Docente: Ana carvalho Discentes: Abneyla Costa Clémilde Ventura Licenciatura em Ciência da Educação Seminário de Integração Profissional Iv 3º ano / 1º.

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Docente: Ana carvalho Discentes: Abneyla Costa Clémilde Ventura Licenciatura em Ciência da Educação Seminário de Integração Profissional Iv 3º ano / 1º Semestre Ano lectivo 2013/2014 ALBARELLO, L.et al. (1997). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Lisboa, Gradiva. Ruquoy, Danielle – Situação de entrevista e estratégia do entrevistador, p

 É um instrumento utilizado pelo entrevistador para obtenção de dados. “Trata-se de fazer com que o interlocutor se exprima o mais livremente possível e forneça as informações mais completas e precisas …” (p.86) “ a entrevista mesmo a mais superficial, é infinitamente complexa. Existe indubitavelmente, uma técnica de entrevista, mas, mais do que uma técnica é uma arte”. (Albarello, p.96)

- Tem carácter exploratória - É uma entrevista abrangente ( não foca apenas num tema) - Tem como objectivo obter conhecimentos

 No primeiro contacto com o entrevistado, este deve ser informado sobre o conteúdo da entrevista e os seus objectivos;  É necessário uma boa condução da entrevista;  A entrevista deve ser conduzida num contexto adequado;  O entrevistador deve ser o mais objectivo possível.

 Deve utilizar expressões breves;  Deve ser neutro e aberto a várias opiniões;  Deve manifestar empatia;  Deve encorajar o entrevistado à aprofundar o seu raciocínio utilizando intervenções de natureza incitativa ( expressões breves, pedidos neutros de informações complementares, manifestações de incompreensão voluntária, técnica de espelho e do reflexo).

 Os preliminares;  O início da entrevista;  O corpo da entrevista;  O fim da entrevista.