Sistema de Informações de Marketing

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Sistema de Informações de Marketing Aula 3 Sistema de Informações de Marketing

Sistema de Informação de Marketing

O que os gerentes gostariam de ter O que os gerentes precisam ter SIM O que os gerentes gostariam de ter  O que os gerentes precisam ter  O que os gerentes podem ter 

SIM Inteligência de Marketing Informações sobre as alterações no ambiente de marketing. Podem ser colhidas tanto sistematicamente (acompanhamento contínuo de mercado) como de forma esporádica (acesso eventual a informações sobre concorrência) Fontes  pessoal da empresa  clientes e fornecedores  relatórios anuais, imprensa  empresas especializadas 

SIM Registros Internos Relatórios emitidos pela empresa Usados para planejamento diário, implementação e controle Fontes Contabilidade Produção Vendas 

SIM Análise da Informação Transformar dados colhidos em forma bruta no ambiente externo em informações úteis para a tomada de decisões. Pode-se utilizar desde simples fichas de registro até sofisticados softwares estatísticos e de gerenciamento de informações. O importante é a ter a informação de forma estruturada e compreensível.

SIM Pesquisa de Mercado Instrumento que liga, por meio da informação, o profissional de marketing ao mercado, cliente, consumidor, público. Tem como objetivos gerais: Identificar e definir oportunidades e problemas de marketing Gerar, aprimorar e avaliar oportunidades de marketing  Monitorar o desempenho da empresa Melhorar a compreensão do processo de marketing

Pesquisa de mercado Projeto de pesquisa Amostragem

AMOSTRAGEM Projeto de pesquisa Problema de pesquisa 1. Objetivo:  2. Local:   3. Período de campo:   4. Universo (ou população):   5. Número de entrevistas / Intervalo de confiança/Margem de erro:   6. Procedimento de Amostragem:   7. Coleta de dados:   8. Instrumento  9. Variáveis  10. Controle de qualidade: AMOSTRAGEM

Amostragem 4. Universo (ou população): Quem será entrevistado? Por população entende-se o universo que se quer investigar, de quem se quer extrair informações. Amostra é qualquer parte de uma população, podendo representar fielmente essa população ou não. Para a pesquisa nos interessa que a amostra seja representativa da população, ou então nossas conclusões poderão estar erradas. Se a pesquisa é com mulheres de 25 a 35 anos compradoras de cama, mesa e banho, essa será a nossa população. A amostra será ou não representativa da população dependendo de certos fatores como...  

Amostragem 5. Número de entrevistas / Intervalo de confiança/Margem de erro: Quantas pessoas devem ser entrevistadas?

Amostragem 6. Procedimento de Amostragem: Como as pessoas que irão compor a amostra deverão ser escolhidas? Amostra probabilística Amostra não-probabilística