Inteligência e Aprendizagem Aula 4

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Transcrição da apresentação:

Inteligência e Aprendizagem Aula 4

O que é inteligência? Latim: ‘intelligare’: capacidade de juntar, unir e enlaçar É a capacidade do ser humano de conhecer e entender a realidade que o ser, de modo a dominá-la e transformá-la em um processo aberto e mutável.

Há uma relação direta entre inteligência e aprendizagem, sendo muitas vezes difícil separar uma atividade intelectual de uma atividade de aprendizagem. Os sujeitos com capacidades intelectuais “significativas”, normalmente, conseguem: manipular símbolos, elaborar raciocínios mais adequados, resolvem os problemas num ritmo mais rápido e com menos erros e fazem melhores transferências dos conhecimentos

Os estudos sobre inteligência na Psicologia da Aprendizagem Estudos tradicionais Estudos interacionistas Estudo das inteligências múltiplas Estudos dos processamentos da informação Estudos da inteligência emocional

1. Os estudos tradicionais Alfred Binet (1905): Quociente Intelectual (QI) A inteligência é um elemento que pode ser quantificado e comparado com demais da mesma idade; - Buscava mensurar a idade intelectual (obtida a partir de testes psicológicos e escolares) das crianças e comparava com a sua idade cronológica para retirar uma média.

QI : Idade mental x 100 Idade cronológica Exemplo: Uma criança que tive 10 anos (IC) e tirasse nota 12 como idade mental, teria o QI de 120. Limitação do sistema A inteligência era apenas quantificada como índice para comparações individuais, porém não explicavam a natureza das diferenças individuais, tão pouco as causas que dificultam a inteligência.

2. Charles Spearman Charles Spearman foi um grande psicológo, especialmente interessado em cognição e em estatística. Spearman formulou o conceito de inteligência geral (g). O fator g, componente de inteligência, seria uma “aptidão geral ou global que incide no sucesso e no bom rendimento” Além da inteligência geral, haveria inteligências específicas (s). Os fatores específicos se referem às capacidades especiais de cada indíviduo - matemática, teatro, música…- e girariam em torno de g.

Por ser composta por 2 fatores, g e s, o modelo de Spearman é conhecido como “Modelo Bifatorial de Inteligência” Inteligência comum Diferenças pessoais

3. Louis Leon Thurstone Importante teórico acerca da inteligência. Thurstone não acreditava em um fator geral de inteligência, mas, sim, em capacidades diversas utilizadas de acordo com a natureza do problema a ser resolvido. Por isso, seu modelo ficou conhecido com o nome de “Modelo de Aptidões Mentais Primárias”, sendo 7 aptidões:

1. Compreensão verbal 2. Fluência verbal 3. Numérica 4. Espacial 5 1.Compreensão verbal 2.Fluência verbal 3. Numérica 4. Espacial 5. Memória 6. Velocidade perceptual 7. Raciocínio

4. Edward Thorndike Psicólogo americano que classifica três campos importantes para o desenvolvimento da inteligência: Inteligência ABSTRATA - Facilidade de lidar com representações simbólicas. Inteligência MECÂNICA – Facilidade em lidar com máquina se dispositivos mecânicos. Inteligência SOCIAL – Facilidade em lidar com as pessoas.

2. Estudos interacionistas Jean Piaget Não está preocupado com a quantificação mas com o processo de aquisição da inteligência; É um processo de solução de um problema novo para o indivíduo, a coordenação de meios para atingir certo fim, que não é acessível de maneira imediata.

- Rompe com o inatismo e quantificação: - A inteligência é possível de ser construída a partir da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. O importante é o processo: o que leva uma pessoa usar a inteligência de acordo com uma forma e não outra.

2. Lev Vygotsky (Psicologia histórico-cultural) As capacidades intelectuais resultam das relações sociais, históricas e culturais construídas pelos homens. Inteligência= evolução do homem como espécie (filogenética) e como ser (ontogenética); A inteligência pode avançar a partir das novas aprendizagens que o ser humano vai efetivando.

- Os processo psicológicos superiores construídos pela apropriação dos elementos da cultura, desta forma, não faz sentido falar de uma inteligência pronta e mensurável. O desenvolvimento cognitivo relaciona-se com as interações com as pessoas e com os instrumentos do mundo social. Esses instrumentos são reais: canetas, papel, computadores; ou símbolos: linguagem, sistemas matemáticos, signos.

3. Estudos do processamento de informação A partir de 1970: teóricos buscaram investigar os processos cognitivos de seleção, organização e processamento da informação, envolvidos no comportamento da inteligência humana. Foram encontrados três elementos básicos do inteligência do ser humano:

Os conhecimentos específicos que o sujeito possui; As estratégias utilizadas nas aprendizagens e na resolução de problemas; Capacidades de metacognição (pensar sobre o pensamento); - Reuven Feurstein (1921-atual): O desenvolvimento está voltado para as transformações dos potenciais cognitivos em habilidades racionais para resolução de problemas.

4. Estudos da inteligência emocional - Desenvolvida por Daniel Goleman (1946-atual) Dois tipos de inteligência: Natureza racional Natureza emocional - Inteligência emocional: modo de as pessoas lidarem com suas emoções e com a dos outros e ao seu redor.

A inteligência emocional implica os seguintes elementos mentais: a motivação, consciência de si, persistência, empatia, entendimento, persuasão, cooperação e liderança. Este tipo de inteligência auxilia o ser humano a lidar com a vida e administrar a natureza racional. As qualidades emocionais seriam o foco de partida para entender a inteligência, pois elas de alguma forma, condicionam a natureza racional do ser humano.

5. Estudos das inteligências múltiplas Elaborada a partir dos anos 80 por pesquisadores da universidade norte americana de Harvard, liderados pelo psicólogo Howard Gardner. A inteligência humana deve ser entendida como um conjunto de habilidades, talentos e capacidades mentais, chamadas inteligências. Isto lhes permite resolver problemas ou criar produtos que sejam valorizados em um ou mais cenários culturais.

Inteligência lingüistica; Apresenta elementos primordiais que estão presentes na vida do indivíduo como escutar, falar, ler e escrever. Ex: Poetas e escritores 2. Inteligência musical Capacidade de resolver problemas ou geral produtos utilizando som e o silêncio. Sensibilidade da escuta. Ex: Músicos

3. Inteligência Lógico- matemática: três campos: a matemática, ciência e a lógica. Capacidade de analisar o que aconteceu em vários cenários. Ex: Engenheiros, matemáticos, negócios 4. Inteligência corporal-cinestésica: Uso do conhecimento físico para integração e equilíbrio entre corpo e mente, expressão de emoções e aspectos cognitivos do corpo. Ex: Atletas, educadores físicos, dançarinos.

5.Inteligência espacial: refere-se ao uso de modelos e representações espaciais, como imagens, organização espacial, noções de lateralidade. Ex: Geógrafos, navegadores, arquitetos 6. Inteligência interpessoal: Capacidade de entender as outras pessoas, relacionar-se adequadamente, mediar, liderar, havendo sensibilidade aos estados de ânimo e pensamento de outros. Ex: Assistentes sociais, professores, políticos

7. Inteligência intrapessoal: capacidade de conhecimento de aspectos internos de uma pessoa.Conhecimento das próprias emoções podendo utilizá-la como uma forma de entender e orientar o próprio comportamento. Ex: Psicólogos

8. Inteligência naturalista: capacidade de conhecer e classificar as espécies e os organismos do ambiente, inclusive domesticando e interagindo com eles. Ex: Biólogos, ecologistas, veterinarios 9. Inteligência existência e/ou espiritual: capacidade com perguntas sobre a origem do homem, do mundo e da existência como um todo. Ex: Filósofo, líderes espirituais

Para Gardner: As pessoas possuem capacidades específicas e diferem em suas combinações: as inteligências se integram embora as pessoas tenham algumas predominâncias. Cuidado: evitar a rotulação de alunos ou ser utilizado como modelo pronto pelos professores. Deve-se oferecer a possibilidade de todas as experiências da vida; Outro cuidado: teoria de origem biopsicológica: não tem muita relação com os elementos da cultura e das interações humanas.

Enfim, Todas as teorias sobre a inteligência são válidas na formação docente; A partir delas o professor organizar sua forma específica de metodologia, seus relacionamentos com os alunos e organização dos conhecimentos e conteúdos curriculares. Inteligência humana: processos de linguagem, pensamento, afetividade, consciência, memória, criatividade, atenção e percepção. Trabalhar a inteligência em sala de aula: intencionalidade para transformar a realidade, atribuir significado e aprender limites e possibilidades de ser no mundo.