Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
OS FATOS... CONTAM QUE TUDO MUDOU! O MUNDO MUDOU!
Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
EMPREGABILIDADE.
O Aluno a Distância.
Desenvolvimento organizacional
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Formação por competências
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Teoria Geral da Administração Introdução 1º PERÍODO – AULA 01
Empreendedorismo, Liderança e Responsabilidade Social
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Teoria Geral da Administração
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Finalidades, Categorias de Objetivos e Princípios Básicos
- Minister (subordinação ou obediência)
Construindo o futuro do seu filho!
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Empreendedorismo pode ser aprendido
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Administração de Recursos Humanos II
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
O QUE DÁ SENTIDO A FORMAÇÃO DO PROFESSOR O que dá sentido à formação do professor é o diálogo entre os professores, a análise rigorosa das práticas e a.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Empreendedorismo.
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
Gabriel Bastos Machado
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
“Como administrar melhor o tempo da equipe de gestão escolar”
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
ADMINISTRANDO.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
FUNDAMENTOS DE GESTÃO António Albano Baptista Moreira.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Resistências a Mudanças
Processos Administrativos Aula 1
Por que o jornal na escola?
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
A PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
Transcrição da apresentação:

Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática “O grande desafio do ser humano não é superar os outros, mas a si mesmo.” MALTABIE D. BABCOCK Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática Facilitador: Davidson Ramirez Iahnn e-mail: profdavidson2011@hotmail.com Web-site: www.curso-tecnico.webnode.com.br Escola Estadual Adê Marques 11 de Fevereiro de 2011

Vídeo _ Não desistir nunca!

A nova concepção de Administração O administrador, que, além de uma formação técnico-científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais, através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto, uma nova concepção de administração nas organizações. A Formação Humanística tem um papel fundamental no desenvolvimento de um perfil diferenciado, já que prepara uma sólida base de conhecimentos gerais que permitirão uma compreensão mais ampla da formação técnica, estimulando o pensamento crítico e sensibilizando a pessoa para as questões sociais, políticas, culturais e éticas que envolvem sua atuação como cidadão e profissional. Este perfil é o “DNA” que pode ser identificado e reconhecido pela sociedade e o mercado de trabalho.

A nova concepção de Administração O administrador, que, além de uma formação técnico-científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais, através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto, uma nova concepção de administração nas organizações. Dizemos que na interdisciplinaridade há cooperação e diálogo entre as disciplinas do conhecimento, mas nesse caso se trata de uma ação coordenada.

A nova concepção de Administração O administrador, que, além de uma formação técnico-científica, deve ter uma formação humanística, interdisciplinar e sistêmica, levando a aprendizagem para todos os níveis organizacionais, através de novas Tecnologias de Informação, introduzindo, portanto, uma nova concepção de administração nas organizações. Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. Identificando as ligações de fatos particulares.

A nova concepção de Administração Essa nova concepção baseia-se, principalmente, nas habilidades humanísticas, necessárias ao administrador para que possa entender o mercado, a sociedade e seu comportamento. Pode-se considerar que a competência exigida ao administrador do século XXI, possui 3 dimensões: o conhecimento, a habilidade e a atitude. A habilidade necessária é saber o que se deve fazer para obter um bom desempenho, ou seja, construir estratégias, saber coordenar e motivar uma equipe. O conhecimento é o que se deve saber para desenvolver com qualidade o que lhe é atribuído. Já a atitude é agir para empregar adequadamente os conhecimentos e as habilidades.

A nova concepção de Administração Dentre essas dimensões, destaco a atitude, sendo que ela por ela mesma, não basta. Não por acaso, Goethe afirmava não existir nada mais triste do que a ignorância em ação. É preciso a atitude certa (com conhecimento). No campo empresarial as “atitudes gerenciais” são: iniciativa, flexibilidade para ouvir opiniões diferentes da sua, capacidade de reconhecer seus próprios erros, disposição para aprender, etc.

A nova concepção de Administração Outro grande desafio do século XXI é o multiculturalismo. O administrador precisa saber transitar no mundo globalizado, aproveitando o multiculturalismo para crescer, adquirindo novos conceitos e sabendo lidar com vários grupos sociais, pois assim, ele só terá a contribuir à organização em que trabalha e ao seu currículo. O atual administrador é um eterno aprendiz, utilizando-se da melhor forma possível, as novas tecnologias de informação.  Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas. Trata-se da miscigenação do s credos e culturas que ocorrem no Brasil desde os tempos da colonização.

A nova concepção de Administração O Administrador se defrontará com problemas multifacetados e cada vez mais complexos. Assim, o trabalho está crescentemente mais abstrato, mais intelectualizado, mais autônomo, coletivo e complexo. Ser proativo é o caminho necessário para o administrador se ajustar às novas tendências. É muito importante procurar se desenvolver, para isso, o profissional que está aberto a novos conceitos e está sempre procurando evoluir está um passo a frente no mercado de trabalho. 

O Perfil do Administrador no séc. XXI Ele deve ser empreendedor. O perfil dos administradores desse novo milênio, é de rígidos limites éticos, de um envolvimento cada vez maior em trabalhos em equipe, de constante atualização e aperfeiçoamento, planejamento estratégico, responsabilidade social e ambiental. Tudo isso, para a sobrevivência em um mundo cada vez mais globalizado e, portanto, sempre suscetível a turbulências econômicas que afetam o rumo das mais diversas empresas e países.

A nova concepção de Administração Referências DRUCKER, Peter F. A Nova Era da Administração . 5ª edição. São Paulo: Editora Pioneira, 1992. CHIAVENATO, Idalberto Introdução à Teoria Geral da Administração. 2ª Edição Revista e Atualizada. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000.

Vídeo _ A Lição dos Gansos

Para a Próxima semana As Empresas Conceituação. Classificação. Empresa como um sistema aberto. Objetivos, missão e políticas da organização.