criação: Decreto 966-A, de
Aprovação das Contas do Inmetro
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
TCU e o Controle Externo na Área de Assistência Social
Tribunale Contas da União Tribunal de Contas da União MARIA SALETE FRAGA SILVA PALMA SECRETÁRIA DE CONTROLE EXTERNO
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
 Competência Constitucional.  Relações entre Democracia e Contas.  Afastamento do Processo Eleitoral em decorrência de ação do Tribunal de Contas.
TCE - BAHIA. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA – TCE  é originário do Tribunal de Conflitos e Administrativo,
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Processo no Tribunal de Contas da União. Noções Gerais processosNo âmbito do TCU, como de resto em todo o serviço público, praticamente todos os fatos.
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
Diálogo Público 2005 O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
Conhecendo o TCU Francisco Carlos Ribeiro de Almeida Secretário de Controle Externo no Estado do Rio de Janeiro.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
Atuação do TCU no exercício do Controle Externo
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS AROLDO CEDRAZ MINISTRO DO TCU “A comunicação institucional.
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Concessões e PPPs Governança e Controle Marcelo Spilki Secretaria da Fazenda/RS Unidade de PPP/RS.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
AS INSTITUIÇÕES DO ESTADO, O TRIBUNAL DE CONTAS E O CIDADÃO Conselheiro Valter Albano Corregedor Geral TCE MT Lucas do Rio Verde - Maio de 2009.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
Transcrição da apresentação:

CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.

MODELOS DE ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO SUPERIOR (EFS) Tribunais/Cortes de Contas: França, Bélgica, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda, Portugal, C. Européia, BRASIL; Auditorias/Controladorias Gerais: Reino Unido, EUA, Canadá, Irlanda, Austrália, maioria dos países da América Latina (influência britânica), Dinamarca, Suécia, Finlândia. Diferenças: funções e atribuições da EFS, organização, instrumentos de controle, abrangência de atuação e grau de independência em relação aos auditados.

O MODELO DE CONTROLE NO BRASIL Federal (recursos públicos federais) Controle Sistêmico: externo e interno Congresso Nacional: controle externo político TCU: controle externo técnico-operacional. Estadual e Municipal (recursos públicos estaduais ou municipais) Assembléias legislativas e câmaras municipais: controle externo político Tribunais de contas estaduais e municipais: controle externo técnico-operacional.

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL ESTADO Congresso Nacional TCU Controle Externo estados e municípios Executivo Legislativo Judiciário Controle Interno Controle Interno Controle Interno Recursos federais

Abrangência Geográfica da atuação do TCU Escritório Financeiro do MRE em Nova York Embaixada Brasileira na Austrália Município de Serra Nova Dourada - MT (562 hab.) Subsidiária de Estatal na Argentina 5.560 municípios; 26 estados e o Distrito Federal; 154 unidades gestoras no exterior; 2.123 órgãos/entidades; 3.441 unidades gestoras no país.

FUNÇÕES BÁSICAS EXERCIDAS PELO TCU Judicante  julga contas Sancionadora  aplica sanção/penalidade Corretiva  determina, fixa prazo, susta ato Fiscalizadora  audita/fiscaliza, aprecia/registra ato Consultiva  responde consulta e parecer prévio Ouvidoria  examina denúncia e representação Informativa  presta informações ao CN, MPU ... Normativa  expede normativos, fixa coeficientes Diversidade e Complexidade da atuação do TCU

INSTRUMENTOS DE CONTROLE Exame e Julgamento de Contas Apreciação de Denúncia, Representação e Consulta Fiscalização: Inspeção Levantamento (incluindo Análise de Risco) Auditoria (de Conformidade e de Natureza Operacional) Acompanhamento (de atos de gestão) Monitoramento (de deliberações do Tribunal) Apreciação de atos de pessoal (admissões e concessões) Apreciação de desestatizações Apreciação das Contas do Governo (macroavaliação)

MOMENTOS DE CONTROLE Prévio (a priori) => pode ocorrer sobre ato que não se concretizou, a exemplo de verificação de editais de licitação Concomitante (pari passu) => processos de desestatização; fiscalizações sobre atos de gestão (acompanhamento), denúncias e representações quando o ato ainda não se concretizou; registros de atos de pessoal, levantamentos sobre o andamento de obras públicas Subseqüente (a posteriori) => tomadas e prestações de contas; parecer sobre as contas do governo; auditorias, inspeções e levantamentos sobre atos encerrados; avaliações de programa; monitoramentos de deliberações

FOCO DO CONTROLE Legalidade Eficiência Eficácia Legitimidade DESEMPENHO CONFORMIDADE Eficiência Legalidade Eficácia Boas Práticas Atendimento de Metas Legitimidade Economicidade Efetividade Conformidade Contábil-financeira Qualidade Procedimentos Custo

CRITÉRIOS DE CONTROLE Materialidade Risco Relevância administrativa, econômica e social Interesse do Congresso Nacional Interesse da Sociedade (mídia, denúncia ...)

MEDIDAS DE CONTROLE julgar contas (irregulares  efeitos inelegibilidade) dar quitação imputar débito e aplicar multa (inadimplente  Cadin) fazer determinações e recomendações declarar inabilitado para exercer cargo/função pública afastar cautelarmente dirigente público sustar ato ou contrato, inabilitar para licitar/contratar solicitar arresto de bens comunicar ao Ministério Público Federal comunicar ao Congresso Nacional e supervisor ministerial

Orientação Estratégica X Resultados Tempestividade => redução do tempo médio de instrução de processos e de organização de cobranças executivas, redução de estoques de processos Seletividade => controle com base no risco, relevância sócio-econômica e materialidade de recursos geridos Tecnologia da informação => coleta e análise de dados, infra-estrutura, Datawarehouse, gestão do conhecimento organizacional, portal corporativo

Orientação Estratégica X Resultados Imagem institucional => divulgação/comunicação, diálogo público, orientação de gestores, ouvidoria Parcerias => com órgãos de controle interno e outras organizações públicas e privadas interessadas no controle e na melhoria da gestão pública Valorização do servidor => intercâmbio, pesquisas, gestão por competências organizacionais/profissionais, currículo, treinamento e desenvolvimento de pessoas

GRANDES DESAFIOS Ampliar relacionamento com o CN, gestores, órgãos de controle e sociedade (controle social)  Redes de Controle Uniformizar conceitos e desenvolver metodologias com o Controle Interno  Programa de Intercâmbio/Parceria Ampliar o combate à corrupção e desvios  fortalecimento de controles internos e detecção com inteligência-risco Induzir melhoria na gestão pública  acesso/qualidade nos serviços públicos prestados à população Melhorar processos de trabalho  Gestão do Conhecimento Aperfeiçoar métodos e técnicas de avaliação  estabelecer critérios e padrões de controle

Central de Atendimento OUVIDORIA Central de Atendimento 0800 6441500 e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br

Secretaria de Controle Externo no Estado do Amazonas (Secex-AM) www.tcu.gov.br secexam@tcu.gov.br