UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
ENCCEJA MATEMÁTICA.
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Tópicos de Educação Matemática A
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Núcleo Regional de Educação de Toledo
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Capítulo 5 Equações slide 1
Projeto de Intervenção
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Conexão entre literatura infantil e matemática
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ÁLGEBRA ELEMENTAR NO CURRÍCULO ESCOLAR
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
OBJETIVOS   Analisar a abordagem feita sobre “Transformações Geométricas no plano”. Planejar, justificar, elaborar, implementar e validar uma sequência.
Professora: Ana Cristina G. e Silva Natal-RN
Planejamento PNAIC 2014.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
ENCONTRO DE COORDENADORES DE TURNO E AUXILIARES DE DISCIPLINA 3 e 4 setembro 2007 Expectativas.
Álgebra Linear Visão geral.
ARTIGO CIENTIFICO.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
O novo programa de Matemática para o ensino básico
GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Uma abordagem curiosa e divertida
A Geometria Vetorial no Ensino Médio
SILVANA BERBEL FERNANDES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Matemática em Ambiente Computacional
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Por Elizandro de Almeida Esquiam
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.
Autor: Marcelio Adriano Diogo
Ah, se eu soubesse... Curso: Práticas Pedagógicas
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
Aula 6 – Sistemas Lineares
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
PCN e PNLD.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre - 2007 Geometria Vetorial na Escola: Uma leitura geométrica para sistemas de equações UFRGS Pedro Sica Carneiro Porto Alegre - 2007

Assunto da Pesquisa Objetivo da Pesquisa Sistemas de equações Implementar, analisar, reconstruir e validar uma proposta didática que agregasse um maior valor formativo ao ensino de sistemas de equações, através da geometria vetorial.

Problemática Ao confrontar suas experiências e conhecimentos com o que dizem as literaturas até então realizadas, o autor deparou-se com o seguinte questionamento: Como fazer o estudo sobre as possíveis soluções de um sistema de equações de modo que os alunos compreendessem, de forma muito clara, o significado das clássicas expressões que aparecem nos livros didáticos: Sistemas Determinados, Indeterminados e Impossíveis?

Motivo da escolha do assunto Para maior entendimento sobre a engenharia didática; Abordagem de como é introduzido e analisado os sistemas de equações para melhor compreensão dos resultados obtidos.

Metodologia de Investigação Engenharia didática (Artigue,1996) Análise a priori Análise a posteriori

Referencial Teórico I Trabalho de Douady (1998), onde é sugerido, sempre que possível, a utilização de pelo menos dois domínios de conhecimento (aritmético, algébrico e geométrico) no processo de ensino e aprendizagem da matemática

Referencial Teórico II Orientações curriculares para o ensino médio (2006): a forma de trabalhar os conteúdos deve sempre agregar um valor formativo no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento matemático. Isso significa, colocar os alunos em um processo de aprendizagem que valorize o raciocínio matemático – nos aspectos de formular questões, perguntar-se sobre a existência de solução, estabelecer hipóteses e tirar conclusões, apresentar exemplos e contra-exemplos, generalizar situações, abstrair regularidades, criar modelos, argumentar com fundamentação lógico dedutiva. (p.69)

Introdução O autor relata uma série de exemplos da história da matemática que ilustram como o nascimento do pensamento algébrico estava associado a uma concretude geométrica.

Desenvolvimento Análise sobre como o tópico de sistemas de equações é trabalhado na escola e como é abordado nos livros didáticos; Traz sugestões de como poderia ser feito na escola; Apresenta os conteúdos que necessitam ser inseridos no currículo do ensino médio para viabilizar a proposta;

Proposta a ser implementada Capítulo A A definição de vetor; As operações com o vetor geométrico; As coordenadas do vetor; As operações com o vetor algébrico; A ortogonalidade de vetores; A equação da reta; As coordenadas e os vetores no espaço; A equação da reta no espaço; A equação do plano.

Proposta a ser implementada Capítulo B Resolução de sistemas lineares por escalonamento; Matrizes e sistemas lineares; Operações com matrizes.

Realização da experiência Inicia a experiência com uma proposta de situação didática pré-definida; Em função da análise a posteriori que acompanhou o desenrolar da experiência, a proposta foi se readequando; Para cada atividade tem-se uma análise a priopri e uma a posteriori; As atividades foram realizadas em pequenos grupos;

Realização da experiência As sistematizações foram realizadas no grande grupo; A experiência foi realizada em sete encontros de cem minutos cada, com alunos do 2º ano do E.M.