BPMO Escritório de Processos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Processo Finalístico Manutenção
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
São Paulo, 18 de Setembro de 2009 Projeto de Melhoria de Qualidade dos Processos de Comércio Exterior Apresentação.
Habilitando Processos “People-Ready” através do Business Process Management (BPM) Este modelo é um esboço de uma apresentação comum a respeito de uma parte.
Sistema de Informação Gerencial
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
Enterprise Business Architecture The Formal Link between Strategy and Results.
Planejamento e Gestão de Unidades Arquivísticas
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Porque Devemos nos Organizar por Processos?
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
Planejamento Estratégico AULA 6 Fevereiro/2011
GSCI - GSIG GSCI - GSIG Prof. Ricardo Villarroel Dávalos, Dr. Eng. Palhoça, Junho de 2005 Modelagem de Processos de Negócio.
Antonio Carlos Tonini Maio / 2004
Control Objectives for Information and related Technology
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Infraestrutura de tecnologia da informação
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Marcelo Ribeiro Moreno
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Desafios do desenvolvimento de software
IN1149 – Qualidade, Processos e Gestão de Software
TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM)
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Sistemas de Informação da Qualidade ERP Enterprise Resources Planning Uma abordagem objetiva.
Tecnologia em Gestão do Conhecimento
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Governança de TI: A Experiência da RNP
FACULDADE DOS GUARARAPES
© 2005 Computer Associates International, Inc. (CA). All trademarks, trade names, services marks and logos referenced herein belong to their respective.
Buenit Tecnologia com resultados. necessidade sua  Melhorar os processos de desenvolvimento de software  Garantir excelência na entrega de software.
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Planejamento Estratégico
Implementação do ITIL nos Correios
Especificação em Projeto de Sistemas
Trabalho de Conclusão do Curso
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Modelagem de Processos de Negócio
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Gestão da Tecnologia da Informação
Portal Único de Comércio Exterior
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Gerenciamento das Informações
Uma Análise no ciclo de vida de Gestão de Projetos com foco em Melhoria de Processos Híbridos para o desenvolvimento de software Hugo Vieira Lucena de.
Planejamento para Implantação de Processos ITIL para Gestão de Serviços de TI Aluno: Jeime Nunes de Andrade Orientador: Hermano.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Ricardo de Andrade Kratz
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
1 Gestão em TIC Explicação da Avaliação Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo.
Transcrição da apresentação:

BPMO Escritório de Processos Prof. Dr. J. Souza Neto, CGEIT joaon@ucb.br 19 de junho de 2009

Agenda Definições Tipos de Processos BPM Escritório de Processos Escritório de Processos x Escritório de Projetos

Definições de Processo Conjunto de atividades interrelacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas) ISO 9000-2000 Uma sequência de passos executados para um dado propósito IEEE STD-610

Visão funcional x Visão por processo

Cadeia de Valor Agregado Modelo que representa a visão sistêmica dos processos organizacionais, para que se tenha uma macrovisão de encadeamento dos macroprocessos

Modelagem de Processos Mapeamento Levantamento e diagramação do processo como ele é executado hoje (as is) Redesenho Proposta de otimização do processo (to be) Racionalização do fluxo de trabalho

Tipos de Processos (visão TI) Processos de TI Manutenção de sistemas Backup de dados Processos de Negócio Venda de selos na agência de Correios Processos de Negócio habilitados pela TI (IT-enabled business process) Venda de ingressos de teatro por cartão de crédito na Internet ?

BPM Business Process Management Gestão de Processos de Negócio Metodologia e processo de gestão Arquitetura de processos, políticas e padrões Estruturas, papéis e responsabilidades

Iniciativas de BPM

BPM Framework

Maturidade em BPM

Avaliação de Maturidade em BPM

BPMO – BPM Office ou Escritório de Processos

Fatores que influenciaram a criação do conceito do Escritório de Processos A evolução do tratamento dos processos de negócios, que passaram a ser entendidos de uma forma mais científica O surgimento de tecnologias que viabilizaram o seu tratamento Os projetos de workflow que esbarravam na necessidade de se ter processos mais estruturados e otimizados A perda do trabalho gerado em cada levantamento para informatização, automação, qualidade ou análise de risco O amadurecimento do conceito da Gestão de Mudanças que afeta todos os níveis da organização

Atuação do Escritório de Processos CPIO – Chief Process and Information Officer

Benefícios do Escritório de Processos Melhoria dos tempos e dos movimentos Melhoria da eficiência e da eficácia Melhoria do desempenho das equipes de produção Redução de custos de atividades Melhoria do time-to-market para novos produtos Melhoria dos serviços para os clientes Melhoria da qualidade dos produtos Melhoria da gestão das competências dos colaboradores Aumento da satisfação dos colaboradores Aumento da qualidade do processamento dos pedidos Promove a Governança de Processos!

Objetivos do Escritório de Processos Objetivos gerais: Coordenar a implantação da cultura de processos; Promover a melhoria contínua dos processos; Normatizar os esforços de melhoria dos processos; Objetivos específicos: Metodizar e padronizar a documentação de processos; Melhorar a gestão dos projetos de redesenho de processos; Controlar a produtividade e os riscos dos processos; Suportar a cultura interna para o tratamento dos processos; Suportar as iniciativas do uso de tecnologia para processos; Desenvolver e difundir internamente a metodologia e as melhores práticas de gestão por processos Orientar na formulação dos indicadores de desempenho dos processos Promover a auto-avaliação dos processos, explicitando a contribuição dos mesmos para o alcance dos objetivos estratégicos Subsidiar o planejamento estratégico no que diz respeito à otimização da utilização dos recursos Proporcionar e fomentar a integração entre os processos Identificar oportunidades de melhorias nos sistemas de informação existentes, buscando a integração dos mesmos Suportar a geração de conteúdo referente a capacitação dos envolvidos nos processos da empresa Alinhar os processos de negócio com a estratégia corporativa Formalizar os processos de negócios de forma unificada e padronizada para toda a companhia, independente de localidade ou idioma Padronizar e harmonizar os processos de negócios entre localidades distintas Identificar variações dos processos entre localidades distintas Reduzir os custos e tempos para replicação e reutilização dos processos e tecnologias em outras localidades e em processos de expansão

Estrutura do Escritório de Processos

Matriz RACI do Escritório de Processos

Roadmap para Implantação de um Escritório de Processos

Outsourcing de Escritório de Processos

Os Processos e os Projetos Um Projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Um Processo é uma cooperação de atividades distintas para a realização de um objetivo global, orientado para o cliente final que lhes é comum.

Os Processos de Projeto

Os Projetos de Processos

Escritório de Projetos x Escritório de Processos

Interfaces do Escritório de Processos e Projetos

Inserção dos Escritórios

BPMO Escritório de Processos Prof. Dr. J. Souza Neto, CGEIT joaon@ucb.br 19 de junho de 2009