A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como conseguir o manejo para uma boa governança?.
Advertisements

Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
EMPREENDEDORISMO.
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Análise do ambiente de marketing
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
Inovação Prof. Sandro Andriow.
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
Desempenho das pessoas sendo fundamental para os resultados do negócio
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Empreendedorismo.
Criatividade e inovação
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Empreendedorismo.
Empreendedorismo nas Empresas
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Definições e histórico de empreendedorismo – O espírito empreendedor
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
Aula - Tema: O empreendedor.
Estratégia Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação
Uma nova forma de pensar, agir e gerar riqueza através de negócios.
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
As pessoas e seus relacionamentos nas organizações
Evento de Empreendedorismo Fernando Dolabela e Ênio Pinto Sumário Executivo 04 de outubro de 2011.
A MULHER E O MERCADO FINANCEIRO OPORTUNIDADES E TENDÊNCIAS.
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Empreendedorismo pode ser aprendido
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
EMPREENDEDORISMO.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Presidente Conselho de Jovens Empreendedores do Amazonas - CJE
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
Administração de Empresas Pessoais
Margarete Teresinha Fabbris de Oliveira Santos Vanusa Sampaio Pedroso
Recursos Humanos do Projeto
McClelland Busca de oportunidade e iniciativa
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Av. Tte. Névio Baracho, nº 289 – Jardim Bela Vista – São José dos Campos – SP – CEP Tel(fax): (12) PRINCÍPIOS / FATORES.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
  EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO.
Ética e RSE Sérgio Caldas.
Gabriel Bastos Machado
A Economia do Conhecimento: incertezas, ambiguidades e potencialidades
Modernidade e a Evolução do Conhecimento
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira RELACIONAMENTO CORPORATIVO.
Atividade empreendedora como opção de carreira O desenvolvimento de novos empreendimentos é fundamental, não só para aqueles que decidem viver diretamente.
Empreendedorismo ENCONTRO EMPREENDEDORISMO  “O Empreendedor é alguém capaz de gerar novos conhecimentos a partir de uma determinada plataforma,
EMPREENDEDORISMO – Aula 02
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA I GESTÃO ESTRATÉGICA: PRINCIPAIS AUTORES
80 HORAS/AULA FACULDADE NOVO MILÊNIO PROFESSORA MS. ROSANY SCARPATI RIGUETTI MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS -30 HORAS – SLIDE 1, 2 e 3 – APOSTILA 1.
GESTÃO EMPRESARIAL.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Prof. Fernando Henrique Ramos1 Empreendedorismo - FSC Geralmente, inovações podem ser definidas como processos de criação e desenvolvimento de uma idéia.
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
DISCIPLINA: Estratégia Empresarial PROFESSOR: Gustavo Gomes Bublitz
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
ESTRATÉGIA DE EMPRESAS NEC BRASIL fev/2005 Prof. Ms. Delmário
Transcrição da apresentação:

A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento Nos dias de hoje, quem não tem inovação, criatividade e espírito empreendedor pode estar com sérios problemas. Duas correntes. Premissa. Março 2010

Desafio: cada um escolhe o seu...

Empreendedorismo Qual é a sua opinião: Um empreendedor já nasce feito? Um empreendedor desenvolve atitudes, comportamentos e habilidades?

Empreendedorismo 3 perspectivas: Econômica: Joseph Schumpeter Psicológica: David McClelland Gestão: Peter Drucker

O empreendedor é o agente da inovação e da destruição criativa O empreendedor é o agente do processo de destruição criativa. É o impulso fundamental que aciona e mantém em marcha o motor capitalista, constantemente criando novos produtos, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos menos eficientes e mais caros. Joseph Schumpeter (1883 - 1950)

Um executivo pode ser um empreendedor Empreendedor é aquele que exerce controle sobre a produção não somente para seu consumo pessoal. De acordo com minha definição, por exemplo, um executivo de uma empresa de aço na União Soviética é um empreendedor. David McClelland - 1971

Nem ciência, nem arte Empreendedorismo não é ciência nem arte. É uma prática. Peter Drucker - 1974

O empreendedor desenvolve e realiza visões “Um empreendedor é uma pessoa imaginativa, capaz de fixar alvos e objetivos, faz coisas novas ou desenvolve maneiras novas e diferentes de fazer as coisas que já vinha fazendo. O empreendedor imagina, desenvolve e realiza visões.” Filion - 1986

Comportamento Empreendedor Características do Comportamento Empreendedor Busca de Oportunidades e Iniciativa Persistência Comprometimento Exigência de Qualidade e Eficiência Correr Riscos Calculados Busca de Oportunidades e Iniciativa: Faz a coisas antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias Atua para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, local de trabalho ou assistência 2. Persistência Age diante de um obstáculo significativo Atua repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar desafios ou superar obstáculo Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa 3. Comprometimento Atribui a si mesmo e a seu comportamento as causas de seus sucessos ou fracassos Esmera-se em manter satisfeitos seus clientes, colocando a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo 4. Exigência de Qualidade e Eficiência Encontra maneira de fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e atenda padrões de qualidade 5. Correr Riscos Calculados Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados 6. Estabelecimento de Metas Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal Tem visão de longo prazo, clara e específica Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis 7. Busca de Informações Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores, e concorrentes Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial 8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos: Planeja, dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos Constantemente, revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões 9. Persuasão e Rede de Contatos: Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seu próprios objetivos Age para desenvolver e manter relações comerciais 10. Independência e Confiança: Busca autonomia em relação a normas e controles de outros; Mantém seu ponto de vista,mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores; Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou enfrentar um desafio.

Comportamento Empreendedor Características do Comportamento Empreendedor Estabelecimento de Metas Busca de Informações Planejamento e Monitoramento Sistemáticos Persuasão e Rede de Contatos Independência e Auto-confiança Busca de Oportunidades e Iniciativa: Faz a coisas antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias Atua para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, local de trabalho ou assistência 2. Persistência Age diante de um obstáculo significativo Atua repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar desafios ou superar obstáculo Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa 3. Comprometimento Atribui a si mesmo e a seu comportamento as causas de seus sucessos ou fracassos Esmera-se em manter satisfeitos seus clientes, colocando a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo 4. Exigência de Qualidade e Eficiência Encontra maneira de fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo e atenda padrões de qualidade 5. Correr Riscos Calculados Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados 6. Estabelecimento de Metas Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal Tem visão de longo prazo, clara e específica Estabelece objetivos de curto prazo, mensuráveis 7. Busca de Informações Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores, e concorrentes Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço Consulta especialistas para obter assessoria técnica ou comercial 8. Planejamento e Monitoramento Sistemáticos: Planeja, dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos Constantemente, revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões 9. Persuasão e Rede de Contatos: Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros Utiliza pessoas-chave como agentes para atingir seu próprios objetivos Age para desenvolver e manter relações comerciais 10. Independência e Confiança: Busca autonomia em relação a normas e controles de outros; Mantém seu ponto de vista,mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores; Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou enfrentar um desafio.

desenvolvimento que precisamos Um mapa sobre o desenvolvimento que precisamos Nos dias de hoje, quem não tem inovação, criatividade e espírito empreendedor pode estar com sérios problemas. Duas correntes. Premissa.

Desenvolvimento Sustentável Empreendedorismo é a solução? A idéia é discorrer sobre o empreendorismo como uma parte da solução. Não se pretende que o empreendedorismo seja uma panacéia que tudo resolve. Existirão sempre outros fatores, tais como: as políticas econômicas, a conjuntura brasileira, a conjuntura mundial etc. As possibilidades, limites e desafios também devem ser compreendidas considerando-se os fatores mencionados anteriormente que limitam e impõem desafios.

Uma constatação A dinâmica econômica no mundo apresenta sensíveis alterações, nas ultimas décadas, que estão provocando fortes impactos em todo o planeta.

Velocidade, Complexidade e Incerteza O mundo em mudança Velocidade, Complexidade e Incerteza Palavras que resumem o mundo de hoje Necessidade de uma percepção acurada Estar ligado Informação O 11 de Setembro: conseqüências. Negócios falidas, vidas perdidas, famílias destruídas. Fronteiras políticas e geográficas fechadas. O paradoxo do mundo conectado, globalizado, e ao mesmo fechado pelo medo. Disputas de raças, credos, orientações políticas e disputas culturais/econômicas. Assistimos tudo na velocidade da luz. Em tempo real.

O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado O que chegou: MICROONDAS - CELULAR – DVD CÂMARA DIGITAL – TV A CABO – INTERNET O que se foi: FAX – TELEX – PAGER - VIDEO CASSETE -TOCA FITAS

O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

O ritmo da mudança está cada vez mais acelerado

A vida, a sociedade e a economia estão mais complexas Economia globalizada Sociedade baseada em novos saberes Mudança cultural Avanços na medicina 1- Padaria MT 2- Saberes: conhecer, fazer, ser, conviver 3- Mudança cultural: novas formas de ver as coisas O que é importante (escala de valores) Relacionamento entre pessoas O que é permitido e aceito Mudança da noção de tempo (dia,noite, feriado) AVANÇOS NA MEDICINA 1953 – estrutura do DNA 1954 – primeiro transplante humano bem sucedido (rim) 1978 – nascimento do primeiro bebê de proveta 1984 – patenteamento de células humanas 1991 – patenteamento de células-tronco 1996 – clonagem de mamífero (Dolly) ... Quando os limites técnicos da ciência viram-se praticamente superados, e a ciência tornou-se um fim em si própria, provendo ferramentas para a concepção de algo ainda impensado. Isso tudo gerou um novo campo de discussão e de conhecimento, que é a Bioética, em que se discute os limites de manipulação da vida. Cirurgia médica via Internet.

Vivemos numa era de incerteza Abundância versus escassez Crescimento econômico versus inclusão social Global versus local Conexão versus isolamento humano Guerra versus paz Os paradoxos da sociedade moderna. Na questão da abundância, por exemplo, o Brasil é o maior produtor de soja do mundo.

Certeza 1 CRESCIMENTO E ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO VAI GERAR NOVAS OPORTUNIDADES ♣ A população cresce e aumenta o mercado. ♣ As pessoas vivem cada vez mais. ♣ Oportunidades novas surgem.

ELEVAÇÃO DO GRAU DE ESCOLARIDADE Certeza 2 ELEVAÇÃO DO GRAU DE ESCOLARIDADE ♣ Praticamente todas as crianças estão na escola. ♣ Um pequeno percentual está na universidade. ♣ As pessoas estão estudando cada vez mais. ♣ Os consumidores ficam mais exigentes.

MULHERES ESTÃO À FRENTE DOS NEGÓCIOS E NO PODER Certeza 3 MULHERES ESTÃO À FRENTE DOS NEGÓCIOS E NO PODER ♣ As mulheres são mais habilidosas com os seres humanos (gostam mais de gente) . ♣ As mulheres administram melhor os conflitos. ♣ As mulheres consolidam sua presença em todas as profissões. ♣ As mulheres administram melhor a escassez .

USO INTENSIVO DE PROCESSOS INOVADORES Certeza 4 USO INTENSIVO DE PROCESSOS INOVADORES ♣ Inovações de caráter tecnológico. ♣ Inovações não intensivas em tecnologia. ♣ Inovação percebida como conceito pragmático e acessível. ♣ ‘’Deselitização’’ da inovação. ♣ Massificação da inovação.

Certeza 5 GLOBALIZAÇÃO ♣ O mundo é plano. ♣ A composição de produtos e serviços serão de multi-nacionalidades. ♣ A pequena empresa exporta pouco no Brasil, porém participa intensamente na composição de produtos de exportação. ♣ As pessoas estão se globalizando. A formação será, cada vez mais, internacionalizada.

Certeza 6 ATUAÇÃO ASSOCIADA ♣ Ações conjuntas como fenômenos de competitividade. “Cooperar para competir”. ♣ A força da pequena empresa através da soma de competências. ♣ Líder é aquele que tem infinitas necessidades dos outros.

Certeza 7 CONFLUÊNCIA DO ÓCIO COM O NEGÓCIO ♣ Uma maior valorização da qualidade de vida. ♣ Empreender e desfrutar dos resultados. ♣ Cada vez mais as pessoas passarão a fazer aquilo que gostam. Associação de prazer e trabalho. ♣ Com mais prazer naquilo que fazem, as pessoas serão mais produtivas.

Certeza 8 PREOCUPAÇÃO COM A SUSTENTABILIDADE ♣SOCIAL Comprometa-se com o bem comum, promova sua comunidade. ♣ECONÔMICA Valorize empregados e colaboradores, envolva fornecedores, proteja clientes e consumidores. ♣ AMBIENTAL – valorização da Economia Verde.

Negócios sustentáveis

Negócios sustentáveis

Negócios sustentáveis

Certeza 9 CONEXÃO PLENA COM O MUNDO VIRTUAL ♣ O mundo à beira de um teclado. ♣ A velocidade do virtual trazendo competitividade. ♣ A memória virtual será o grande armazém do futuro. ♣ Haverá uma segunda vida, que será virtual (já vivemos intensamente este fenômeno)

Certeza 10 VALORIZAÇÃO DO DESIGN ´´ É onde você fica com o pé em dois mundos - o mundo da tecnologia e o mundo das pessoas e propósitos humanos’’ Mitchell Kapor

Certeza 11 AUMENTO DA RENDA ♣ Em dois anos, 20 milhões de brasileiros saíram da pobreza e emergiram para classe C. ♣ Com 86 milhões de brasileiros, a classe C torna-se a maior do país. ♣ 7 em cada 10 cartões de crédito emitidos são para consumidores da classe C.

Certeza 12 INTERIORIZAÇÃO ♣ Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida será parte das prioridades do empreendedor do século XXI. ♣ Estar em equilíbrio. ♣ Balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual etc.

O processo de desenvolvimento econômico requer geração de emprego e renda para a população Nos dias de hoje, quem não tem inovação, criatividade e espírito empreendedor pode estar com sérios problemas. Duas correntes. Premissa.

A existência de empreendedores é condição essencial para a geração de emprego e renda Nos dias de hoje, quem não tem inovação, criatividade e espírito empreendedor pode estar com sérios problemas. Duas correntes. Premissa.

O desenvolvimento da humanidade é o testemunho da ação de uma infinidade de empreendedores Henry Ford Leonardo Da Vinci Juscelino Kubitschek Empreendedorismo é a solução? A idéia é discorrer sobre o empreendorismo como uma parte da solução. Não se pretende que o empreendedorismo seja uma panacéia que tudo resolve. Existirão sempre outros fatores, tais como: as políticas econômicas, a conjuntura brasileira, a conjuntura mundial etc. As possibilidades, limites e desafios também devem ser compreendidas considerando-se os fatores mencionados anteriormente que limitam e impõem desafios. Giorgio Armani Santos Dumont Bill Gates

“O principal recurso usado pelo empreendedor é ele mesmo.” Shapiro - 1975

Ricardo Albert Garcia [ricardogarciabr@hotmail.com] Obrigado ! Ricardo Albert Garcia [ricardogarciabr@hotmail.com] Empreendedorismo é a solução? A idéia é discorrer sobre o empreendorismo como uma parte da solução. Não se pretende que o empreendedorismo seja uma panacéia que tudo resolve. Existirão sempre outros fatores, tais como: as políticas econômicas, a conjuntura brasileira, a conjuntura mundial etc. As possibilidades, limites e desafios também devem ser compreendidas considerando-se os fatores mencionados anteriormente que limitam e impõem desafios.