Regularização Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Simone Paschoal Nogueira
Advertisements

III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Profª. Fernanda Alves AIA – EIA – RIMA.
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
DE DISPOSIÇÃO OCEÂNICA DO JAGUARIBE
Gersina N.da R. Carmo Junior
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
Gestão Socioambiental no Brasil
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
Estrutura de um Processo de Licenciamento
FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO. FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO.
M M A Licenciamento Ambiental Federal M M A. Investimentos no reforço institucional do IBAMA : Concurso Público: nomeação de 150 analistas ambientais.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
\.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Prof. M.Sc. Pedro Luiz Fuentes Dias
Licenciamentos com AIA na RMBS
ASPECTOS DESTACADOS DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
IMPACTES AMBIENTAIS 9 ª aula Prof. Doutora Maria do Rosário Partidário
X Congresso Brasileiro de Energia
LICENCIAMENTO AMBIENTAL MUNICIPAL: EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
LICENCIAMENTO E ZONEAMENTO AMBIENTAL
LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Os Novos Marcos Regulatórios
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
M INERAÇÃO E MEIO AMBIENTE NO BRASIL D IREITO AMBIENTAL 2° Modulo subsequente Mineração Discente Marina Bernardes / Discente Thiago.
Recursos e Fontes de Financiamento
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
SEMINÁRIO AVALIAÇÃO AMBIENTAL CONJUNTA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIA e RELATÓRIO DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE - RIMA Caraguatatuba - SP 11 de dezembro.
Atendimento a lotes situados em loteamentos
Professor Eduardo Lucena C. de Amorim DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE AIA Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC.
Política Nacional do Meio Ambiente
EIA/RIMA E O PAPEL DA CPRH NESSE PROCESSO
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO FISCALIZAÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
EIA/RIMA COMO INSTRUMENTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EIA: estudo elaborado pelo empreendedor, contendo: diagnóstico ambiental da área; identificação e.
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA QUAL É O PAPEL DA AIA? “QUALQUER ALTERAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DO MEIO AMBIENTE, CAUSADA.
GESTÃO AMBIENTAL Curso Técnico Integrado em Controle Ambiental 4º ano
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ INSTITUTO DE ORDENAMENTO TERRITORIAL DO ESTADO DO AMAPÁ - IMAP Macapá/AP 2011.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do Programa.
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Bacharelado em Humanidades Avaliação de Impacto Ambiental - Prof. Dr. Evandro Sathler AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
SEGURANÇA DO TRABALHO MÓDULO III SEGURANÇA AMBIENTAL PROF. PATRICIA BIANCA CAP. 3 – IMPACTO AMBIENTAL.
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Aula 5 Licenciamento Ambiental EIA/RIMA Auditoria Ambiental
Procedimentos para a implantação de aproveitamentos hidrelétricos
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SANEAMENTO AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE CAMURIM – ITAIÇABA – CEARÁ. Esp. Francisco Adriano Maciel Costa Ms. Romildo Lopes de Oliveira.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Ana Carla Fernandes Gasques
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 4 LICENCIAMENTO AMBIENTAL.
Como montar banco de projetos e conteúdos para captação de recursos de Água e Esgoto Autor: Eng.ª MÁRCIA TREVISAN VIGORITO XIX Exposição de Experiências.
Especialização Em Engenharia De Segurança Do Trabalho n Proteção do Meio Ambiente n Prof. Francisco Rodrigues da Cunha Neto n Prof. José Carlos de Campos.
EDITAL Nº 001/2012 TAV RIO DE JANEIRO – CAMPINAS ( )
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
Elizangela Gonzaga de Souza Erlon Paiva da Silva
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Regulamentação da Prestação dos Serviços de Saneamento Básico nas Localidades de Pequeno Porte em Jijoca de Jericoacoara Parceira MUNICÍPIO - SISAR Sobral.
Transcrição da apresentação:

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais

Regularização ambiental EIA-RIMA Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, ou EIA/RIMA. Estes dois documentos, que constituem um conjunto, objetivam avaliar os impactos ambientais decorrentes da instalação de um empreendimento e estabelecer programas para monitoramento e mitigação desses impactos.

Regularização Ambiental EIA-RIMA A obrigação da elaboração de um estudo de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), na forma de um EIA/RIMA, é imposta apenas para algumas atividades com potencial altamente poluidor. Resolução CONAMA Nº. 001 de 1986, no âmbito do processo de licenciamento ambiental.

Regularização Ambiental EIA-RIMA O EIA/RIMA é feito por uma equipe multidisciplinar, pois deve considerar o impacto da atividade sobre os diversos meios ambientais: natureza, patrimônio cultural e histórico, o meio ambiente do trabalho e o antrópico.

Regularização Ambiental EIA-RIMA O conteúdo de um EIA/RIMA é estipulado por termo de referências dos órgãos ambientais competentes e pela legislação pertinente.

Regularização Ambiental Licenças Ambientais Licença Prévia - LP Licença de Instalação - LI Licença de Operação - LO

Regularização Ambiental Licença Prévia - LP Licença Prévia – LP – concedida na fase preliminar do planejamento do empreendimento ou atividade, aprovando sua localização e concepção. Esta Licença não autoriza o início de qualquer obra ou serviço no local do empreendimento.

Regularização Ambiental Licença de Instalação - LI Licença de Instalação – LI - autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes. Esta Licença autoriza o início da obra ou serviço no local do empreendimento, porém não autoriza seu funcionamento.

Regularização Ambiental Licença de Operação - LO Licença de Operação - LO - autoriza o funcionamento da atividade ou empreendimento, após a verificação do cumprimento das exigências que constam nas licenças anteriores, com as medidas de controle ambiental e condicionantes determinados para a operação.

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais Reflexos: A impossibilidade de dar seguimento ao processo de regularização pela ausência das licenças ambientais;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais A impossibilidade da apresentação de novos projetos de expansão da rede de energia elétrica nos condomínios pela ausência da Licença de Instalação - LI;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais O assoreamento dos rios e dos córregos, pela proibição da instalação do sistema de águas pluviais e o conseqüente alagamento das ruas propiciando a transmissão da leptospirose pelo contato com a urina dos ratos;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais O impedimento da realização de pavimentação nas ruas dos condomínios, provocando nas épocas de seca uma grande dissipação de poeira capaz de provocar doenças alérgicas, bem como, a transmissão da Hantavirose pelos ratos silvestres (Bolonys sp. e Calonys sp.), e na época das chuvas a formação de uma grande quantidade de lama dificultando o acesso dos moradores as suas residências;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais O indeferimento da solicitação de outorga de novos poços tubulares profundos pela ADASA, e sem a perspectiva da CAESB assumir o controle da distribuição de água, causa o colapso no abastecimento de água aos moradores de condomínios;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais O desinteresse da Concessionária CAESB em prestar o serviço de sua total responsabilidade gera o consumo exagerado de água (média de 567/litros dia por habitante), pela ausência de tarifação;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais A irritabilidade, a ansiedade e o stress dos moradores que não conseguem entender a morosidade por parte do Governo na concessão das referidas licenças;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais O comprometimento da renda familiar com o pagamento de aluguel pela impossibilidade da obtenção de financiamento para a construção da casa própria;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais A insegurança do proprietário sobre a possibilidade da perda dos investimentos aplicados no lote ou residência;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais Os órgãos de fiscalização acatam denúncias de moradores não avaliando as conseqüências nocivas deste ato que tem como único objetivo interesses meramente pessoais e não os voltados para a preservação ambiental;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais A falta de lucidez dos técnicos que retardam os processos de regularização e não medem as conseqüências dos prejuízos causados ao meio ambiente e as pessoas;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais Carência de pessoal técnico qualificado no Governo para a realização das análises dos processos de regularização dos condomínios;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais A imagem negativa do Governo, pela ausência de comprometimento dos dirigentes e dos funcionários que não estão engajados com o processo de regularização dos condomínios;

Regularização Ambiental O que queremos? Sensibilizar as autoridades constituídas dos graves problemas que a não liberação das licenças trazem aos moradores de condomínios e a população do Distrito Federal;

Regularização Ambiental O que queremos? A imediata liberação das licenças ambientais – LP, LI e LO para darmos dignidade, conforto, segurança e boa saúde aos moradores de condomínios do Distrito Federal;

Regularização Ambiental Reflexos da não Liberação das Licenças Ambientais Carlos Jorge Moreira de Mello Mattos Presidente da Associação dos Moradores do Setor Habitacional São Bartolomeu Síndico do Condomínio Solar da Serra Vice-Presidente da AJAB jorgemattos2005@gmail.com Telefones: 3408-4238 e 9265-3457