Prof. Wagner Bandeira Andriola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Avaliação Institucional e Tecnologias da Informação na UNISC Workshop: Avaliação e inovação com Tecnologias da Inovação – UFRGS – 03/07/2009. Ana Karin.
MARA REGINA LEMES DE SORDI
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: IMPACTOS INSTITUCIONAIS
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Profª Carmen Lúcia de Lima Helfer Pró-Reitora de Graduação
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS FIO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM ENSINO DE EXCELENCIA AS FIO, ATENDENDO AO DISPOSTO NA LEI DE 14/04/2004, FAZ REGULARMENTE,SUA.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Auto-avaliação.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
C OMISSÃO P RÓPRIA DE A VALIAÇÃO Presidente: Prof. M.e Alexandre Cestari IFSP - Campus Matão Exercício Atual na CPA: 2014 – 2016 Exercício Anterior na.
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
INTRODUÇÃO ..
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

Avaliação institucional no âmbito do SINAES: o caso da Universidade Federal do Ceará (UFC) Prof. Wagner Bandeira Andriola Coordenador de Análise Institucional e Avaliação (Pró-Reitoria de Planejamento) Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Idéias Iniciais Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Foi instituído pela Lei Federal n° 10.861 de 14 de fevereiro de 2004. Visa a obter conhecimento global acerca de todas as atividades das IES, através da integração de diversas bases de dados, uso de vários instrumentos e engajamento dos diferentes atores institicionais.

Pressupostos Teóricos Holística (propiciar conhecimento do todo); Participativa (buscar o engajamento dos atores); Útil (servir ao aprimoramento da IES); Ética (pautada em valores acadêmico-científicos); Sistemática (ter ciclo regular); Iluminadora (geradora de novos conhecimentos); Pedagógica (propiciar reflexão coletiva acerca dos conhecimentos gerados); Indutora (gerar novos comportamentos individuais e nova consciência coletiva.

Pressupostos Teóricos Deve constituir-se numa sistemática rigorosa, que visa a identificar o mérito ou o valor de todas as atividades (MEIO E FIM) desenvolvidas pelas IES para proporcionar seu repensar ou re-planejar. Necessita, por isso mesmo, ser atividade coletiva. Assim, a avaliação institucional não constitui-se em atividade com fim em si mesma. Serve para o aprimoramento de todas as atividades das IES e, por conseguinte, do Sistema de Educação Superior brasileiro.

Pressupostos Teóricos Devemos indagar-nos, neste momento: Qual a natureza das atividades institucionais a serem avaliadas?

Atividades Institucionais F E S Reperc. Social Atividades MEIO: recursos humanos (docentes, discentes e téc.-adm.); PDI e PPI; sustentabilidade financeira; estrutura física (lab. e equip.); comunicação interna e externa; biblioteca e acervo; currículo; clima e gestão institucionais; ênfase à publicação; planejamento estratégico etc.

Repercussões internas Idéia de avaliação institucional como atividade multi-referencial, holística e complexa. Idéia de avaliação institucional como processo participativo e democrático. Idéia de avaliação institucional como atividade geradora de novos conhecimentos. Idéia de avaliação institucional como atividade propiciadora de reflexão e de discussão coletiva. Propiciadora de maior consciência coletiva acerca do valor da avaliação institucional.

Repercussões internas Idéia de avaliação como atividade que permite o aprimoramento institucional. Idéia de avaliação como guia e iluminadora do planejamento estratégico e das atividades institucionais (atividades meio e fim). Idéia de avaliação como exercício cotidiano de reflexão coletiva acerca da realidade institucional e da práxis dos seus atores. Idéia de avaliação institucional como processo de formação política e cidadã. Idéia de avaliação como atividade indutora de novos comportamentos individuais e coletivos.

Exemplo de uso da avaliação institucional Afirmamos que a avaliação institucional proporciona reflexão coletiva acerca da IES; Possibilita ao gestor e aos atores institucionais maior e melhor conhecimento acerca da IES; Possibilita múltiplos olhares em torno de um mesmo aspecto institucional; Induz a novos comportamentos; Ilumina o gestor na tomada de decisões. Vejamos um exemplo do seu uso.

Exemplo do uso da Avaliação Institucional 5 a 7% ano

Depende do ponto de vista. Será positivo ou negativo continuar com uma taxa de crescimento do número de matriculados nos cursos de graduação ao redor de 7% ao ano? Depende do ponto de vista. Vejamos: de acordo com a visão da sociedade. 15 a 20% ano

De acordo com a sociedade (egressos do ensino médio): a taxa de crescimento do número de matriculados é visivelmente insuficiente dada a maior demanda social. De acordo com o mantenedor: trata-se de taxa excelente, pois revela a otimização do uso dos recursos financeiros e humanos das IFES; De acordo com o gestor: pode-se dizer que é uma taxa bastante satisfatória, dado: (a) o “congelamento” do financiamento das IFES praticado pelo Governo Federal, no mesmo período; (b) as precárias condições materiais de trabalho (incluam-se salas de aula, equipamentos de informática e laboratórios); (c) a baixa motivação dos servidores das IFES (políticas federais de “congelamento” salarial), que implica em pouco envolvimento em algumas atividades institucionais de porte (a avaliação institucional é uma delas).

À Guisa de Conclusão Avaliação institucional = reflexão coletiva (múltiplos olhares sobre um mesmo aspecto da IES), que busca o aprimoramento institucional. Implica, portanto, compromisso dos atores institucionais. Supõe, assim, câmbios na cultura institucional estabelecida de desvalorização da atividade de avaliação institucional. Essas mudanças constituem processo gradual, lento e muitas vezes frustrante. Possibilita à IES comparar o passado com o presente (avaliação diagnóstica e crítica).

À Guisa de Conclusão Aplicação à avaliação educacional das idéias do russo Lev S. Vygotsky: zona de desenvolvimento institucional atual (ZDIA = presente institucional) e zona de desenvolvimento institucional potencial (ZDIP = (futuro institucional). O que sou (ZDIA) e o que idealizo ser (ZDIP), enquanto INSTITUICAO EDUCACIONAL (formada por atividades MEIO e FIM). Assim, ressaltamos a tese central da nossa apresentação: A avaliação institucional (diagnóstica, crítica e participativa) fundamenta o planejamento estratégico institucional (participativo), isto e, o olhar consciente de uma coletividade para o seu futuro.

Prof. Wagner Bandeira Andriola. OBRIGADO A TODOS. Prof. Wagner Bandeira Andriola. (PRPL - UFC).