GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento

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Transcrição da apresentação:

GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento ESCM GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento Estratégico Professor Horácio Soares Tel.: 9223-7512 E-mail: horacio.soares@gmail.com e-mail Grupo Discussão: geimar05@googlegroups.com 01

Sucesso da Empresa “Obter uma posição ou série de posições competitivas que levam a um desempenho financeiro superior e sustentável” A posição competitiva deve ser medida em relação às rivais mais fortes, no mundo (Porter, “Toward a Dynamic Theory of Strategy) 02

Sucesso da Empresa 3 Condições Essenciais: Desenvolver e implementar um conjunto internamente consistente de metas e políticas funcionais que, coletivamente, defina sua posição no mercado Alinhar os pontos fortes e fracos da empresa com as oportunidades e as ameaças externas (indústria) através desse conjunto Concentrar a estratégia da empresa na criação das chamadas “competências distintas” 03

Modelo das 5 Forças (Porter, 1990) Rivalidade entre Empresas Entrantes Potenciais Rivalidade entre Empresas Fornecedores Compradores Produtos Substitutos 04

Modelo das 5 Forças (Porter, 1990) Ameaças de Novos Entrantes Economias de Escala Diferenciação do Produto Necessidades de Capital Desvantagens de custos (indep. De escala) Acesso aos canais de distribuição Política governamental 05

Modelo das 5 Forças (Porter, 1990) Rivalidade entre Empresas Concorrentes: numerosos, ou de tamanho ou poder equivalente Indústria com crescimento lento Produtos/serviços sem diferenciação nem custos de mudança Altos custos fixos ou de armazenamento Capacidade de produção aumentada em grandes incrementos Grandes interesses estratégicos Barreiras à saída 06

Modelo das 5 Forças (Porter, 1990) Fornecedores Poder de Negociação Fornecedores mais concentrados que compradores Não há disputa com produtos substitutos Indústria não é cliente importante para fornecedor Produto do fornecedor é insumo importante para comprador Produtos dos fornecedores são únicos ou diferenciados; há custos de mudança 07

Modelo das 5 Forças (Porter, 1990) Compradores Poder de Negociação Compradores: estão concentrados ou adquirem em grandes volumes Produtos adquiridos são parte significativa dos custos ou compras; maior seletividade Produtos padronizados ou não diferenciados Custos de mudança são pequenos Lucratividade dos compradores é baixa Compradores: ameaça de integração 08

Modelo das 5 Forças (Porter, 1990) Produtos Substitutos Limitam potencial de lucros obtidos pela indústria Atenção estratégica a produtos substitutos 09

Formulação da Estratégia Avaliar as forças (e suas causas) que afetam a competição Identificar os pontos fortes e fracos da empresa, a partir de um ponto de vista estratégico Posição frente a produtos substitutos, fontes de barreiras à entrada, rivais estabelecidos? Definir Plano de Ação 10

Definir do Plano de Ação Estratégia Definir do Plano de Ação Posicionar a empresa: capacidades devem proporcionar melhores defesas contra as forças competitivas Influenciar o equilíbrio de forças através de ações estratégicas, visando melhorar posição relativa da empresa Antecipar e responder a mudanças nos fatores subjacentes às forças competitiva, antes das rivais. 11

Concorrentes Empresa Complementares Estratégia A Rede de Valor Clientes Concorrentes Empresa Complementares Fornecedores 12

Influências sobre o macroambiente Estratégia Influências sobre o macroambiente >>> a estrutura PESTEL Quais fatores ambientais estão afetando a empresa? Quais desses fatores são mais importantes atualmente? E nos próximos anos? 13

A Estrutura PESTEL Estratégia Fatores Políticos Estabilidade do governo Política fiscal Legislação sobre comércio exterior Política de bem-estar social Fatores Econômicos Ciclos de negócios Tendências do PIB Taxas de juros Disponibilidade de dinheiro Inflação Desemprego Renda disponível 14

A Estrutura PESTEL Estratégia Fatores Socioculturais Demografia da população Distribuição de renda Mobilidade social Mudanças de estilo de vida Atitude em relação ao trabalho e ao lazer Consumismo Níveis de educação 15

A Estrutura PESTEL Estratégia Fatores Tecnológicos Gastos governamentais com pesquisa Foco do governo e da indústria sobre o esforço tecnológico Novas descobertas/desenvolvimentos Velocidade de transferência de tecnologia Taxas de obsolescência 16

A Estrutura PESTEL Estratégia Fatores Ambientais Leis de proteção ambiental Tratamento de lixo Consumo de energia Fatores Legais Legislação sobre monopólios Legislação trabalhista Saúde e segurança Segurança dos produtos 17