LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
O ESDE COM QUALIDADE.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
  Ana Carolina Castelli da Silva
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Secretaria da Educação e Cultura
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
ESCOLA ESTADUAL IRMAN RIBEIRO DE ALMEIDA SILVA Professores da STE: Edilson/Luciene/Rosvely Professora Multiplicadora - NTE: Luciana.
O TRABALHO COM PROJETOS
Educação Ambiental - GPEEA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Programa Ler e Escrever
O que é um Projeto Pedagógico? ... é o planejamento de todo o processo de aprendizado para um determinado conteúdo.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA
Metodologia de Ensino e Extensão
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Inclusão que bicho é esse?
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Relações Espaço, Objetos, Ensino e Saúde
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: o que é e como se faz
ESTUDO DO MEIO.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Prática como Componente Curricular
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE CONCEITOS BÁSICOS
Por que o jornal na escola?
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Organização e desenvolvimento do HTPC
vídeo
Elaboração de um Projeto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Formação continuada 2º Encontro
Transcrição da apresentação:

LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA” CURSO DE GESTÃO DE GRUPOS PARA FORMAÇÃO INICIAL DE COORDENADORES DE ESDE COESD BELÉM (PA): 21 de maio de 2011 LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”

ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO MENSAGEM “INSTAURA-SE UM NOVO TEMPO NA EDUCAÇÃO. UM TEMPO EM QUE O EDUCADOR, QUE SOMOS TODOS NÓS, É O MESTRE CAPAZ DE ENSINAR, DIRECIONAR E, AO MESMO TEMPO, RECONHECER-SE COMO APRENDIZ, NUTRINDO O ANSEIO PERMANENTE DE APERFEIÇOAR-SE PARA CRESCER COM SEUS ALUNOS, SEM A ARROGÂNCIA DO SABER, CRIANDO UM CLIMA DE IRMANDADE ENTRE TODOS. NESSE NOVO TEMPO, VIVENCIAMOS UMA EDUCAÇÃO QUE ELEVA, QUE PROMOVE O INDIVÍDUO A REFLEXÃO SOBRE A PRÓPRIA IDENTIDADE E REALIDADE” M ª Fernanda Nogueira Mesquita Livro: Valores humanos na educação uma nova prática na sala de aula

ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO CONCEITUAÇÃO PLANEJAMENTO É? “É UM PROCESSO DINÂMICO QUE TEM UMA META A SER ATINGIDA E QUE PREVÊ AS FORMAS DE ATINGI-LA, PARTINDO DE UMA SITUAÇÃO ATUAL E VISANDO UMA SITUAÇÃO FUTURA PROVÁVEL DA EDUCAÇÃO QUE DEVERÁ ATENDER TANTO AO INDIVÍDUO QUANTO À SOCIEDADE” José do Prado Martins Livro: Didática Geral

ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO É A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO QUE SE IRÁ APLICAR, OBSERVANDO SEMPRE: Como desenvolver? O que fazer? Quando vamos fazer? Para que fazer? Por que fazer?

ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO - Tema/conteúdo - Mensagem para recolhimento inicial. (curta) - Prece inicial - Objetivos - Dinâmica de trabalho – (como vai ser desenvolvido o trabalho, com a previsão do tempo para cada etapa, que obras vão ser consultadas e que material vai ser utilizado). - Principais ideias a serem estudadas. Avaliação. Prece final - Referências.

ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO (1) O QUE CONSIDERAR NO ATO DE PLANEJAR: Contexto dos participantes: (realidade das famílias; problemática por elas vivenciada; saber ler; duração dos encontros; outros aspectos que o grupo julgar importante) Escolher uma temática e justificar a escolha – Elaborar um roteiro a ser desenvolvido; (lembrar que o objetivo é a transformação moral do Ser, auxiliando-lhe nas relações consigo mesmo e com o outro) Listar as atividades que os participantes vão realizar para trabalhar o tema - roteiro com a previsão do tempo e definição do local

ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO (2) O QUE CONSIDERAR NO ATO DE PLANEJAR: Que recursos serão disponibilizados para a realização da tarefa? De que modo a tarefa vai ser socializada na sala/grupo? O que o Coordenador fará: antes, durante e após a produção dos participantes? Diário do Coordenador para registrar quais as suas percepções sobre a atividade e orientar o planejamento dos próximos encontros Indicar o referencial utilizado OBSERVAÇÃO QUANDO HOUVER MAIS DE UM COORDENADOR, PREVÊ A DIVISÃO DE TAREFAS LEMBRAR DE RELACIONAR A TEMÁTICA COM O COTIDIANO DOS PARTICIPANTES

ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO FINAL ELABORAR UM ROTEIRO PARA UMA ATIVIDADE NO ESDE ESCOLHER UM TEMA PARA SER CONTEMPLADO NO ESTUDO ESCREVER O QUE OS PARTICIPANTES VÃO FAZER E DEFINIR O TEMPO PARA A ATIVIDADE O QUE O COORDENADOR IRÁ FAZER QUE RECURSOS SERÃO UTILIZADOS NA ATIVIDADES COMO SERÁ O ENCERRAMENTO COMO OUVIR AS SUGESTÕES DOS PARTICIPANTES