PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
O TRABALHO E A TERRA NO ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
Plano de Trabalho Docente
Estatuto da Terra Brasileiro.
A QUESTÃO DA TERRA NO BRASIL
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Pederneiras- São Paulo
ESPORTE E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO IMPRESCINDÍVEL
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
A Estrutura Fundiária no Brasil
Prof. Esp. Marcelo Valente
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Aula com base nos textos:
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Alunos:Carine Miranda, Lara Cristina,Patricck Willian e Saore Bispo
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
Universidade Federal de Uberlândia
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ILHA DO SUPERAGUI Priscilla Nascimento Amorim, Profº Dr. Roberto Martins de Souza
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Revisita ao PPP.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Plano de curso História da Educação Brasileira
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE UNIDADE – HISTÓRIA MOVIMENTO DOS SEM-TERRA INSTITUIÇÃO: Escola Estadual José de Alencar DISCIPLINA: História do Brasil UNIDADE: Formas históricas de propriedade da terra SÉRIE: 2º ano do ensino médio HORAS-AULA: 4 PROFESSOR: Carlos Gomes OBJETIVO GERAL: Analisar as formas históricas de propriedade da terra no Brasil, a fim de entender os direitos de todos à propriedade privada. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Identificar as várias formas de posse da terra no Brasil Colônia, Império e República para acompanhar evolutivamente o conceito de propriedade rural e entender as formas de latifúndios e minifúndios atuais; Verificar quais os artigos da Constituição Brasileira atual que tratam sobre a posse da terra, a fim de julgar com mais propriedade as invasões e ocupações de terras pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);

OBJETIVO ESPECÍFICO Conhecer o que é o MST, buscando formar uma opinião adequada sobre seus objetivos, a fim de contestá-las ou apoiá- las com clareza de princípios.

1-PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Formas históricas de posse da terra; Direito de todos à propriedade; O que é MST? Objetivos do MST.

1.2 - Vivência cotidiana do conteúdo O que os alunos já sabem sobre o conteúdo: Bagunça, busca de terra, Igreja, política, partidos políticos, reforma, agrária, violência, governo, polícia, abandono do governo, financiamento, terrorismo, invasão, ocupação de terras, União Democrática Ruralista (UDR), terra para todos, força política, matança de gado, terra produtiva e improdutiva, direito à propriedade, vilas rurais, bandeira vermelha, comunismo, máquinas que ocupam o lugar do homem.

O que mais os alunos gostariam de saber: Quem tem direito à propriedade? O que é reforma agrária? Quando surgiu o MST? É uma organização legal? O que é propriedade produtiva e Improdutiva?

2. PROBLEMATIZAÇÃO 2.1 Discussão sobre problemas significativos da posse de terra Quem tem direito à propriedade rural? Quais as formas legais de propriedade rural? O que são terras produtivas e improdutivas? O MST possui uma ideologia? Quais os interesses políticos desse movimento? Por que as diversas igrejas se envolvem com os sem- terra? Como o governo reage às invasões de terras? E se não houvesse reintegração de posse?

2.2 Dimensões do conteúdo a serem trabalhadas Conceitual/Científica: O que é MST? Como está estruturado? Social: Todos têm direito a uma propriedade particular? Histórica: Quando iniciou o MST? Por que nesse momento histórico está ocorrendo esse movimento? Econômica: Quanto custa uma desapropriação? Quem lucra? Quem perde? Política: Qual a proposta de governo para o MST? E para a reforma agrária? Filosófica: Qual a linha teórica de conduta do MST?

2.2 Dimensões do conteúdo a serem trabalhadas Religiosa: A Igreja, como instituição, deve participar do MST? Legal: Existem Leis que amparam o MST? Ética: Quais os princípios morais e éticos orientam o MST?

3. INSTRUMENTALIZAÇÃO 3.1 -Ações didático- pedagógicas: Exposição oral, debates, leituras palestras, visitas a acampamentos. 3.2 -Recursos humanos e materiais: Filmes, jornais revistas, TV, entrevistas, livros, legislação

4. CATARSE 4.1-Síntese mental do aluno: MST é um agrupamento de pessoas sem propriedade agrícola, que tem como objetivo obter um pedaço de terra para plantar e colher seu sustento. Essa organização se estrutura em função de necessidades e princípios socioculturais, econômicos, políticos, históricos, ideológicos, etc.

5. PRÁTICA SOCIAL FINAL 5.1 - Nova postura prática: Conhecer melhor o MST; Respeitar o MST; Analisar criticamente o MST; Saber mais sobre o direito à propriedade. 5.2 - Ações do aluno: Visitar um acampamento do MST. Ler sobre o assunto; Ler e estudar os princípios que regem o MST; Comparar a ação do MST pela posse da terra com outras formas legais de apropriação da terra; Verificar quais são as formas históricas de apropriação da terra e legislação pertinente em outros países.

PARA FINALIZAR ... contexto de onde provém e para onde ...A Prática Social Inicial e Final são o contexto de onde provém e para onde retorna o conteúdo reelaborado pelo processo escolar. A Problematização, a Instrumentalização e a Catarse são os três passos de efetiva construção do conhecimento na e para a prática social .