1 Teoria Geral da Administração Parte 1:Anos 1910-1940 Parte 2: Fundadores da Administração Abril de 2010 Professora: Arminda Campos.

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Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral da Administração Parte 1:Anos Parte 2: Fundadores da Administração Abril de 2010 Professora: Arminda Campos

2 Fordismo Produção em fluxo ( sem interromper o processo) nunca testada em larga escala para um produto complexo (Modelo T) Produzir apenas um produto (padronizar) Isso permitiu a produção de grandes volumes com simultaneidade dimensional

3 Fordismo Ford 1913 Novo Conceito “ Produtos a serem montados fluiriam de Estação de Trabalho a Estação de Trabalho, indo ao encontro dos montadores”

4 Fordismo Conceitos aplicados em produção de larga escala Princípios da Administração Científica: 1. Divisão do trabalho 2. Escolha do trabalhador certo para a tarefa 3. Intercambiabilidade de peças 4. Padronização dos produtos Aumento do salário dos trabalhadores (dobrou)

5 Fordismo Conseqüências Maior valor agregado ao produto Aumento da produtividade Aumento do Lucro da Ford Motor Co.

6 Lotes Econômicos de Produção Determinar quantidades de lotes a produzir de forma a minimizar tempo de setup e estoque Ford W.Harris (1915) Modelagem matemática Variáveis: demanda,nº de pedidos,custo fixo de preparação,etc Meta: Encontrar a política ótima de pedidos que minimize custos de compra e estocagem sem que ocorram faltas (KAMINSKY)

7 Teoria de filas Relacionada com a Pesquisa Operacional Modelar diferentes situações Ex: diferentes distribuições probabilísticas para tempo de chegada de clientes e diferentes distribuições para tempos de atendimento.

8 General Motors Início da década de 20: Carros com altos preços Perda de mercado para a Ford Cada divisão atuava de forma independente Nova mentalidade:

9 General Motors Alfred Sloan Jr. 1. Segmentar preços dos carros produzidos 2. Diferença de preços entre carros produzidos não podem ser grandes 3. Igualar Ford em preço, mas com Qualidade melhor

10 General Motors Anos 20 Sociedade Americana torna-se mais exigente (Qualidade) Modelo T vira obsoleto Estilo Ford torna-se ultrapassado GM inova o mercado buscando qualidade (aumento de vendas)

11 Controle Estatístico do Processo Preocupação com a Qualidade Inspecionar produtos: Estatística CEP: Estatística para avaliar variações do processo Gráficos de controle de Shewart

12 Aspectos sociais do trabalho Anos 30 Mudança no perfil do trabalhador Aspectos sociais do trabalho Surge a Psicologia aplicada ao trabalho Idealizadores Hugo Munsterberg Lillian Gilbreth

13 Aspectos sociais do trabalho Nova Visão do Trabalho (MAYO) Trabalho em grupo Ênfase nas pessoas Trabalhadores não são incentivados somente por questões financeiras, mas sim de satisfação pessoal Psicologia Industrial (Hugo) substitui eficiência técnica(Taylor)

14 Aspectos sociais do trabalho Motivação no Trabalho Caixa de sugestões Clube de funcionários Ênfase no ambiente de trabalho

15 Os fundadores da administração

16 Frederick Taylor – Administração científica Cada parte do trabalho de um indivíduo deve ser analisada para achar o método mais eficiente de trabalho A pessoa mais adequada para uma determinada atividade deve ser escolhida para realizar o trabalho. Gerentes e trabalhadores devem trabalhar em equipe para garantir que o trabalho seja feito da melhor maneira Deve existir uma divisão clara do trabalho

17 Henri Fayol - Funcionalismo Fayol identificou catorze princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz,dentre os quais podemos destacar: Divisão do Trabalho Autoridade e Responsabilidade Disciplina Estabilidade do Pessoal Iniciativa Espírito de Equipe

18 Max Weber - Burocracia Propôs a burocracia como forma mais eficiente de administração. A burocracia até hoje tem uma grande influência nas organizações.

19 Elton Mayo- Os experimentos de Hawthorne A satisfação do trabalho aumenta a medida que os trabalhadores tem mais liberdade para determinar suas condições de trabalho e fixar seus próprios padrões de produção. A satisfação do trabalho depende mais da cooperação e de um sentimento de valor do que das condições físicas de trabalho

20 Douglas McGregor – Teoria X e Teoria Y A teoria X assume que as pessoas são preguiçosas e que necessitam de motivação, pois encaram o trabalho como um mal necessário para ganhar dinheiro. A teoria Y baseia-se no pressuposto de que as pessoas querem e necessitam de trabalhar As teorias X e Y foram criticadas pelo fato serem exclusivas

21 Abraham Maslow – A hierarquia da necessidade As necessidades humanas podem ser vistas como uma hierarquia:

22 Frederick Herzberg - Teoria da motivação-higiene Fatores higiênicos: referem-se às condições que rodeiam o funcionário enquanto trabalha. Fatores motivacionais: referem-se ao conteúdo do cargo. A motivação vem do individuo e não da organização

23 Peter Drucker – O descobridor da administração Estabeleceu 5 princípios básicos para o administrador: Definir objetivos Organizar Motivar e comunicar Avaliar Desenvolver pessoas

24 Referências Bibliográficas Acesso em 31/ Acesso em 31/04 Teoria Geral da Administração,CORREA