OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.

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Transcrição da apresentação:

OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010

REALIDADE SOCIAL E FORMAÇÃO Pós-modernidade Vivências contraditórias Adesão à dúvidas Saúde Pública Critérios de risco e vulnerabilidade Tecnologias leves e dispositivos de cuidados

REALIDADE SOCIAL E FORMAÇÃO Processos de Aprendizagem Formando quem? Formação para o quê? Como facilitar os processos de aprendizagem? Qual o papel do educador?

REALIDADE SOCIAL E FORMAÇÃO Alguns acúmulos: Aprendizagem viva Integração ensino-serviço Ensino centrado no aluno Desenvolvimento docente (serviço e academia)

ENSINO CENTRADO NO ALUNO Práxis - acompanhar o processo de aprendizagem Postura ativa Método científico e desempenho profissional Motivação - ensino/aprendizagem Redefinição do papel do educador

TAXONOMIA DE BENJAMIM BLOOM

ENSINO CENTRADO NO ALUNO Fortalecendo a relação educador-aluno Empatia, respeito, congruência Compartilhar o poder Autoconsciência Transferência e contra-transferência

ENSINO CENTRADO NO ALUNO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE Projeto comum Definir objetivos para aprendizado Priorizar conteúdos e atividades - currículo oficial x as necessidades do aluno x realidade social

ENSINO CENTRADO NO ALUNO E DESENVOLVIMENTO DOCENTE Projeto comum Adotar dispositivos diversificados no ensino-aprendizagem Competência clínica Entusiasmo ao ensinar Habilidades para supervisão Habilidades interpessoais efetivas Contratualidade (Papéis e funções)

ENSINO CENTRADO NO ALUNO E DOCÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE O Preceptor enquanto profissional da assistência: Conhecimento da realidade local Potência nas tecnologias do cuidado

ENSINO CENTRADO NO ALUNO E DOCÊNCIA NOS SERVIÇOS DE SAÚDE O Preceptor enquanto educador: Organização do processo de trabalho interdisciplinar ainda em construção Ausência de uma formação para a docência Resistências para assumir seu papel na formação Transborda suas tensões pessoais, profissionais e institucionais para a relação de ensino

Efetivação do processo de integração ensino-serviço Aprendendo a atuar no coletivo Constituição de espaços articuladores Compartilhamento da realidade social Trocas efetivas das tecnologias clínicas e pedagógicas Produção de novas tecnologias clínicas e pedagógicas Produção compartilhada do Projeto Político Pedagógico