SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Marketplace Apresentação Inicial VERIS IBMEC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
‘ Por que estudar sistemas de informação?
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Contexto da Informação
Seleção de estratégias
Sistema de Informação Gerencial
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Daciane de Oliveira Silva
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Gestão Integrada de Negócios
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
O Aluno a Distância.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
TÉCNICA DE CONSULTORIA
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Apresenta.
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
desenvolver as suas habilidades gerenciais”
MBA – Colégio Maxi Morgana Batistella
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Análise de Investimentos
BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.
TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
Por que estudar sistemas de informação?
conhecimentos em resultados
SISTEMAS INTEGRADOS PARA GESTAO DE PESSOAS E DE PROCESSOS
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Sistemas de Informação
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Planejamento Estratégico
Iniciando na logística empresarial
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Carlos Visão Global Social
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Aula 7 Processos Administrativos
FERRAMENTAS DE MARKETING
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Plano de negócio.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Balanced Scorecard.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Sistema de Informações Gerenciais
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Intervenção em Gestão de Pessoas
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Transcrição da apresentação:

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL Marketplace Apresentação Inicial VERIS IBMEC 1 1

Pano de Fundo

Objetivo da simulação Colocar os alunos em um ambiente de negócios realista, competitivo e internacional, onde possam exercitar de forma prática os conceitos de gestão de empresas, capacitando-se para entrada no mercado de trabalho.

Benefícios esperados Desenvolver habilidades de planejamento estratégico e aprender a implementar essas estratégias em um ambiente altamente competitivo e em rápida alteração. Obter uma visão integrada do funcionamento da empresa e das diversas áreas que a compõem como marketing, produção, vendas, finanças, etc. Utilizar corretamente as informações gerenciais (pesquisas, relatórios gerenciais, etc.) de maneira a diagnosticar corretamente seu desempenho para ajuste do plano estratégico e das táticas operacionais.

Ambiente virtual Os alunos são organizados em equipes responsáveis pela gestão de uma empresa no mercado internacional de computadores, atuando em quatro regiões geográficas.

Segmentos de mercado Cada empresa terá uma estratégia comercial para venda direta a empresas, com foco em três segmentos do mercado de computadores. Todas as empresas ainda se encontram numa fase de start-up, ainda no início do ciclo de vida do produto.

Postura competitiva Market Taker : em inúmeras simulações mais simples, os participantes têm suas equipes inseridas num mercado já definido, cabendo aos mesmos apenas lutarem por um aumento em sua participação de mercado Market Maker : no Marketplace TecTrain, o tamanho dos diversos segmentos de mercado dependem fundamentalmente das decisões dos participantes, cabendo aos mesmos estimular a demanda potencial a realmente adquirir seus produtos

Cronograma de decisões Trimestre 1 Trimestre 5 Trimestre 3 Formação Equipe Pesquisa Mercado Canal de Vendas Design Modelo Capacidade Produtiva Análise de Desempenho Evolução BSC Licenciamento P&D Análise de Desempenho Balanced Scorecard Trimestre 2 Trimestre 4 Trimestre 6 Teste de Mercado Design Modelo Canal de Venda Design Anúncio Simulação Fábrica Análise de Desempenho Evolução BSC Feira Investidores Análise de Desempenho Evolução Balanced Scorecard

Capitalização das empresas Cada empresa receberá um aporte de $ 4 milhões dos próprios executivos nos primeiros três trimestres. Cada empresa terá a oportunidade de atrair mais $ 4 milhões de investidores externos no trimestre 4. Cada empresa poderá recorrer a empréstimos bancários a partir do trimestre 4. E se nada disso for suficiente para manter o caixa positivo ....

Financiamento “especial” ... A empresa poderá contar com as linhas de empréstimos de emergência do Guido, nosso agiota de plantão. Para cada $ 100 de empréstimo, o Guido exigirá que a empresa lhe entregue uma ação ordinária, o que o tornará permanentemente um acionista da empresa. O pagamento desse empréstimo pode ser feito no trimestre seguinte, caso a empresa tenha disponibilidade de caixa.

Quem vence no Marketplace? Vencer no Marketplace significa implementar com sucesso sua estratégia, conquistando uma posição dominante no mercado e maximizando o balanced scorecard

Logística

Regras (“incentivos”) Multa celular: $ 25.000 / toque ou atendimento Multa atraso entrega decisões: $ 50.000 / 5 minutos Multa propaganda enganosa: $ 100.000 / item Multa falsa acusação: $ 50.000 / item Consultoria (Coach): $ 25.000 / pergunta Formação de Cartel: $ 1.000.000 / trimestre

Desafios da simulação Tempo disponível Simulação versus realidade Administração do tempo Comprometimento e motivação: O que eu ganho com isso?

Papel do professores Participar de uma simulação representa uma experiência inesquecível. O modelo pedagógico de uma simulação não prevê aulas tradicionais sobre conceitos e modelos teóricos. O papel dos professores será motivar e assessorar as equipes de alunos a tomarem suas decisões e a avaliarem os resultados de suas ações.

Neste contexto, os alunos devem adotar Papel do alunos A simulação permite aos alunos testarem hipóteses e decisões num ambiente livre de riscos, sem a pressão real do dia-a-dia no mundo dos negócios. Neste contexto, os alunos devem adotar uma postura pró-ativa e comprometida na busca pelas melhores ações estratégicas.

Avaliação de Desempenho

Balanced Scorecard Desempenho Financeiro Desempenho de Mercado Desempenho Geral (Balanced Scorecard) Processos Internos Crescimento e Aprendizado

Formação das Equipes de Alunos

Estrutura organizacional Presidente (CEO) VP Finanças VP Recursos Humanos VP Marketing VP Inteligência de Mercado VP Vendas VP Produção

CEO: Como escolher sua equipe? Não confunda amizade com trabalho: tente selecionar os melhores profissionais do mercado Busque a diversidade: tente trabalhar com competências complementares Seja franco com seus candidatos: procure apresentar seu estilo de liderança e suas expectativas com relação aos seus colaboradores Não se esqueçam que todos serão sócios da empresa: sua habilidade como líder está diretamente relacionada à sua capacidade de motivação e influência, e não sobre estruturas hierárquicas (poder formal)

VPs: Como escolher sua equipe? Não confunda amizade com trabalho: procure pelos CEOs potencialmente mais aptos a conduzir a empresa ao sucesso Tenha foco em sua escolha: defina no máximo duas áreas de atuação (vice-presidências) para oferecer aos CEOs Busque a diversidade: tente convencer outros VPs com competências complementares a se juntar na mesma equipe Seja franco com os CEOs: procure apresentar seu estilo de trabalho e suas expectativas com relação aos seus colegas

Cadastramento de Alunos e Equipes

Cadastramento dos Participantes Para acesso ao software de gestão Marketplace TecTrain os alunos deverão se cadastrar no sistema conforme as orientações a seguir: 1. Usando o Internet Explorer, acesse o endereço http://www.marketplace6.com 2. Clique em <Português> 3. Clique em <Logar como aluno> 4. Clique em <Registro para um jogo> 5. No campo “License (serial) number", insira o serial number (veja o formulário) 6. Clique em <Submeter> 7. Na tela seguinte, digite o “ Game ID ” (veja o formulário) 8. Clique em <Submeter> 9. Selecione o número de sua equipe (veja o formulário) 10. Digite seus dados pessoais como participante 11. Verifique seus dados, aceite os termos de uso e confirme a inscrição. Depois de completar o cadastro de toda a sua equipe, quando quiser retornar à simulação, siga as instruções abaixo: 2. Clique em <Logar como aluno> 3. Digite seu endereço de e-mail (o mesmo usado no cadastramento) e sua senha

Bom trabalho!